Adaptação a vida extrauterina Flashcards
Como são os pulmões fetais?
O pulmão fetal é preenchido por um fluido (produzido pelo epitélio respiratório), fundamental para o desenvolvimento do parênquima pulmonar. Periodicamente, esse fluido é eliminado para fora das vias aéreas, contribuindo para a manutenção do líquido amniótico. Durante o período periparto, ocorre uma interrupção da produção desse líquido, sob efeito das catecolaminas. Após o nascimento, ocorre a reabsorção completa desse líquido, devido ao gradiente de pressão osmótica entre o líquido presente no espaço aéreo e o interstício pulmonar. Assim que o RN deixa o canal de
parto, se dá a primeira respiração extrauterina.
Como se dá o trajeto do sangue da oxigenação até os tecidos?
Durante o período pré-natal a oxigenação do sangue fetal ocorre na placenta, um órgão de baixa resistência vascular. O sangue oxigenado chega ao feto por meio da veia umbilical, ductus venosus (30-40% do sangue bypassa o fígado) e veia cava inferior nesta sequência. No átrio direito, o sangue é desviado através do forame oval patente, para o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, sendo ejetado para as co- ronárias e o sistema nervoso central. O sangue dessaturado da cava superior ganha as cavidades direitas e a circulação pulmonar. Devido à elevada pressão na circulação pulmonar, cerca de 90% do sangue da artéria pulmonar desvia-se, por meio do ductus arteriosus, para porções mais distais da aorta torácica, seguindo pela aorta descendente e retornando para a placenta por intermédio das artérias umbilicais.
Como se dá o fechamento do forame oval?
Com o nascimento, corre a remoção da circulação placentária, com aumento da resistência vascular sistêmica e com a respiração e insuflação pulmonar, acontece uma redução da Pressão na Artéria Pulmonar (PAP), com conseguinte aumento do fluxo sanguíneo pulmonar. Isso gera uma diminuição do fluxo sanguíneo através do forame oval e do canal arterial. O forame oval tem seu fechamento funcional precoce entre a primeira e a segunda hora de vida.
Como se dá o fechamento do ducto arterioso?
O canal arterial tem seu fluxo reduzido após 10h, fechando-se completamente entre o terceiro e o décimo dia de vida. O aumento da PaO 2 nos alvéolos e a queda nos níveis de prostaglandinas (prostaglandina E2) também são um potente estímulo para a obliteração do ducto arterioso e sua transformação em ligamento arterioso. Concomitantemente, ocorre expansão pulmonar, com restabelecimento dos vasos mecanicamente comprimidos e diminuição da vasoconstrição pulmonar, colaborando para um aumento da oxigenação e ao fechamento do canal arterial.
Como se dá o fechamento do ducto venoso?
O ducto venoso tem seu fechamento funcional imediatamente após o nascimento, e o fechamento anatômico se completa em torno da terceira semana de vida.
O que significa o mnemônico APGAR?
Appereance - cor Pulse - pulso Grimace - irritabilidade reflexa Activity - tônus muscular Respiration - respiração
Cite 3 características do APGAR
É feito ao primeiro e ao 5 minutos. Sempre que a nota for menor ou igual a 6, o escore deverá ser recalculado até a nota ser maior ou igual a 7.
Avalia a vitalidade neonatal precoce e a adaptação a vida extrauterina
Até 3 é muito grave, de 4-6: ficar de olho, pode se tornar muito grave, acima de 7 é ok.
Como ocorre a Hipertensão Arterial Pulmonar Persistente
Fisiopatologicamente, ocorre uma manutenção do shunt direito-esquerdo da circulação fetal através do forame oval de do ducto arterioso, por conta da elevada pressão pulmonar, levando a hipoxemia e hipercapnia.
Quais os fatores predisponentes para HAPP?
Prematuridade Pós-maturidade AIG PIG Asfixia
Por que o tratamento da HAPP envolve o uso de anti-inflamatórios não esteroidais, como indometacina e ibuprofeno?
Pois a prostaglandina é uma grande mantedenora do canal arterial pérvio. Os AINE’s vão inibir a COX, levando a uma redução da PGE2, favorecendo o fechamento do canal arterial.
Quais as cardiopatias canal dependente cianóticas?
Atresia/estenose pulmonar
Atresia tricúspide
Transposição dos grandes vasos
Tetralogia de Fallor
Quais as cardiopatias canal dependente acianóticas?
Coarctação da aorta
Interrupção da aorta
Como ocorre a adaptação térmica?
A produção de calor ocorre por meio do metabolismo basal, atividade muscular (recém nascido não faz tremor de frio) e termogênese química (gordura marrom). A temperatura intrauterina é de 37,8.
Uma baixa de 2 graus na temperatura, demanda que o bebê duplique o seu consumo de oxigênio, portanto, temperaturas muito baixas podem levar o RN a uma hipoglicemia e uma lesão cerebral, por conseguinte.