ADM GERAL Flashcards
Quais os três grandes momentos (ou reformas) administrativas?
Primeiro, a Reforma Administrativa de 1930: buscou a mudança de uma administração patrimonialista através da tentativa de implementação de um modelo burocrático.
Em um segundo momento, o Decreto-Lei 200/67: buscou a mudança do modelo burocrático para um modelo gerencial.
Um terceiro momento, que surgiu com o Plano de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) de 1995: buscou realizar uma reforma gerencial.
O que é clientelismo e patrimonialismo?
clientelismo (troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não) e patrimonialismo (é a posse do exercício do poder em um Estado ou sociedade devido a um patrimônio pessoal que é, em geral, algum território).
O que é fisiologismo?
fisiologismo (é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores).
Na era vargas ainda havia o clientelismo? Certo ou errado
Certo, seguiu as disfunções do modelo burocrático
Qual o principal fator da reforma de 67?
Descentralização administrativa (Direta para a indireta) e centralização política
Ainda existia práticas pratimonialistas e clientelistas em 67.
Certo
O que foi o retrocesso de 88?
O poder político voltou a ser descentralizado, enquanto a gestão administrativa passou a ser centralizada.
QUAIS SÃO AS FUNÇÕES ADM?
Funções Administrativas:
Planejamento;
Organização;
Direção;
Controle.
PODE C?
Quais são as filosofias de ação do Planejamento?
Planejamento conservador: É o planejamento que tem como objetivo a manutenção da situação atual, ou seja, busca a estabilidade; busca atingir resultados positivos e “suficientes”; predominantemente retrospectiva (as experiências passadas da organização são aproveitadas e projetadas para o futuro).
Planejamento otimizante: Trata-se do planejamento que tem por objetivo a adaptabilidade e a inovação; foco está em melhorar as práticas existentes; voltado para adaptação
(reação às mudanças) e inovação dentro da própria organização; alcançar os melhores resultados possíveis (através do aumento do desempenho ou da diminuição da utilização de recursos); predominantemente incremental, ou seja, busca a melhoria contínua.
Planejamento adaptativo: Esse planejamento é voltado para o futuro da organização; objetivo adaptar-se às contingências ambientais; planejamento proativo; “antecipar eventos” e identificar as ações necessárias; busca reduzir o “planejamento retrospectivo” e sua base é predominantemente aderente (busca adaptar-se às demandas ambientais e preparar-se para as contingências futuras).
Quais são as etapas do Planejamento?
Segundo Chiavenato, é composto de 06 etapas sequenciais:
Definição dos objetivos: aonde se quer chegar.
Diagnóstico da situação atual em relação aos objetivos.
Desenvolvimento de premissas quanto às condições futuras: A organização atua em um ambiente dinâmico e complexo, portanto, deve criar diversos cenários futuros alternativos, para que se tenham opções na hora de enfrentar diferentes situações.
Análise das alternativas de ação.
Escolha de um curso de ação entre as diversas alternativas.
Implementação do plano e Avaliação dos resultados.
Quais são os tipos, níveis de planejamento?
Planejamento Estratégico (Planejamento Institucional)
Planejamento tático (nível intermediário/gerencial)
Planejamento operacional
O que é BenchMarking?
Benchmarking: É um processo de análise das práticas adotadas por empresas concorrentes, as quais são consideradas fortes e, na maioria das vezes, líderes de mercado.
O que são Stakeholders?
Stakeholders: São as “partes” interessadas de uma organização → Podem ser:
Stakeholders primários: Afetam e influenciam diretamente a organização. Por exemplo: clientes, empregados, fornecedores, etc.
Stakeholders secundários: São aquelas pessoas ou grupos que impactam indiretamente a organização. Por exemplo: órgãos reguladores, mídia, etc.
O que é um estado oligárquico patrimonial?
os critérios administrativos eram pessoais e a preocupação com a eficiência da máquina estatal era inexistente
O que é um contrato de gestão?
contratos de gestão (instrumento firmado entre um ente do Poder Público e uma organização do Terceiro Setor qualificada como Organização Social, objetivando formação de parceria entre as partes para fomento e execução de atividades relativas às suas áreas de atuação).
Quais são os tipos de processos?
Processo primário;
Processo de apoio;
Processo gerencial;
Processos críticos
Processo primário: gera o produto ou serviço final da organização; contato direto com o consumidor.
Processo de apoio: auxilia a execução dos processos primários; contato indireto com o consumidor.
Processo gerencial: analisa e monitora os demais processos.
Processos críticos são aqueles que podem colocar em risco boa parte dos recursos da empresa e cujos resultados causam grandes impactos sobre os clientes.
O que é um histograma e um fluxograma?
Histograma é um gráfico de barras (retângulos), que tem por objetivo auxiliar o gestor a identificar e visualizar a frequência de determinado evento (defeito/problema.
Fluxograma, também chamado de Diagrama de Processos, é uma técnica que permite visualizar graficamente o fluxo das atividades de determinado processo. É a ferramenta de qualidade adequada para ilustrar a sequência das etapas de um processo.
O que é método delphi?
É uma técnica baseada em um determinado assunto com um painel de 5 a 10 especialistas com um assunto complexo para discutir; a fim de obter informações e opiniões qualitativas, relativamente precisas sobre o futuro. Sua funcionalidade é reduzir ao máximo as diferentes possibilidades de previsão ou suposições. Isto é, simplifica o resultado de um trabalho complexo, graças a opinião dos especialistas do grupo.
O que é endomarketing?
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.
Comunicação institucional busca melhorar a imagem da organização perante a sociedade, os consumidores e os investidores.
A comunicação interna pretende convencer e dispor do apoio dos colaboradores.