6. Conduta e Relacionamento Flashcards
Conduta e Relacionamento
O que é um relatório de Análise?
Conforme definido na Resolução CVM nº (——–) de 25 de fevereiro de 20(——–), a expressão “relatório de análise” significa quaisquer
* textos,
* relatórios de acompanhamento,
* estudos ou
* análises
sobre valores mobiliários específicos ou sobre emissores de valores mobiliários determinados que possam (——–) ou (——–) investidores no processo de tomada de decisão de investimento.
Conforme definido na Resolução CVM nº 20 de 25 de fevereiro de 2021, a expressão “relatório de análise” significa quaisquer
* textos,
* relatórios de acompanhamento,
* estudos ou
* análises
sobre valores mobiliários específicos ou sobre emissores de valores mobiliários determinados que possam auxiliar ou influenciar investidores no processo de tomada de decisão de investimento.
Conduta e Relacionamento
Quais os principais objetivos do código de conduta do analista?
“PNAI”
- Fortalecimento da profissão do Analista.
- Aderência e cumprimento das normas.
- Fortalecimento da autorregulação.
- Integridade dos mercados de capitais e de seus participantes
Conduta e Relacionamento
Quais os princípios básicos de conduta de um analista?
- Honestidade, Integridade e Equidade
- Prudência e Diligência
- Independência e Objetividades
- Competência Profissional
- Cumprimentos da leis e normas
Conduta e Relacionamento
Quais as regras em relação ao analista operar na bolsa?
Negociar, direta ou indiretamente, em nome próprio ou de terceiros, valores mobiliários objeto dos relatórios de análise que elabore ou derivativos lastreados em tais valores mobiliários por um período de 30 (trinta) dias anteriores e 5 (cinco) dias posteriores à divulgação do relatório de análise sobre tal valor mobiliário ou seu emissor.
Negociar, direta ou indiretamente, em nome próprio ou de terceiros, valores
mobiliários objeto dos relatórios de análise que elabore ou derivativos lastreados
em tais valores mobiliários em sentido contrário ao das recomendações ou
conclusões expressas nos relatórios de análise que elaborou por 6 (seis) meses
contados da divulgação de tal relatório, até a divulgação de novo relatório sobre
o mesmo emissor ou valor mobiliário, caso ocorra antes do prazo referido.
Conduta e Relacionamento
Quais as principais vedações do analista descrito no código de conduta?
- Emitir relatórios de análise com a finalidade de obter, para si ou para outrem, (———-) indevida.
- Omitir informação sobre (———-) de interesses
- Participar, direta ou indiretamente, em qualquer atividade relacionada a (———-) pública de distribuição de valores mobiliários.
- Participar, direta ou indiretamente, de qualquer atividade ligada à consultoria financeira em operações de (———-) e aquisições.
- Divulgar o relatório de análise ou seu conteúdo, ainda que parcialmente, para pessoa que não faz parte da equipe de análise, em especial, o (———-) objeto da análise ou cujos valores mobiliários sejam objeto da análise, antes de sua publicação, divulgação ou distribuição por meio dos canais adequados.
- Receber (———-) em desconformidade com a política específica da Instituição em que atue.
- Receber, no exercício de sua atividade de Analista, quaisquer tipos de (———-) ou compensação estranhos ao estabelecido em seu contrato profissional.
- Receber (———-), inclusive em situações como as de viagens para sede ou dependências de empresas emissoras de valores mobiliários.
- Emitir relatórios de análise com a finalidade de obter, para si ou para outrem, vantagem indevida.
- Omitir informação sobre conflito de interesses
- Participar, direta ou indiretamente, em qualquer atividade relacionada a oferta pública de distribuição de valores mobiliários.
- Participar, direta ou indiretamente, de qualquer atividade ligada à consultoria financeira em operações de fusões e aquisições.
- Divulgar o relatório de análise ou seu conteúdo, ainda que parcialmente, para pessoa que não faz parte da equipe de análise, em especial, o emissor objeto da análise ou cujos valores mobiliários sejam objeto da análise, antes de sua publicação, divulgação ou distribuição por meio dos canais adequados.
- Receber presentes em desconformidade com a política específica da Instituição em que atue.
- Receber, no exercício de sua atividade de Analista, quaisquer tipos de benefício ou compensação estranhos ao estabelecido em seu contrato profissional.
- Receber privilégios, inclusive em situações como as de viagens para sede ou dependências de empresas emissoras de valores mobiliários.
