1.4 Banco de Dados Relacionais - IV Flashcards

1
Q

Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,

É a base matemática de bancos de dados relacionais. Pode ser definida como linguagem de consulta formal e procedimental. Para banco de dados, podem ser utilizadas diversas operações provenientes da teoria de conjuntos. Suas principais operações são seleção, projeção, junção, produto cartesiano, união, intersecção e diferença.

A definição acima se refere a quê?

A

É a definição de “álgebra relacional”. Os comandos que se usa para fazer referência nas tabelas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,

A álgebra relacional possui comandos que realizam determinadas operações. Relacione os comandos seguintes com suas respectivas definições: (1) Seleção, (2) Projeção, (3) Produto Cartesiano, (4) União, (5) Intersecção, (6) Diferença, (7) Junção e (8) Divisão.

( ) é representada por π. Tal função retorna uma relação apenas com os atributos (colunas) selecionados. Por selecionar colunas em uma relação, é também denominada “particionamento vertical”, uma vez que a operação dá um corte vertical na relação, retornando algumas colunas e deixando as demais.

( ) é representada por ÷. Usada quando a consulta emprega a frase “para todos”, pois responde perguntas do tipo “quais fornecedores fornecem todas as peças?”. Útil em relacionamentos “muitos para muitos”.

( ) é representada por -. Encontra as tuplas que estão em uma relação, mas não em outra.

( ) é representada por σ. Tal função seleciona tuplas que satisfaçam uma determinada condição. Por selecionar linhas em uma relação, é também denominada “particionamento horizontal”, uma vez que dá um corte horizontal na relação, retornando algumas tuplas e deixando as demais.

( ) é representada por ∩. Encontra as tuplas que estão tanto em uma relação quanto outra.

( ) é representada por ∪. Une dois conjuntos de relações.

( ) é representada por ⦻. Une duas relações por meio de uma coluna em comum entre elas, efetivando os relacionamentos entre as entidades de um Banco de Dados.

( ) é representada por x. Combina as informações de duas relações, contendo todos os pares de tuplas possíveis. O número de tuplas resultante será o produto entre o número de tuplas de cada relação.

A

Na ordem em que aparecem 2 - 8 - 6 - 1 - 5 - 4 - 7 - 3

2) Projeção: faz “aparecer” as colunas que se deseja.

8) Divisão:

6) Diferença: encontra o que está em um e não em outro. Quando estamos trabalhando com conjuntos, a diferença de um conjunto com outro faz sobrar exatamente o que está em um mas não está em outro.

1) Seleção: funciona como um filtro. Seleciona apenas as linhas que atendem à determinada condição.

5) Intersecção: igual o símbolo de conjuntos, encontra as linhas que estão em ambas as relações.

4) União: igual o símbolo de conjuntos, une duas tabelas.

7) Junção: une duas tabelas através de uma coluna em comum, semelhante a um Procv que vai unindo os valores através de uma coluna em comum

8) Produto Cartesiano: une um elemento de uma relação a um elemento da outra relação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,

Qual é o nome do processo abaixo?

“É o processo no qual são eliminados esquemas de relações (tabelas) não satisfatórios, decompondo-os, por meio da separação de seus atributos em esquemas de relações menos complexas, mas que satisfaçam às propriedades desejadas.

Em suma, é uma série de passos que se segue no projeto de um banco de dados que permite um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados em um banco de dados relacional. Esses passos reduzem a redundância de dados e as chances dos dados se tornarem inconsistentes.”

A

Normalização de Dados

É aquilo que vai se dividir entre 1ª Forma Natural (FN), 2ª FN e 3ª FN.

É você tornar os dados “normais”. Ou melhor, é a limpeza ou simplificação que se faz em banco de dados para que se remova redundâncias ou inconsistências.

