5 Flashcards
As operações e processos praticados para a obtenção de um alimento terminado é a definição de “Manipulação de Alimentos”.
F.
Cuidado! A definição acima está se referindo à “Elaboração de Alimentos”.
A garantia da qualidade consiste nas técnicas operacionais e ações de controle realizadas em topas as etapas da cadeia produtiva, visando assegurar a qualidade do produto final.
F.
Controle da Qualidade.
A quinta etapa de implantação do APPCC é marcada pela sequência lógica de aplicação dos princípios de APPCC abordando 12 passos que serão necessários à implantação do APPCC, entre eles, o oitavo passo é estabelecer os limites críticos para cada PCC. Os limites críticos são os valores que separam os produtos aceitáveis dos inaceitáveis.
V
Somente o Dipoa poderá validar e realizar auditorias nos Planos APPCC dos estabelecimentos que fazem comércio interestadual e internacional.
V.
O Sistema APPCC é elaborado para prevenir problemas em etapas onde possam ocorrer um perigo ou uma situação crítica, com o fim de que os produtos in natura sejam elaborados sem riscos à saúde pública.
F.
hoje adotado pelos principais mercados mundiais, basicamente assegura que os produtos industrializados:
a) sejam elaborados sem riscos à saúde pública”
Durante a quarta etapa de implantação do APPC, programa de capacitação técnica, a deterioração de alimentos perecíveis deverá ser abrangida, preferencialmente, no conteúdo programático dos treinamentos sobre o sistema da garantia da qualidade.
V
O Ministério da Agricultura, através do DSA (Departamento de Saúde Animal), dispõe-se a orientar o planejamento e a implantação de planos de APPCC nas empresas que industrializam produtos de origem animal sob Inspeção Federal.
F.
O MAPA, de fato, dispõe-se a orientar o planejamento e a orientação, mas não através do DAS, e sim, do DIPOA.
Ponto de Controle é qualquer ponto, operação, procedimento ou etapa do processo de fabricação ou preparação do produto que permita controle de perigos”.
V
210 -RESFRIAMENTO: é o processo de refrigeração e manutenção da temperatura entre 0ºC (zero grau centígrado) a 4ºC (quatro graus centígrados positivos) dos produtos de aves (carcaças, cortes ou recortes, miúdos e/ou derivados), com tolerância de 1ºC (um grau) medidos na intimidade dos mesmos”.
V
210- O Veterinário do SIF deverá proceder a análise regular dos resultados do programa de Higiene Industrial do estabelecimento e realizar os exames complementares que forem necessários.
V
210 - Quando os veículos transportadores de produtos forem lavados no próprio estabelecimento, deverá dispor de local ser apropriado e exclusivo (completamente distinto das instalações existentes para lavagem de veículos transportadores de aves), devendo a água ser empregada sob pressão, em torno de 1 (uma) atmosfera.
v
210- Preferencialmente a operação de retirada das carcaças dos continentes onde foram congeladas, para o acondicionamento em sacos ou outros continentes secundários, deverá ser realizada, desde que a área assim o comporte e sem prejuízo das operações normais.
f.
EXCEPCIONALMENTE!
210- O exame dos ovidutos e ovários das poedeiras é realizado na Linha A.
f.
LINHA B!!!
210- Quando a escaldagem for executada em tanque, o mesmo deverá ser construído de material inoxidável, proibindo-se o uso de qualquer outro material impermeabilizante nas suas superfícies internas.
v
O processo de desinfecção é destinado a destruir os microrganismos patogênicos, bem como reduzir o número de microrganismos a um nível que não permita a contaminação do produto alimentício, através do uso de agentes químicos e/ou físicos.
v