2.5.5 Tipos de inflação Flashcards
Inflação que ocorre quando a procura total de bens e serviços na economia é maior que a oferta total.
Inflação de demanda.
Exemplo: empresas procurando por trabalhadores qualificados em menor número, pressionando o salário para cima.
Inflação de demanda.
Inflação que acontece quando os preços sobem devido ao aumento dos custos dos ofertantes.
Inflação de custos/oferta.
Exemplo: impacto climático causado por uma seca diminui reservatórios de água e encarecem a produção de energia, aumentando so preços.
Inflação de custos/oferta.
Inflação gerada pela deficiência ou precariedade da infraestrutura e da cadeia produtiva.
Inflação estrutural.
Exemplo: greve de caminhoneiros na situação brasileira sem outra possibilidade de escoamento da produção fez os preços subirem.
Inflação estrutural.
Inflação resultante de um ciclo em que reajustes de salários por causa da perda do poder aquisitivo leva a um novo aumentos dos preços por ter mais dinheiro circulando e maior custo de produção (salários maiores).
Inflação espiral.
Inflação que é resultando de uma situação em que várias das principais economias do mundo observam aumento dos seus índices de inflação de modo simultâneo.
Inflação global.
Exemplo: preço de commodities subindo por causa de maior procura faz com que o nível de preços final aumente no mundo todo.
Inflação global.
Inflação que ocorre quando os consumidores e vendedores já esperam um aumento no nível, então sobem os preços antes disso ocorrer (expectativa - memória inflacionária).
Inflação inercial.
Exemplo: ao ver um concorrente aumentar os preços, um produtor faz o mesmo sem saber o nível real e o aumento de custos no futuro, simplesmente pelo poder psicológico.
Inflação inercial.
Inflação que ocorre quando há mais dinheiro circulando na economia do que bens e serviços, o que faz os preços subirem para reequilibrar.
Inflação monetária.
Exemplo: o governo não controla o multiplicador bancário e bancos comerciais emprestam mais dinheiro do que deviam, resultando em aumento dos preços.
Inflação monetária.
Inflação que ocorre devido ao congelamento de preços que gera escassez e depois o descongelamento, vindo o aumento de preços todo de uma vez.
Inflação reprimida.
Exemplo: governo fixa preço abaixo do custo, o que produtores desistirem de produzir, criando escassez que faz os preços subirem por causa da demanda quando o preço é descongelado.
Inflação reprimida.