Acupuntura Flashcards
Quais as indicações para acupuntura?
Controle de condições dolorosas
Normalização de funções orgânicas (autonômicas, motoras e sensoriais)
Modulação imunitária
Promoção da saúde e prevenção de doenças
Controle de distúrbios mentais e emocionais.
O que são meridianos?
Canais que conectam a superfície do corpo com os órgãos internos, sendo que estes canais têm a função de transportar a energia (como Qi, Xue e Jin Ye) através de todo o corpo.
O que são microssistemas na auriculoterapia?
Microssistemas são partes do corpo que tem a representação do organismo como um todo, atuando como áreas reflexas. Estas pequenas partes podem ser estimuladas para tratamentos de várias doenças, seguindo o mesmo mecanismo de ação da acupuntura sistêmica.
Descreva o mecanismo neurofisiológico da acupuntura.
O estímulo da agulha gera potenciais de ação sobre as terminações nervosas presentes nos pontos de acupuntura.
A ACh liberada atua em receptores específicos expressos por células imunes, como monócitos e macrófagos, inibindo a síntese e liberação de citocinas pró-inflamatórias.
Descreva o controle da dor a nível local.
O microtraumatismo local provocado pela inserção da agulha gera uma micro inflamação local controlada, induzindo a evolução do processo anti-inflamatório e de cicatrização com todos os seus mediadores.
Descreva o controle da dor a nível segmentar.
Ocorre no corno posterior da medula espinhal, onde chegam os estímulos nociceptivos trazidos pelas fibras aferentes A delta e C.
O estímulo periférico das fibras A-delta ativa o interneurônio inibitório na Lâmina II do corno posterior da medula e ascende para o córtex cerebral, ativando fibras descendentes serotoninérgicas, que agem nos interneurônios (ou células pedunculadas) da Substância Gelatinosa, produzindo encefalina. Esta age bloqueando a passagem de estímulos dolorosos das fibras C aos centros superiores.
Descreva o controle da dor a nível supra-segmentar.
Ocorre a percepção e localização da dor pelo córtex cerebral, seguida da liberação de hormônios e neurotransmissores com potencial analgésico e anti-inflamatórios enviados pelas vias neuronais eferentes.
No tronco encefálico, a ativação de neurônios opioidérgicos provoca a liberação de encefalina e endorfina. Secundariamente, há liberação de serotonina e noradrenalina no SNC.
No eixo hipotálamo-hipófise, há liberação de endorfinas (induzem analgesia) e ACTH (induz a liberação de cortisol da glândula supra-renal, com ação anti-inflamatória).