Pense em quando você simplifica alguma tabela no Excel ou deixa ela mais limpa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,

Relacione os tipos ou etapas das Formas Naturais com suas respectivas definições: 1ª FN, 2ª FN, 3ª FN, 4ª FN, 5ª FN e BCNF

( ) todos os seus atributos (colunas) contêm valores atômicos e não existem grupos repetitivos ou multivalorados.

( ) não há dependências parciais. Ou seja, todos os atributos não chave dependem completamente da chave primária.

( ) não há dependências transitivas. Ou seja, nenhum atributo não chave pode depender de outro atributo não chave.

( ) requer que não exista nenhuma dependência funcional não trivial de atributos em algo mais do que um superconjunto de uma chave candidata. Neste estágio, todos os atributos são dependentes de uma chave, de uma chave inteira e de nada mais que uma chave (excluindo dependências triviais, como A → A)

( ) não existirem dependências multivaloradas

( ) requer que não exista dependências de joins (associações) não triviais que não venham de restrições chave

A

Na ordem em que aparecem - 1ª - 2ª - 3ª FN

1ª FN: não pode haver atributos com valores não atômicos ou multivalorados - ou seja, uma mesma célula não pode ter dois valores distintos

2ª FN: não existam dependências parciais entre atributos e a chave primária. Logo, todos os atributos “não chave” dependem totalmente (!) da chave primária

3ª FN: não há dependências transitivas.

Ainda que todos os valores sejam dependentes da chave primária (2ª FN), dependendo de como estiverem os dados, pode ainda ser possível identificar valores por meio de relações entre as colunas. Por exemplo, se temos que A → B , e B → C, então temos que A → C. Logo, a 3ª FN visa eliminar isto.

BCNF: para toda dependência funcional (A → B), A deve ser uma superchave (qualquer chave candidata).

4ª FN: não há dependências multivaloradas, ou seja, se um atributo A está relacionado a múltiplos valores de B e C de forma independente, eles devem ser separados em tabelas distintas.

5ª FN: não há dependências de associações não triviais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,

Por que dizemos que uma relação (tabela) é um subconjunto do produto cartesiano, e não um conjunto do produto cartesiano?

A

Porque o conjunto implica em todas as relações possíveis, e dado que a tabela não armazena todas as relações possíveis, mas somente uma das possibilidades, ela só pode ser um subconjunto.

Exemplo: se tivermos uma tabela com dois atributos:

Domínio de Nome: {Maria, João}
Domínio de Idade: {20, 30}

O conjunto do produto cartesiano seria:

{(Maria, 20), (Maria, 30), (João, 20), (João, 30)}

Mas a relação (a tabela com os dados reais) só pode ser um subconjunto disso, como:

{(Maria, 20), (João, 30)}

Portanto, dizer que a relação é um “subconjunto” é correto, pois não contém todas as combinações possíveis, mas somente uma única.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,

Por que dizemos que uma relação (tabela) é um subconjunto do produto cartesiano dos “atributos” de uma relação, e não dos “atributos-chave” de uma relação?

A

Porque se for para especificar somente os atributos-chave, a relação irá conter somente a Chave Primária (atributos-chave) da tabela.

Imagine uma tabela que contém somente os atributos-chave, e mais nenhum outro.

Você tem um Banco de Dados com ID_Aluno, Nome_Aluno e Idade e ao construir uma relação você puxa somente ID_Aluno e nada mais. Não serviria para muito, não é?

Logo, como a ideia da relação é retornar todas as linhas de ID_Aluno com seus respectivos campos de Nome_Aluno e Idade, a relação deve conter todos os atributos, e não somente os chave.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,

A Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC ou BCNF) é uma variação forte de qual Forma Natural?

A

Da 3ª FN

Uma tabela está na Forma Normal de Boyce-Codd (FNBC ou BCNF) se, e somente se, estiver na 3FN e todo determinante é chave candidata. Dessa forma, não há dependências entre atributos não chave. É considerada uma variação forte da 3FN - sendo conhecida, inclusive, como 3,5FN.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly