Anamnese SR Flashcards
Quais sinais clínicos e cenários devem ser questionados em casos de suspeita de problema respiratório?
Se o animal apresenta tosse, secreção, espirros, dispneia, se o animal foi submetido a medidas profiláticas, a quantidade de animais afetados, se passou por estresse ou se vive em ambiente estressante.
Sobre a postura do animal, o que deve ser avaliado?
Avaliar a postura, pois em casos mais graves o animal estica o pescoço e abre a boca, além disso avaliar amplitude do tórax e respiração.
Quais as possíveis causas em presença de secreção?
Viral, bacteriana, fungos (cuidado com alfafa), alérgenos, irritantes.
De onde pode vir a secreção?
Seios, bolsa gutural, traqueia, TRI.
O que deve ser analisado em casos de secreção?
De onde vem, se é bilateral ou unilateral (obs: alterações em bolsa gutural geralmente é bilateral), se há assimetria e qual o aspecto da secreção
Quais sinais clínicos mais comuns em casos de doenças respiratórias?
Anorexia, febre, letargia, linfadenite (inflamação dos gânglios linfáticos), tosse e corrimento nasal - indicativo de doença respiratória.
Quais as classificações do corrimento nasal?
Sero-mucoso, mucoso, mucopurulento, sero-sanguinolento, sanguinolento e placas necróticas (condições mais crônicas)
Sobre alterações de gasometria, o que pode gerar no paciente?
Alterações na gasometria ocorre pela dificuldade de captação de O2 e eliminação de Co2 no sangue gerando:
HIPÓXIA (PO2): Induz mecanismos compensatórios como taquicardia, estímulo medular de eritropoiese (aumento das células vermelhas no exame sanguíneo) e policitemia (aumento do número de hemácias) em questão da contração esplênica.
HIPERCAPNIA (PCO2): Vai ocorrer a hiperventilação pulmonar, consequentemente hiperpneia (aceleração e intensificação dos movimentos respiratórios), dispneia (dificuldade respiratória), respiração bucal com projeção da língua, extensão da cabeça e pescoço, abdução dos membros anteriores, protrusão anal e dilatação das narinas (não necessariamente isso tudo vai acontecer).