6.2 Gestão e Planejamento Estratégico Flashcards

1
Q

Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto à Gestão e ao Planejamento Estratégico,

Relacione os itens seguintes com suas respectivas definições: (1) BSC, (2) PDCA, (3) COBIT, (4) PDTIC, (5) Matriz GUT, (6) PETI, (7) Matriz SWOT,

( ) documento que complementa o Plano Estratégico Institucional, por meio do planejamento dos recursos de tecnologia da informação e comunicações, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TIC. Ele estabelece as diretrizes e as metas que orientam a construção do Planejamento de TIC do Órgão.

( ) fornece uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação e Comunicação e ao mesmo tempo compara-o a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados. Visa orientar a identificação das informações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à instituição e também permitir a definição de projetos e prioridades, bem como o acompanhamento das ações e o controle dos investimentos.

( ) classifica cada problema pela ótica da gravidade, da urgência e pela tendência dele piorar com rapidez ou de forma lenta. É calculada pela expressão P = G * U * T

( ) É embasado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/ crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira

( ) Gerenciar serviços terceirizados significa assegurar que os serviços prestados por fornecedores satisfaçam aos requisitos do negócio. Isso requer um processo efetivo de gestão da terceirização. Esse processo é realizado definindo-se claramente os papéis, responsabilidades e expectativas nos acordos de terceirização bem como revisando e monitorando tais acordos quanto à efetividade e à conformidade. A gestão eficaz dos serviços terceirizados minimiza os riscos de negócio associados aos fornecedores que não cumprem seu papel.

( ) levantamento e registro das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de uma organização ou área. Desta maneira, devem ser analisados os ambientes interno e externo à organização. A análise interna busca perceber quais são os pontos fortes e pontos fracos da organização em comparação com seus pares. Já o ambiente externo envolve ameaças e oportunidades. Naturalmente, as ameaças são coisas negativas que podem ocorrer, enquanto as oportunidades são fatores positivos que podem ajudar a organização

( ) metodologia de melhoria contínua, usada para planejar, executar, verificar e ajustar processos ou projetos de forma sistemática e repetitiva. Criado por Walter Shewhart e popularizado por W. Edwards Deming, o PDCA ajuda a assegurar que as atividades estejam alinhadas com os objetivos e que melhorias sejam implementadas continuamente.

A

(6) documento que complementa o Plano Estratégico Institucional, por meio do planejamento dos recursos de tecnologia da informação e comunicações, possibilitando a definição de objetivos específicos para a área de TIC. Ele estabelece as diretrizes e as metas que orientam a construção do Planejamento de TIC do Órgão.

(4) fornece uma visão completa do ambiente atual de Tecnologia da Informação e Comunicação e ao mesmo tempo compara-o a cenários alternativos que possam otimizar o retorno dos investimentos já feitos e dos ainda a serem realizados. Visa orientar a identificação das informações estratégicas, táticas e operacionais necessárias à instituição e também permitir a definição de projetos e prioridades, bem como o acompanhamento das ações e o controle dos investimentos.

(5) classifica cada problema pela ótica da gravidade, da urgência e pela tendência dele piorar com rapidez ou de forma lenta.

(1) É embasado em quatro perspectivas (financeira, clientes, processos internos e aprendizado/ crescimento), formando um conjunto coeso e interdependente, com seus objetivos e indicadores se inter-relacionando e formando um fluxo ou diagrama de causa e efeito que se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e termina na perspectiva financeira

(3) Gerenciar serviços terceirizados significa assegurar que os serviços prestados por fornecedores satisfaçam aos requisitos do negócio. Isso requer um processo efetivo de gestão da terceirização. Esse processo é realizado definindo-se claramente os papéis, responsabilidades e expectativas nos acordos de terceirização bem como revisando e monitorando tais acordos quanto à efetividade e à conformidade. A gestão eficaz dos serviços terceirizados minimiza os riscos de negócio associados aos fornecedores que não cumprem seu papel.

(7) levantamento e registro das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de uma organização ou área. Desta maneira, devem ser analisados os ambientes interno e externo à organização. A análise interna busca perceber quais são os pontos fortes e pontos fracos da organização em comparação com seus pares. Já o ambiente externo envolve ameaças e oportunidades. Naturalmente, as ameaças são coisas negativas que podem ocorrer, enquanto as oportunidades são fatores positivos que podem ajudar a organização

(2) metodologia de melhoria contínua, usada para planejar, executar, verificar e ajustar processos ou projetos de forma sistemática e repetitiva. Criado por Walter Shewhart e popularizado por W. Edwards Deming, o PDCA ajuda a assegurar que as atividades estejam alinhadas com os objetivos e que melhorias sejam implementadas continuamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly