3- Inflamação Aguda Flashcards

1
Q

Diferencie inflamação aguda de crônica.

A

O processo inflamatório agudo ocorre anteriormente ao reparo e é curto no tempo. Já o crônico existe simultaneamente ao processo reparativo e é mais longo no tempo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Descreva os fenômenos que ocorrem no processo inflamatório.

A

Na inflamação, um agente inflamatório, que pode ser físico, químico, biológico (patógenos, dano tecidual, etc), estimula a liberação de alarminas, que são moléculas sinalizadoras de agressão. Elas desencadeam os fenômenos irritativos, que são os eventos que irão desencadear de fato o processo inflamatório. Os fenômenos irritativos podem gerar os fenômenos alterativos que, por sua vez, irão gerar os mediadores químicos da inflamação ou podem diretamente promover a liberação desses mediadores. Os fenômenos alterativos são modificações teciduais que surgem no local em que houve ação no agente inflamatório. Os mediadores químicos desencadeiam os outros fenômenos da inflamação: os fenômenos vasculares que culminam na vasodilatação, gerando calor e rubor; a dor; os fenômenos exsudativos ocorrem pelo aumento da permeabilidade vascular, fazendo com que haja extravasamento de exsudato, gerando o tumor (edema inflamatório); os fenômenos produtivos, em que há modificações morfológicas e funcionais das células inflamatórias durante todo o processo e, por fim, os fenômenos reparativos, em que há reparo tecidual (regeneração/cicatrização).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Quais os 5 sinais cardinais da inflamação?

A

1- CALOR: ocorre por vasodilatação
2- DOR: liberação de mediadores químicos que estimulam terminações nervosas. Eventualmente, o edema pode também comprimir as terminações nervosas.
3- RUBOR: se dá pela estase sanguínea (a vasodilatação lentifica o fluxo sanguíneo)
4- TUMOR: ocorre pelo aumento da permeabilidade vascular que gera edema do tipo exsudato
5- PERDA DE FUNÇÃO: ex - um abscesso pode comprometer a movimentação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Diferencie regeneração de cicatrização.

A

Regeneração é o retorno do tecido lesado ao que era antes da lesão do ponto de visto morfo-funcional. Já cicatrização é a perda de função com manutenção de estrutura pela formação de cicatriz de TCD por colágeno (fibrose).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais os efeitos de mediadores químicos de liberação imediata e os de liberação tardia?

A

Os de liberação imediata promovem o início dos fenômenos vasculares e exsudativos, enquanto os de liberação tardia, além de manter esses fenômenos, contribuem para os fenômenos produtivos e reparativos subsequentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Cite os mediadores químicos da inflamação aguda. Explique seus mecanismos de ação.

A

1- Aminas vasoativas (histamina e serotonina)
— Histamina: amina vasoativa presente em mastócitos, basófilos e plaquetas. Sua liberação se dá por traumas; exposição ao frio ou calor; interação mastócito-IgE ou anafilotoxinas; ligação mastócito-proteínas liberadoras de histamina derivadas de leucócitos; ligação mastócito-neuropeptídeo (como a subst P); interação mastócitos-citocinas.
Sua ação consiste na vasodilatação arteriolar e aumento da permeabilidade de vênulas.

— Serotonina: amina vasoativa presente em plaquetas, células entero-cromafins e mastócitos. Sua liberação se dá por plaquetas agregadas após estímulo por colágeno, ADP, trombina, complexos antígeno-anticorpo, PAF, etc (lesão vascular = exposição do subendotélio com colágeno). Sua ação consiste em vasodilatação e interação inflamação-hemostasia

2- Proteases do plasma (sistema complemento, coagulação e cininas = sinergismo)
— Sist Complemento: O sistema complemento é formado por 9 proteínas (C1-C9) produzidas no fígado que circulam no sangue de forma inativa (clivagem as ativa) e são consideradas a primeira linha de defesa do organismo (resposta imune inata). O sist complemento media as resposta tanto imune quanto inflamatória. Imune através da morte de agentes microbianos via opsonização (fagocitose) e lise (complexo de ataque à membrana). C3 possui justamente essa ação opsonizante. Já inflamatória pela produção de quimiocinas (anafilotoxinas) que atrairão leucócitos/neutrófilos que farão parte do infiltrado inflamatório na região. C3 e C5 são anafilotoxinas, atraindo células do sistema imune para o local da lesão, favorencendo a inflamação.

