77-87 Flashcards
Sinal de Rumpel-Leede (80)
Sinal que avalia a fragilidade capilar, consiste em verificar o aparecimento de petéquias devido a estase venosa e ruptura dos capilares.
Coloca-se no braço um torniquete ou braçadeira (insuflada numa pressão entre a sistólica e a diastólica do doente) durante 10 minutos, numa pressão que gera estase venosa mas mantém a circulação arterial.
Se surgirem mais de 10 petéquias numa área correspondente a um quadrado de 2,5 cm de lado, o teste é positivo.
Causas: escorbuto, usado prolongado de corticoides, dengue hemorrágica, trombocitopénia.
Sinal de Quincke (78)
Visualização da pulsação no leito ungueal, quando é aplicada pressão na ponta do dedo, devido à transmissão do pulso arterial nos pequenos capilares.
Causas:
regurgitação aórtica ( aumenta a pressão de pulso)
situações que levam à dilatação dos capilares - calor, banhos quentes, febre, anemia, gestação, hipertiroidismo
Sinal de tinel (86)
Utilizado para verificar se existe compromisso dos nervos, através da percussão do local anatómico de um nervo e ocorrência ou não de dor/parestesias/formigueiro no respetivo território de inervação.
É utilizado principalmente no diagnóstico de síndrome do túnel cárpico.
Causas:
Síndrome do canal cárpico (principal)
- compressão do nervo mediano
- parestesias ou dor na face palmar do 1º, 2º e 3º dedos e porção mais lateral do 4º dedo, bem como, ao nível da face dorsal, nas falanges médias e distais destes mesmos dedos.
síndrome do túnel cubital
compressão do nervo radial
síndrome do túnel társico
síndrome do desfiladeiro torácico
Sinal de Trousseau (87)
Consiste no surgimento de um espasmos carpal devido à redução do suprimento sanguíneo para as mãos, provocado pela oclusão da artéria braquial. Por exemplo, através da insuflação da braçadeira da pressão arterial no braço com uma pressão média entre a pressão sistólica e diastólica durante 3 minutos.
Causas: tetania por hipocalcémia, alcalose, hipomagnesemia
No espasmo carpal ocorre: flexão do punho, flexão das articulações metacarpofalângicas e extensão das interfalângicas, adução do polegar e dedos.
Síndrome de Tietze (85)
Dor à descompressão devido à inflamação de 1 ou mais articulações condrocostais (mais comum na 2ª costela/ cartilagem costal)
Causas: trauma, esforços físicos, crises de tosse, ataques de riso, entre outros.