4 Flashcards
210- No método de gotejamento, para aves acima de 2.300 gramas, deve-se acrescer mais 7 minutos a cada 100 gramas adicionais.
V.
168 minutos
Na insensibilização por exposição à atmosfera controlada, os equipamentos onde os animais são expostos à atmosfera controlada devem ser concebidos, construídos e mantidos de forma a conter o animal adequadamente, diminuindo a possibilidade de compressão sobre o corpo do animal, de forma que não provoque lesões e sofrimento físico.
F.
Conforme a IN 3/2000, deverá ser ELIMINADA a possibilidade de compressão sobre o corpo do animal…
210 -Jamais será admitido o uso de plástico, madeira e recipiente de alvenaria.
F.
Material plástico será PERMITIDO (se for adequado).
Fluxograma da produção é a representação gráfica de todas as etapas operacionais, em sequência ordenada, na elaboração de cada produto.
F.
O item traz a definição de Diagrama Operacional.
A responsabilidade pelo cumprimento, por parte de todo o pessoal, com respeito aos requisitos a respeito dos ensinamentos de higiene e em relação aos visitantes é específica dos supervisores competentes.
V
A análise dos perigos consiste em fazer uma série de perguntas para cada etapa de elaboração do produto, usando como referência o diagrama de árvore decisória para identificação do ponto crítico.
V
O método de controle interno utiliza no mínimo 10 carcaças em cada teste, separando as carcaças a serem testadas após a saída do último chuveiro da calha de evisceração, provendo o prévio escorrimento da água retida nas cavidades. Posteriormente, deve-se pesar individualmente ou coletivamente as carcaças a serem testadas, determinando o Pi (Peso Inicial).
V
Em relação ao método da exposição à atmosfera controlada, o equipamento deve dispor de aparelhos para medir a concentração de gás no ponto de exposição máxima.
V
Será obrigatório o uso de uniforme branco pelos operários (para os homens: gorros, calça e camisa ou macacão, preferentemente protegidos por aventais; para as mulheres touca, calça e blusa ou macacão, este protegido por avental).
V
Entende-se por animais de açougue os mamíferos (bovídeos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos) e as aves em geral, bem como os animais silvestres criados em cativeiro, sacrificados em estabelecimentos sob inspeção veterinária.
F.
Animais de açougue: são os mamíferos (bovídeos, equídeos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos) e AVES DOMÉSTICAS, bem como os animais silvestres criados em cativeiro, sacrificados em estabelecimentos sob inspeção veterinária;
Durante os trabalhos de matança, o SIF deverá verificar o atendimento a algumas exigências para prevenção da contaminação das carcaças, vísceras ou qualquer outra porção destinada a fins comestíveis e a consequente e imperativa condenação, como por exemplo não permitir a lavagem do piso com mangueiras, quando houver animais sendo trabalhados a fim de evitar respingos contaminadores sobre as carcaças e a trilhagem, ou altura de mesas, permitirem esse risco.
V
A temperatura da água residente, medida nos pontos de entrada e saída das carcaças do sistema de pré-resfriamento por imersão, não deve ser superior a 16ºC e 4ºC, respectivamente, no primeiro e último estágio, observando-se o tempo máximo de permanência das carcaças no primeiro, de vinte minutos.
F.
TRINTA MINUTOS!!!
Um dos objetivos da inspeção ante mortem é possibilitar a identificação de lotes de aves que tenham sido tratados com antibióticos – através do Boletim Sanitário – para efeito de sequestro, objetivando o direcionamento para aproveitamento condicional.
F.
Possibilitar a identificação de lotes de aves que tenham sido tratados com antibióticos (através do Boletim Sanitário) para efeito de sequestro, objetivando a realização de análises laboratoriais, com vistas a possível presença de resíduos na carne”.
O médico veterinário responsável pelo serviço de inspeção federal (SIF) no estabelecimento registrado no DIPOA é conceituado como o “Supervisor da IF”.
F.
ENCARREGADO DA IF!
- ENCARREGADO DA IF: é o Médico Veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) no estabelecimento registrado no DIPOA”.
Um dos objetivos da inspeção ante mortem é conhecer o histórico do lote, através do Boletim Sanitário, para evitar o abate em conjunto de aves que tenham sido acometidas de doenças que justifiquem o abate em separado, através da matança de emergência imediata.
V