— Cascata de Coagulação: Muitos elementos dessa cascata são pró-inflamatórios, a se destacar o fator XII ou de Hageman. A plaqueta ativada ainda libera serotonina entre outros fatores pró-inflamatórios.

— Cininas: são peptídeos vasoativos gerados a partir de proteínas plasmáticas (cininogênios) pela ação de calicreínas (proteases específicas). Em suma: cininogênios —-calicreínas—-> cininas. A principal cinina é a Bradicinina, cuja ação é o aumento da permeabilidade vascular e contração da musculatura lisa (relação com asma) e relação com o desencadeador da dor.

3- Derivados do ácido araquidônico: prostaglandinas, leucotrienos e lipoxinas derivadas da MP
Fosfolipases agem sobre os fosfolipídeos de membrana, gerando como produto o Ácido Araquidônico. Esse ácido pode ser alvo de duas enzimas: as ciclo-oxigenases ou a 5-lipoxigenase. A ação da ciclo-oxigenase converte o ácido araquidônico em prostaglandina G2 (PGG2), que, por sua vez, é convertido em PGH2, que gera produtos pró-inflamatórios como prostaciclinas, tromboxano, prostaglandinas, que possuem ação de vasodilatação, agregação plaquetária e aumento da permeabilidade vascular. Já a ação da 5-lipoxigenase produz lipoxinas e leucotrienos, cuja ação conjunta é anti-inflamatória. Por si só, os leucotrienos provocam constrição de musculatura lisa (broncoconst - cuidado com asmáticos) e aumento da permeabilidade celular. Já a lipoxina por si só inibe a quimiotaxia e adesão celular de neutrófilos e estimulam a adesão de monócitos e provocam vasodilatação (ameniza a ação constrictora dos leucotrienos).

4- Produtos reativos do Oxigênio e do NO
Oriundos da explosão respiratória

5- PAF - Fator Ativador de Plaquetas
Ação pró-inflamatória de aumento da permeab vascular, agregação leucocitária, ativação plaquetária e importante quimiocina para leucócitos. Liberado por: mastócitos, basófilos, neutrófilos, monócitos, macrófagos, células endoteliais, plaquetas etc.

6- Citocinas e Quimiocinas pró-inflamatórias
IL, TGF-beta etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Defina fenômenos vasculares do processo inflamatório.

A

Os fenômenos vasculares da inflamação são modificações hemodinâmicas e mecânicas na microcirculação desencadeadas pelos mediadores químicos liberados durante o processo irritativo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Caracterize os 4 eventos fisiopatológicos principais dos fenômenos vasculares e exsudativos do processo inflamatório.

A

1- Vasoconst arteriolar passageira
2- Vasodilat arteriolar e capilar mantida (o que aumenta o fluxo regional)
3- aumento da permeabilidade de vênulas (o que diminui a velocidade do fluxo sang > estase > aumento de Phidrost > exsudação)
4- Marginação leucocitária (favorecendo a diapedese)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Todo tecido pode sofrer inflamação? Justifique.

A

Não, pois apenas os tecidos vascularizados podem sofrer inflamação, dado que os fênomenos vasculares intrínsecos a esse processo dependem de modificações hemodinâmicas e mecânicas da microcirculação.
Ex.: osteocondrite - inflamações de tecidos adjacentes que posteriormente acessam a cartilagem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Descreva o processo de emigração leucocitária.

A

1- MARGINAÇÃO LEUCOCITÁRIA: a vasodilat repentina gera turbilhonamento sang e os elementos sang (proteínas e células), que normalmente se encontrariam na porção central do fluxo laminar são deslocados à parede dos vasos.

2- ATIVAÇÃO ENDOTELIAL E LEUCOCITÁRIA: ocorre pelo contato entre endotélio e leucócito, com início de expressão de selectinas que promovem adesão fraca

3- ADESÃO FRACA - pelas selectinas

4- “ROLAMENTO”

5- ADESÃO FORTE - pelas integrinas

6- DIAPEDESE OU TRANSMIGRAÇÃO LEUCOCITÁRIA: passagem integral de leucócitos do vaso sanguíneo ao interstício, por proteínas PECAM-1 e CD31 (a diapedese é determinada pela alteração da permeabilidade vascular)

7- QUIMIOTAXIA LEUCOCITÁRIA: uma vez no interstício, os leucócitos serão atraídos por agentes quimiotáticos em direção ao local exato da inflamação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly