1.3 Banco de Dados Relacionais - III Flashcards
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
O Modelo Relacional está em que posição em relação ao Modelo Conceitual e ao Modelo Físico?
Mais em cima → Conceitual, descreve as relações entre os objetos, é o único que não precisa de conhecimentos técnicos, pois qualquer usuário poderá ser capaz de entendê-lo
No meio → Relacional, descreve como os dados estão organizados internamente, especialmente através de várias tabelas que se relacionam entre si.
Embaixo → Físico
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
No Modelo Relacional os itens abaixo recebem outra denominação / nomenclatura. Isto é importante para conseguir ler corretamente os exercícios e as alternativas.
Quais são estas outras nomenclaturas?
1) Coleção de Relações
2) Tabela
3) Linha de uma tabela
4) Coluna
5) Domínio
1) Coleção de Relações → Banco de Dados
2) Tabela → Relação
3) Linha de uma tabela → Tupla
4) Coluna → Atributo
5) Domínio → Tipos de valores que podem aparecer em uma coluna (atributo)
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
Em um Banco de Dados Relacional, a ordem de disposição das tuplas ____ (é / não é) relevante. Além disso, a ordem de disposição dos atributos ____ (é / não é) relevante.
Tuplas = linhas = ordem NÃO relevante
Atributos = colunas = ordem RELEVANTE
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
Diferencie os conceitos de Chave Primária, Chave Alternativa, Chave Estrangeira e Superchave
1) Chave Primária: Identifica unicamente um registro dentro de uma tabela. Não permite valores duplicados ou nulos.
Exemplo: CPF, RG, ID Colaborador etc
2) Chave Candidata: Qualquer atributo que poderia servir como Chave Primária mas, por motivos de conveniência, outro foi escolhido em seu lugar. Ou seja, entre todas as chaves candidatas existentes, uma será escolhida para ser a Chave Primária.
Exemplo: escolho ID Colaborador para identificar os colaboradores, mas poderia ter escolhido CPF. Logo, ID Colaborador é Chave Primária e as demais são Chaves Candidatas.
3) Chave Estrangeira: Relaciona uma tabela a outra, utilizando-se de uma Chave Primária de outra tabela na tabela em questão.
Exemplo: em uma tabela “Colaboradores” tenho a Chave Primária ID Colaborador e em uma tabela “Áreas” posso utilizar a chave ID Colaborador para referenciar a quais áreas cada colaborador pertence. Logo, como ID Colaborador é a Chave Primária na tabela “Colaboradores”, quando eu a utilizo na tabela “Áreas” ela será chamada de Chave Estrangeira.
4) Superchave: é um conjunto de um ou mais atributos (colunas) que permitem a identificação de uma tupla (linha) de forma unívoca. É muito semelhante a uma Chave Primária, no entanto pode incluir múltiplos atributos (CPF + ID Colaborador) e, por isto, recebe o nome de Superchave.
É como se a Chave Primária fosse a menor chave possível para identificar uma tupla (linha); enquanto que a Superchave é a combinação de um ou mais atributos.
Logo, toda Superchave é uma chave primária, mas nem toda chave primária é uma superchave.
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
As Restrições de Integridade garantem que um Banco de Dados permaneça íntegro, exato e consistente. Relacione os tipos de Restrições de Integridade a seguir com suas respectivas definições: (1) Integridade de Domínio; (2) Integridade de Vazio; (3) Integridade de Chave; (4) Restrições de Entidade; (5) Integridade Referencial e (6) Integridade Semântica.
( ) Garante que a chave primária de uma entidade não receba o valor nulo. Ou seja, se uma tupla recebe o valor NULL, não seria possível identificá-la e portanto a chave primária não estaria atuando como chave primária.
( ) Visa garantir que os valores que cada atributo irá receber estejam dentro do seu domínio. Exemplo: um campo “Data” deve receber uma data válida; um campo “Gênero” deve receber H ou M.
( ) Garante a unicidade do valor da chave primária em cada uma das tuplas de uma relação. Pode atuar impedindo que a chave primária se repita em diferentes tuplas.
