2.8 - Emprego e Renda Flashcards
Conceito geral de desemprego?
índice de pessoas em capacidade de trabalhar, sem trabalho e procurando por emprego ativamente.
Tipo: desemprego inevitável, período temporário entre empregos ou quando vai encontrar o primeiro emprego.
Desemprego friccicional ou natural.
Tipo: desemprego gerado pela inabilidade dos trabalhadores frente as exigências dos empregadores (mudanças tecnológicas, falta de qualificação, deslocamento de indústrias para outras regiões ou países).
Desemprego estrutural.
Tipo: desemprego que aumenta durante a recessão e diminui durante períodos de crescimento econômico, resultado direto da queda na demanda agregada.
Desemprego cíclico.
Tipo: desemprego que depende de setores específicos da economia e seus ciclos, como agricultura, turismo e construção civil, a demanda por trabalhadores variando conforme a época do ano.
Desemprego sazonal.
Como a demanda agregada afeta o nível de emprego?
Quando a demanda por bens e serviços aumenta, as empresas tendem a contratar mais trabalhadores.
Como as políticas governamentais afetam o nível de emprego?
Legislação trabalhista (como salário mínimo e regulamentações) afeta o nível de emprego, assim como políticas fiscais e monetárias.
Como a produtividade afeta o nível de emprego?
Uma maior produtividade pode significar num menor nível de emprego, porque será necessário menos gente trabalhando para a produção da mesma quantidade de bens.
Como a tecnologia afeta o nível de emprego?
A tecnologia pode por exemplo diminuir a necessidade e mão de obra em certos setores, ou exigir qualificação maior.
Como a educação afeta o nível de emprego?
O grau de educação e habilidade da população afeta a capacidade das pessoas de se inserirem no mercado de trabalho.
Quais outros fatores podem influenciar o nível de emprego?
Expectativas empresariais, condições globais (comércio internacional), crescimento populacional ou mudança demográfica (mudanças na faixa etária), condições macroeconômicas (inflação, juros), sindicatos e negociações coletivas, além da infraestrutura (transporte, comunicação, energia etc.).
Indicador do mercado de trabalho que representa a proporção da força de trabalho que está desemprega e procurando ativamente por emprego.
Taxa de desemprego.
Indicador do mercado de trabalho que mede a proporção da população em idade de trabalhar que está empregada ou buscando emprego ativamente.
Taxa de participação da força de trabalho.
Indicador do mercado de trabalho que refere-se às pessoas que estão empregadas, mas em ocupação abaixo de suas qualificações ou em empregos de meio período, embora desejem trabalhar em tempo integral.
Taxa de subemprego.
Indicador do mercado de trabalho que indica o número de posições abertas que as empresas estão buscando preencher, dando uma visão da demanda por trabalhadores.
Vagas de emprego disponíveis.