5. Pneumonias Flashcards

1
Q

Oq é pneumonia?

A

Corresponde a inflamação dos ácinos pulmonares, ou seja, é a inflamação do parênquima pulmonar, possuindo uma alta prevalência e mortalidade, além de ser a principal causa de internação de populações vulneráveis, principalmente crianças e idosos.

Obs.: Na pneumonia, os espaços alveolares se preenchem de exsudato inflamatório, deixando os pulmões sólidos, o que chamamos de consolidação pneumônica. Nessa região ocorre alteração funcional e semiótica (ex.: percussão atimpânica que se torna maciça). Na radiografia, o pulmão com pneumonia fica radiopaco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quando uma pneumonia pode sempre ocorrer?

A

Pode sempre ocorrer sempre q a resistência sistêmica do hospedeiro estiver diminuída. Como em doenças crônicas, deficiência imunológica, leucopenia.

o agente infeccioso pode adentrar o organismo pelas vias aéreas com mais facilidade quando os mecanismos de defesa do trato respiratório estiverem prejudicados, como na perda do reflexo da tosse, lesão do aparelho mucociliar, interferência na ação fagocítica de macrófagos, etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais são os tipos de pneumonia quanto a sua forma de aquisição?

As pneumonias podem ser classificadas pelo contexto clínico no qual a infecção ocorre, existindo diferenças nas características dos agentes etiológicos de cada local:

A

Adquiridas na comunidade (ambiente normal): Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, vírus sincicial respiratório, etc. Esses agentes possuem tratamento de fácil acesso e rápido.

Nosocomial (ambiente hospitalar): Klebsiella spp., Pseudomonas spp., Escherichia coli, Staphylococcus aureus, etc. Esses agentes possuem maiores resistências a medicamentos, sendo um tratamento mais difícil.

Associada a assistência à saúde (casas de repouso, instituições de longa permanência, clínica de hemodiálise, etc): Staphylococcus aureus, P. aeruginosa, etc.

Por aspiração: Corpos estranhos e bactérias anaeróbicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são os tipos morfológicos de pneumonia?

A macroscópia da pneumonia pode variar de acordo com o agente etiológico:

A

Pneumonia bacteriana: que tem dois padrões de distribuição anatômica: a Pneumonia Lobar é Pneumonia Lobular

Pneumonia Viral: q só tem 1 padrão de distribuição: Pneumonia Intersticial

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como é a Pneumonia Lobar?

A

Uma característica é a consolidação de uma grande porção de um lobo, ou dele por inteiro. As vias aéreas não são o centro da inflamação, pois ela se dissemina através dos poros de Kohn

E essa pneumonia tem 4 fases evolutivas bem demarcadas com sua microscopia:

  1. Congestão: O exsudato intra-alveolar é fluido, com presença de bactérias em proliferação e o início de uma migração de leucócitos, principalmente neutrófilos. Por isso, o pulmão se torna pesado.
  2. Hepatização vermelha: O exsudato intra-aveolar se torna maciço e denso pela presença de muitas hemácias, leucócitos e fibrina. Ao exame macroscópico, o lobo é vermelho, firme e desprovido de ar, com consistência semelhante à do fígado.
  3. Hepatização cinzenta: As hemácias são fagocitadas e metabolizadas por macrófagos, que produzem grânulos de hemossiderina e deixam o exsudato denso e com fibrinossupuração, alterando a cor do lobo para cinza.
  4. Resolução: O exsudato é quebrado por digestão enzimática, absorvendo o edema e restaurando a normalidade se não tiver complicações.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como é a pneumonia Lobular?

A

também chamada de broncopneumonia. Característica é consolidação irregular do pulmão (possui vários focos inflamatórios que costumam ser multilobares, bilaterais e basais, pela tendência de a secreção seguir a gravidade).

A disseminação da inflamação ocorre através das vias aéreas, sendo possível encontrar inflamação purulenta nos brônquios, bronquíolos e espaços alveolares. Esse tipo de pneumonia não possui fases evolutivas nítidas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais são as complicações da pneumonia bacteriana?

A

As complicações incluem a destruição e necrose dos tecidos, levando a:

~Pleurite (complicação mais comum)

~Derrame pleural

~Empiema (pus na cavidade pleural – derrame pleural com exsudato purulento)

~Abscesso (quando ocorrer necrose liquefativa do parênquima pulmonar)

~Fibrose (cicatriz)

~Septicemia (quadro sistêmico que pode evoluir para falência de órgãos)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como é a Pneumonia Intersticial?

A

O agente viral é inalado e entra em contato com o epitélio, infectando pneumócitos tipo I e levando-os a necrose. A morte celular gera uma reação inflamatória no interstício, com exsudato predominantemente mononuclear, principalmente com monócitos, o que espessa a parede alveolar.
Em seguida, os pneumócitos tipo II entram em mitose para tentar regenerar o epitélio destruido, mas enquanto não se diferenciam em pneumócito tipo I, espessam ainda mais a parede, prejudicando a hematose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quais são as diferencia de pneumonia bacteriana e viral?

A

Bacteriana: Bactéria piogênica gera resposta inflamatória aguda e leva a uma pneumonia intra-alveolar (lesão alveolar só ocorre em complicações).

Viral: Vírus infecta pneumócitos tipo I e resulta em lesão alveolar, levando a uma pneumonia intersticial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Oq é Síndrome da angústia respiratória aguda?

A

Conhecida como SARA, é uma complicação comum a pneumonias bacterianas e virais (quando há dano alveolar difuso). Ela é um tipo de insuficiênia pulmonar resultande do acúmulo de líquidos nos pulmões, com consideravel redução do oxigênio, sendo considerado uma emergência médica.

Na SARA, o líquido chega ao interstício por meio de alvéolos lesados, podendo gerar atelectasia alveolar (colapso) pela redução de surfactante. Com isso, os níveis de oxigênio caem bruscamente, gerando hipoxemia no indivíduo. Além disso, as células pulmonares lesadas podem causar uma tempestade de citocinas na corrente sanguíne, causando complicações em outros órgãos.

Obs.: A Covid-19 (SARS-CoV-2) difere da SARA pela tempestade de citoinas também cursar com trombose, ruptura vascular, destruição do endotélio e hemorragia (possui maior dano alveolar).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly