2.7 - Crescimento e Desenvolvimento econômico Flashcards
Qual a diferença entre crescimento e desenvolvimento econômico?
Crescimento é o aumento geral da produção, medido pelo PIB, enquanto que desenvolvimento é medido também pelas mudanças estruturais (condições de vida, educação, saúde, distribuição de renda e redução da pobreza).
Teoria: crescimento justificado pela acumulação de capital, trabalho, terra e progresso tecnológico, num contexto de divisão do trabalho e livre comércio.
Teoria Clássica (Adam Smith e David Ricardo).
Teoria: demanda agregada é o principal motor do crescimento econômico a curto prazo, com o governo desempenhando um papel crucial através de políticas fiscais e monetárias para incentivar a demanda.
Teoria Keynesiana (John Maynard Keynes).
Teoria: crescimento baseado na acumulação de capital, trabalho e tecnologia que, numa lógica em que os rendimentos do capital são decrescentes e o crescimento depende exclusivamente do avanço tecnológico exógeno (fora do modelo).
Teoria Neoclássica (Solow-Swan).
Teoria: crescimento resultado de forças internas e não externas, como inovação, capital humano, investimento em conhecimento, e o avanço tecnológico pode ser interno e incentivado por políticas que promovam a inovação e a pesquisa.
Teoria do Crescimento Endógeno (um dos nomes é Paul Romer).
Teoria: crescimento precisa da qualidade das instituições, como os direitos de propriedade, a eficácia do sistema judicial e a ausência de corrupção. Instituições eficazes e estáveis incentivam o investimento e a inovação.
Teoria Institucionalista (um dos nomes é Douglas North).
Qual a importância da inovação no crescimento econômico?
Muitos teóricos consideram a inovação importantíssima para o crescimento (aumento da produtividade através de novos produtos e serviços além da otimização de processos).
O que diz o modelo de Solow quanto a inovação e o crescimento?
Para Solow, a acumulação de capital enfrenta rendimentos decrescentes, mas a inovação (progresso tecnológico) compensa essa limitação (crescimento mesmo sem aumentar capital ou força de trabalho).
Qual a visão que Schumpeter tinha da inovação no seu modelo de crescimento?
Inovação endógena numa lógica de destruição criativa: a inovação destrói indústrias antigas e cria novas.
Diferença entre Solow e Schumpeter: origem da inovação.
Para Solow é exógena, para Schumpeter é endógena e fruto da ação empreendedora e da competição no mercado.
Diferença entre Solow e Schumpeter: tipo de inovação.
Solow considera a inovação como um progresso tecnológico estável, enquanto que Schumpeter considera o conceito de destruição criativa e uma inovação disruptiva.
Diferença entre Solow e Schumpeter: papel das políticas.
Para Solow a inovação (progresso tecnológico) é dada e as políticas seriam apenas para acúmulo de capital, enquanto que Schumpeter considera as políticas que incentivam o empreendedorismo, a pesquisa e o desenvolvimento essenciais para o crescimento.