Anamnese e exame físico em Nefrologia Flashcards
Quando as doenças renais tendem a se manifestar?
As doenças renais manifestam-se tardiamente, pois o processo adaptativo em prol da manutenção da função renal normal desencadeado pelas disfunções renais impede que essas manifestações sejam características do início da doença.
Na ausência de manifestações, como as doenças renais são investigadas e diagnosticadas?
O diagnóstico das doenças renais é realizado através de exames de imagem, de exame de urina e da investigação de marcadores biológicos.
Quais são as funções renais?
Os rins atuam na excreção (eliminação de resíduos do metabolismo e água, eletrólitos e não eletrólitos em excesso no meio interno por meio da urina), na regulação de parâmetros (controle da volemia e manutenção do pH dos líquidos corporais), na secreção de hormônios (renina e eritropoetina) e na ativação da vitamina D (síntese de 1,25-di-hidroxicolecalciferol, precursor da vitamina D).
A excreção renal resulta de que processos?
Excreção renal = Filtração glomerular - Reabsorção tubular + Secreção tubular
Quais os fatores de risco para doenças renais crônicas?
- Modificáveis: Doença renal aguda, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, sobrepeso/obesidade (síndrome metabólica), desnutrição, tabagismo.
- Não modificáveis: Baixo peso ao nascer (menor quantidade de néfrons), envelhecimento, gene APOL1.
Quais são as causas menos evidentes de lesão renal aguda?
Uso de medicamentos potencialmente nefrotóxicos ou que alteram a hemodinâmica renal, como AINEs, diuréticos e IECAs; injeção de contraste intravenoso; e eventos que sugiram desidratação, hipovolemia ou hipotensão, como vômitos, hemorragia, diarreia, fístulas e queimaduras.
Quais são os principais sinais e sintomas das doenças renais?
Edema/Anasarca, aumento da pressão arterial, oligúria e cólica renal.
Quais são as manifestações sistêmicas das doenças renais?
Dor óssea, fraturas, artralgia, parestesias, sensação de cansaço, prurido, desnutrição, taquipneia, arritmias e pele com coloração amarelo-palha.
Quais os critérios para caracterização dos sinais e sintomas?
Início, duração, intensidade, irradiação, localização, semelhanças, diferenças, fatores de melhora, fatores de piora, fatores acompanhantes.
Quais os achados do exame físico geral?
Baixa estatura, baixa massa corporal, anasarca, taquipneia, pele com coloração amarelo-palha, deficiência auditiva decorrente da síndrome de Alport e cicatrizes ou fístulas relacionadas à hemodiálise prévia.
Quais os achados do exame físico da pele?
Aspecto seco, arranhões, erupções vasculares, hematomas, nódulos subcutâneos por calcificação de partes moles, neve urêmica por excreção de ureia através da pele e neoplasias cutâneas em pacientes transplantados.
Quais os achados do exame físico de cabeça e pescoço?
- Olhos: Edema periorbital, lesões purpúricas palpebrais (depósito amiloide), xeroftalmia, eritema ocular, dor ocular (irite, episclerite), calcificação da córnea, retinopatia hipertensiva, retinopatia diabética, vasculites.
- Boca: Hálito urêmico, condições de higiene bucal, hipertrofia gengival, candidíase oral.
- Pescoço: Cicatrizes de acessos vasculares ou presença de acessos vasculares.
Quais os achados do exame físico do sistema cardiorrespiratório?
Frequência respiratória aumentada por acidose metabólica, estase jugular, sopros, atrito pericárdico, estertores pulmonares, edema pulmonar e derrame pleural.
Quais os achados do exame físico do abdome?
- Estática: Cicatrizes, abaulamentos, ascite.
- Dinâmica: Palpação dos rins e da bexiga urinária para identificar dor ou rim transplantado (fossa ilíaca direita ou esquerda), ausculta para identificar sopro abdominal e toque retal quando houver suspeita de obstrução.
Quais os achados do exame físico dos membros superiores?
Cicatrizes de acessos vasculares ou presença de acessos vasculares, asterix/flapping (tremor no punho em dorsifelxão), mãos em garra, encurtamento de falanges distais, pseudoclubagem, úlcera isquêmica e unhas frágeis com manchas brancas.
Quais os achados do exame físico dos membros inferiores?
Púrpura de Henoch-Schönlein, edema, calcifilaxia, necrose digital, sopro femoral e síndrome das pernas inquietas.
Quais os achados do exame físico do sistema musculoesquelético?
Miopatias, deformidades ósseas, esclerose sistêmica, osteoartrite, artrite e osteíte fibrosa cística.
Quais os achados do exame físico do sistema neurológico?
Diminuição da concentração, mioclonia, tetania, convulsão, neuropatia periférica, letargia, torpor e coma.
Como é feito o diagnóstico das doenças renais?
Além da anamnese e do exame físico, o diagnóstico das doenças renais pode ser complementado pela tomografia computadorizada (padrão-ouro), pelo exame de urina I e pela dosagem de creatinina.
Quais as características da urina normal?
A urina normal apresenta coloração amarelada, aspecto límpido/transparente, densidade entre 1000 e 1030 e odor sui generis.
Quais os achados mais comuns no exame de urina I?
Uma urina espumosa indica proteinúria devido ao aumento da permeabilidade glomerular, como ocorre nas glomerulonefrites. Uma urina avermelhada ou escurecida, semelhante a chá preto ou Coca-Cola, indica mioglobinúria devido ao aumento da permeabilidade glomerular, a traumas renais ou a necrose renal, como ocorre nas glomerulonefrites, nas neoplasias renais, na litíase renal e na rabdomiólise. A cristalúria indica hiper-secreção de solutos, como ocorre na litíase renal. A poliúria ou a nictúria indicam perda progressiva de néfrons, como ocorre na doença renal crônica e na nefropatia induzida por contraste.