afo Flashcards
A LDO deve anteceder a edição da LOA, independentemente da esfera federativa, em virtude do seu caráter:
anual
Na apresentação do projeto de Lei do Plano Plurianual, um critério que deve ser considerado é a:
regionalização dos objetivos e metas
V ou F: Nenhum investimento poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual ou sem lei que autorize a sua inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
F, nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro
V ou F: Uma das peculiaridades do processo de planejamento do setor público é que as prioridades do PPA federal devem ser refletidas nos planos dos entes estaduais e municipais.
F, não precisam ser refletidas nos planos dos entes
Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo:
Congresso Nacional
V ou F: Determinada alteração na legislação tributária somente poderá entrar em vigor depois de regularmente autorizada pela LDO
F, a LDO deve considerar as alterações na legislação tributária, mas não pode criar, aumentar, suprimir, diminuir ou autorizar tributos
De acordo com o disposto na Constituição Federal, a LDO deve contemplar as metas e prioridades da Administração para o exercício:
subsequente
A LOA deve conter apenas matérias atinentes à previsão das receitas e à fixação das despesas, sendo liberadas, em caráter de exceção, as:
autorizações para créditos suplementares e operações de crédito, inclusive por ARO
V ou F: O orçamento fiscal é referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, exceto fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público
F, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público
No caso de a União conceder benefício tributário a determinado setor da economia, o efeito regionalizado de tal benefício deverá ser demonstrado no:
projeto de lei orçamentária do exercício financeiro subsequente
O projeto de lei orçamentária será acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de:
isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia
O objetivo constitucional de construir um programa geoeconômico e
social visando à redução das desigualdades regionais deve ser contemplado, prioritariamente, na:
LOA, nos orçamentos fiscal e de investimentos, compatibilizados com o plano plurianual, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional
Ao elaborar o projeto de LDO para um exercício que correspondia ao primeiro ano de mandato, a recém-formada equipe de planejamento de um dado Município precisa atentar para um dispositivo constitucional, o qual dispõe que o referido
ente deve:
conduzir sua política fiscal de forma a manter a dívida pública em níveis sustentáveis.
O instrumento que estima a receita e fixa a despesa de um ente para um determinado exercício também:
deve apresentar a despesa fixada por poder e órgãos, que em geral reflete a estrutura administrativa do ente
a Lei que estimar a receita e fixar a despesa para o exercício:
poderá conter previsões de despesas para exercícios seguintes, detalhando investimentos plurianuais e em andamento
A programação financeira e o cronograma de execução serão apresentados:
em até 30 dias após a publicação dos orçamentos
Quanto à apresentação da Lei do Orçamento, a Lei nº 4.320/1964 determina que será acompanhada de:
Quadro demonstrativo do programa anual de trabalho do Governo, em termos de realização de obras e de prestação de serviços.
Dos três instrumentos de planejamento e orçamento governamental previstos na Constituição da República de 1988, o PPA é o que tem menor regulamentação e detalhamento do seu conteúdo e processo de elaboração. A despeito dessa reduzida regulamentação, uma exigência consolidada acerca do PPA é a:
discussão com a sociedade em audiências públicas
O Orçamento da Seguridade Social é caracterizado, entre outros aspectos, por:
respeitar a meta de déficit primário definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias, em conjunto com o Orçamento Fiscal.
“As prioridades e as metas da administração pública federal para o exercício de 2020, atendidas as despesas obrigatórias e as de funcionamento dos órgãos e das entidades que integram os Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, serão estabelecidas no Anexo VIII e na Lei do Plano Plurianual 2020- 2023”. À luz dos objetivos e dos conteúdos a serem definidos na LDO, o trecho destacado evidencia que:
há discrepância no ciclo orçamentário que impacta a elaboração da LDO com base no PPA.
O quadro apresentado representa um conteúdo informacional sobre passivo contingente que deve ser disponibilizado pelos entes públicos, incluído no(a):
Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), como anexo.
Ao avaliar o texto e anexos da Lei Orçamentária Anual (LOA) de um ente para um dado exercício, um servidor da área de controle identificou um item que considerou incompatível para esse
instrumento. Porém, ao discutir o caso com outros colegas do seu departamento, o servidor admitiu que estava equivocado. O item identificado pelo servidor na análise da LOA refere-se:
às previsões de despesas para exercícios seguintes.
O processo de planejamento no âmbito da administração pública brasileira conta com instrumentos legais que, de forma integrada, contribuem para a boa gestão dos recursos públicos. Um desses instrumentos, o Plano Plurianual, é um dos mais desafiadores quanto à elaboração e ao acompanhamento por parte dos órgãos de controle e da sociedade. Um elemento desse instrumento que dificulta a sua comparabilidade ao longo do tempo e com
outros entes é:
falta de regulamentação dos critérios de regionalização.
V ou F: O orçamento da seguridade social abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.
V
O orçamento fiscal é referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
V
V ou F: O orçamento de investimento diz respeito a empresas em que a União, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital social com direito a voto.
V