Conduta e Relacionamento
Quais as principais obrigações do analista segundo o código de conduta?
- O Analista deve possuir uma (——–) razoável que suporte suas opiniões, calcada em dados, informações, técnicas e metodologias que atinjam todos os aspectos que julgar relevantes da matéria.
- Arquivos e outras informações que deem (——–) às conclusões de um Relatório de Análise devem ser disponibilizadas à Instituição empregadora para a guarda por período de (——–) anos.
- Alterações metodológicas que tendam a modificar as conclusões das análises devem ser (——–).
- No uso de fontes secundárias, o Analista deve formar uma convicção de que tais fontes são (——–).
- É vedada a utilização de trabalhos, conceitos, textos, números ou qualquer material produzido por terceiros, sem a (——–) da fonte.
- O Analista deve colocar o interesse do (——–) acima de seus próprios interesses ou dos interesses da Instituição com a qual mantenha vínculo.
- O Analista deve tratar os investidores de maneira (——–).
- É dever do Analista buscar permanentemente o (——–) técnico.
- O Analista deve utilizar (——–) serena e moderada em todas as suas informações e comunicações de cunho institucional e publicitário.
- As informações e comunicações proferidas pelo Analista não podem conter promessa de rentabilidade (——–) ou assegurar ou sugerir a existência de (——–) de resultados futuros ou a isenção de (——–) para o investidor.
- O Analista deve possuir uma base razoável que suporte suas opiniões, calcada em dados, informações, técnicas e metodologias que atinjam todos os aspectos que julgar relevantes da matéria.
- Arquivos e outras informações que deem suporte às conclusões de um Relatório de Análise devem ser disponibilizadas à Instituição empregadora para a guarda por período de 5 (cinco) anos.
- Alterações metodológicas que tendam a modificar as conclusões das análises devem ser explicitadas.
- No uso de fontes secundárias, o Analista deve formar uma convicção de que tais fontes são seguras.
- É vedada a utilização de trabalhos, conceitos, textos, números ou qualquer material produzido por terceiros, sem a citação da fonte.
- O Analista deve colocar o interesse do investidor acima de seus próprios interesses ou dos interesses da Instituição com a qual mantenha vínculo.
- O Analista deve tratar os investidores de maneira equitativa.
- É dever do Analista buscar permanentemente o aprimoramento técnico.
- O Analista deve utilizar linguagem serena e moderada em todas as suas informações e comunicações de cunho institucional e publicitário.
- As informações e comunicações proferidas pelo Analista não podem conter promessa de rentabilidade futura ou assegurar ou sugerir a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de risco para o investidor.
Conduta e Relacionamento
Dê exemplos de potenciais situações de conflitos de interesses no exercício da atividade de analista de valores mobiliários.
Receber benefícios/presentes que possam de alguma forma influenciar na sua análise.
Ser convidado por empresas emissoras de valores mobiliários para visitas em sua sede ou filiais da companhia.
Conduta e Relacionamento
O que são informações privilegiadas? Exemplifique:
São informações relevantes que podem afetar a tomada de decisão de um investimento (compra, venda ou manutenção da posição) e que não foi divulgada previamente ao público geral.
Alguns exemplos:
* Mudança de controle da companhia
* Transferência de controle acionária
* Alteração no acordo de acionista
* Ingresso ou saída de sócios
* Cancelamento de registro de companhia aberta
* Aquisição de uma nova companhia
* Desdobramento ou grupamento das ações
* Descoberta de tecnologia
* Lucro ou prejuízo da empresa
* Aprovação, alteração ou desistência de algum projeto importante
Conduta e Relacionamento
O que é chinese wall?
Chinese wall é um termo utilizado para determinar a segregação das atividades de administração de recursos de terceiros das demais atividades da instituição financeira ou demais instituições autorizadas pelo Banco Central.
Conduta e Relacionamento
Quais as principais obrigações das casas de análises?
- Desenvolver e implementar regras de procedimentos e controles (———-) de acordo com as determinações impostas na Resolução CVM nº 20 de 25 de fevereiro de 2021 e divulgá-las de maneira pública em sua página de (———-).
- Comunicar à APIMEC e à CVM, no prazo de até (———-) dias úteis, qualquer conduta dos Analistas de Valores Mobiliários Pessoa Natural a ele vinculados, que possa configurar indício de (———-) às normas deste Código de Conduta ou às normas emitidas pela CVM.
- Quando exercer outras atividades que podem ensejar potenciais conflitos de interesses, segregar (———-) as instalações onde a equipe de análise desenvolve suas atividades.
