2 Flashcards
O processo “temperado”, citado na referida Portaria, é o processo de agregar ao produto da ave condimentos e/ou especiarias devidamente autorizados pelo DIPOA, sendo posteriormente submetido apenas a refrigeração
V.
apenas a refrigeração (resfriamento ou congelamento) .
O sistema de escaldagem deverá apresentar sistema de controle de temperatura e renovação contínua de água, de maneira que em cada turno de trabalho (4 horas) seja renovado o correspondente ao seu volume total.
F.
Turno de trabalho de OITO HORAS!!!
Entende-se por rótulo o processo de identificação do alimento através do rótulo.
F.
A definição acima trata da “Rotulagem”.
Por continente ou “plano de marcação” entende-se pela identificação de continentes de produtos já totalmente identificados com rótulo primariamente, sejam quais forem a natureza da impressão e da embalagem.
F.
Definição apresentada para Embalagem Secundária!
Quando necessário, poderão ser instalados, supletivamente, exaustores, considerando-se como satisfatória uma capacidade de renovação do ar ambiente na medida de 2 volumes por hora.
F.
TRÊS (3) VOLUMES POR HORA!!!
Medida preventiva é o uso de métodos, procedimentos ou testes, executados sistematicamente pela empresa, para assegurar a efetividade do programa de garantia de qualidade com base no sistema de APPCC aprovado.
F.
A assertiva traz a definição de “Verificação”.
Na medida do possível, as salas deverão estar isentas de vapor, poeira, fumaça e acumulo de água.
V
No método de gotejamento, após o período de imersão, deve-se retirar a embalagem plástica do banho. Após, deve-se abrir um orifício na parte interior, de modo que a água liberada pelo descongelamento possa escorrer, em seguida, a embalagem e seu conteúdo deverão ficar durante uma hora a temperatura ambiente entre 18 e 25ºC.
V
evisceração compreende desde a operação de corte da pele do pescoço, até a “toilette final” das carcaças.
V
Limite crítico é o valor ou atributo estabelecido, que não deve ser excedido, no ponto de controle.
F.
Não deve ser excedido no CONTROLE DO PONTO CRÍTICO.
Em nenhuma hipótese poderá ser utilizada para fins comestíveis a gordura cavitária e a gordura de cobertura da moela.
F.
PODERÁ SER UTILIZADA!
Deve-se retirar as carcaças em teste para o método de controle interno para pesagem somente após o gotejamento das mesmas.
V
É de responsabilidade da Direção-Geral e do Nível Gerencial das empresas assegurar que todo o corpo funcional esteja conscientizado da importância da execução das atividades do Boas Práticas de Fabricação.
F.
Apesar do BPF (Boas Práticas de Fabricação) ser um requisito básico de implantação do APPCC, conforme cobrado na literalidade da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, o requisito “Responsabilidade” refere-se ao APPCC.
Mnemônico:“Requisitos da CRIS”:
C apacitação
R esponsabilidade
I mplantação e Execução
S ensibilidade
As carcaças deverão ser lavadas em chuveiros de aspersão dotados de água sob adequada pressão, com jatos orientados no sentido de que toda a carcaça seja lavada, inclusive os pés, durante o processo de evisceração.
F.
ANTES DA EVISCERAÇÃO!
Visitantes são todas as pessoas que visitam o estabelecimento produtor de alimentos, como escolas, faculdades ou consultores.
F.
Visitantes: consideram-se como visitantes todas as pessoas não pertencentes às áreas ou setores onde se manipulem alimentos. Serão tomadas precauções para impedir que os visitantes contaminem os alimentos nas áreas onde estes são manipulados. As precauções podem incluir o uso de roupas protetoras”.