( ) São regras de negócio implementadas por meio de gatilhos ou stored procedures (procedimentos armazenados no banco). Ex: o salário de uma atriz não pode ser maior que 1/3 do orçamento total do filme. Logo, ao tentar inserir um valor que seja maior que 1/3 do orçamento, haverá uma restrição neste sentido.
( ) Verifica se um campo pode ou não receber, como valor, NULL. Valores NULL são usados para representar os valores de atributos que podem ser desconhecidos ou não se aplicam a uma tupla.
( ) Visa garantir que o valor de um campo que é chave estrangeira em uma tabela exista na chave primária da tabela de origem. Ela garante que o valor de um campo que é chave estrangeira em uma tabela exista como um valor válido na chave primária da tabela de origem. Imagine uma tabela com apenas 3 ID’s de Colaborador e daí na tabela “Área” você tente inserir um registro com colaborador 4. Ora, como não existe este ID Colaborador, não é possível tal registro, pois ele não faria uma relação correta com outra tabela.
4 - 1 - 3 - 6 - 2 - 5
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
Uma chave candidata ____ (pode / não pode) ter valores repetidos
Não pode
Pois se não ela perderia a propriedade de chave candidata, que é poder ser selecionada como Chave Primária. Se uma chave candidata tiver valores repetidos, ela nunca poderia se tornar chave primária e portanto perde a condição de chave candidata.
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
Do Modelo Conceitual para o Modelo Relacional
Cada entidade vira uma ____
Suas respectivas características se tornam ____
E cada ocorrência daquela entidade se torna uma ____
E os respectivos atributos identificadores da entidade se tornam uma ____
Cada entidade vira uma tabela
Suas respectivas características se tornam colunas (atributos)
E cada ocorrência daquela entidade se torna uma tupla
E os respectivos atributos identificadores da entidade se tornam uma chave primária
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
Qual a diferença entre Stored Procedures e Triggers?
Ainda que ambas sejam rotinas que facilitam a execução de processos e procedimentos, os Stored Procedures são chamados manualmente pela pessoa (como uma Macro salva que a pessoa escolhe quando executá-la); já os Triggers são rotinas que são feitas AUTOMATICAMENTE quando determinada condição é atingida.
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
Imagine dois conjuntos de dados A e B que possuem uma intersecção entre si. De maneira simples, como seriam os comandos para fazer a mescla dos dados, conforme abaixo?
Suponha que A está à esquerda e B está à direita
1) Somente os dados de A
2) Somente os dados de B
3) Somente os dados de A menos a intersecção de ambos
4) Somente os dados de B menos a intersecção de ambos
5) Somente os dados da intersecção
6) Todos os dados de A e de B
7) Todos os dados de A e de B, desconsiderando a intersecção entre eles
1) Left Join (pega somente os elementos do conjunto à esquerda, inclusive da intersecção)
2) Right Join (pega somente os elementos do conjunto à direita, inclusive da intersecção)
3) Left Join where B is Null (de forma a excluir os valores de B que estão contidos em A, ou seja, justamente a intersecção)
4) Right Join where A is Null (de forma a excluir os valores de A que estão contidos em B, ou seja, justamente a intersecção)
5) Inner Join (este é o que pega a intersecção)
6) Full Outer Join (este é o que pega a União de tudo)
7) Full Outer Join where A is Null or B is Null (faz a União toda e somente exclui o que há de intersecção entre ambos)
Em Matéria de Tecnologia da Informação, quanto aos Bancos de Dados Relacionais,
Relacione os conceitos adiante com suas respectivas definições: (1) Redundância, (2) Consistência, (3) Integridade e (4) Atomicidade
( ) repetição desnecessária de dados ou duplicidade de informações
( ) conformidade dos dados com as regras e restrições definidas no esquema do banco de dados, garantindo que todas as transações mantenham a integridade dos dados.
( ) precisão, consistência e exatidão dos dados armazenados em um banco de dados.
( ) capacidade de uma transação ser executada completamente ou não ser executada de forma alguma.
1-2-3-4