- Os Analistas de Valores Mobiliários Pessoa Jurídica devem tomar todas as medidas necessárias para que suas equipes de análise sejam formadas por, no mínimo (———-) de Analistas de Valores Mobiliários Pessoas Naturais credenciados junto à APIMEC.
- Desenvolver e implementar regras de procedimentos e controles internos de acordo com as determinações impostas na Resolução CVM nº 20 de 25 de fevereiro de 2021 e divulgá-las de maneira pública em sua página de internet.
- Comunicar à APIMEC e à CVM, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, qualquer conduta dos Analistas de Valores Mobiliários Pessoa Natural a ele vinculados, que possa configurar indício de infração às normas deste Código de Conduta ou às normas emitidas pela CVM.
- Quando exercer outras atividades que podem ensejar potenciais conflitos de interesses, segregar fisicamente as instalações onde a equipe de análise desenvolve suas atividades.
- Os Analistas de Valores Mobiliários Pessoa Jurídica devem tomar todas as medidas necessárias para que suas equipes de análise sejam formadas por, no mínimo 80% (oitenta por cento) de Analistas de Valores Mobiliários Pessoas Naturais credenciados junto à APIMEC.
Conduta e Relacionamento
Quais são os requisitos para credenciamento de um analista?
O credenciamento é obrigatório para todos os Analistas de Valores Mobiliários, instituições integrantes do sistema de distribuição que exerçam a atividade e qualquer pessoa jurídica que também exerça a atividade de Analista de Valores Mobiliários.
Requisitos:
* Graduação em curso de nível superior.
* Aprovação nos exames do CB + CT1 ou CG1.
* Preencher formulário de cadastro próprio.
* A assinatura do Termo de Adesão.
* Não ter sido condenado no crime de lavagem de dinheiro.
* Não possuir ou manter registro como agente autônomo de investimento.
* Não estar inabilitado ou suspenso para o exercício de cargo em
instituições financeiras e demais entidades autorizadas a funcionar pela
CVM, pelo Banco Central do Brasil, pela Superintendência de Seguros
Privados – SUSEP ou pela Superintendência Nacional de Previdência
Complementar – PREVIC.
Conduta e Relacionamento
Quais são as fases de lavagem de dinheiro, e como funcionam cada uma delas?
Basicamente temos 3 fases para o processo de lavagem de dinheiro:
“Coi”
- 1º Fase: Colocação: É o momento em que o recurso ilícito é inserido no sistema financeiro através de diversos depósitos em pequenos montantes e em diversas contas
- 2º Fase: Ocultação: Fase utilizada para dificultar o rastreamento dos recursos, para tal são utilizadas diversas movimentação em contas de terceiros e/ou a utilização de paraísos fiscais
- 3º Fase: Integração: Utilização de empresas de fachada com prestações de serviços entre si para justificar a origem dos recursos.
Conduta e Relacionamento
Quanto às vedações e os procedimentos que devem ser estabelecidos segundo a Resolução CVM 30 marque V ou F.
As pessoas habilitadas a atuarem como integrantes do sistema de distribuição e os consultores de valores mobiliários não podem recomendar produtos, realizar operações ou prestar serviços sem que verifiquem sua adequação ao perfil do cliente.
Verdadeiro
Conduta e Relacionamento
Quanto às vedações e os procedimentos que devem ser estabelecidos segundo a Resolução CVM 30 marque V ou F.
É necessário verificar se:
( ) O produto, serviço, ou operação é adequado aos objetivos de investimento do cliente.
( ) Se a situação financeira do cliente é compatível com produto, serviço ou operação.
( ) Se o cliente possui conhecimento necessário para compreender os riscos relacionados ao produto, serviço ou operação.
V - V - V
Conduta e Relacionamento
Quanto às vedações e os procedimentos que devem ser estabelecidos segundo a Resolução CVM 30 marque V ou F.
Vedações:
( ) Recomendar produtos ou serviços que não estão de acordo com o perfil do cliente.
( ) Recomendar produtos ou serviços quando não se tem as informações que permite identificar o perfil do cliente.
( ) Recomendar produtos ou serviços quando as informações relativas ao perfil do cliente não estejam atualizadas.
( ) Quando o cliente ordenar a realização de operações que não esteja de acordo com seu perfil, deve ser alertado sobre o tipo de operação que não bate com o seu perfil, e obter uma declaração expressa do cliente de que está ciente da operação.
V - V - V - V