2.5.5 Inflação (conceitos) Flashcards
Qual o efeito “Robin Hood ao contrário” da inflação?
Ela tira dos pobres e dá para os ricos, pois os bens e serviços têm seus preços ajustados mais facilmente do que os salários dos trabalhadores (que dependem muitas vezes de greves e acordos).
O que é economia indexada?
Exemplificada no caso de contratos celebrados não com uma porcentagem fixa, mas a depender da inflação futura quando houver o pagamento.
O que é o custo de transação?
É a distorção que o alto reajuste de preços causa, já que os preços não são ajustados simultaneamente (preços relativos podem não corresponder).
O que é o custo de menu?
É a forma com que a alta inflação afeta as empresas, obrigando-as a remarcar os preços recorrentemente (exemplo do profissional “remarcador de preços” nos anos 1980).
Problema: por que a inflação prejudica o mecanismo tributário tradicional?
Porque com a desvalorização do dinheiro, mesmo vendendo algo mais caro no futuro, você não tem ganho real e ainda assim a legislação do imposto de renda vai cobrar sobre esse “lucro”.
Emissão de moeda pelo governo para aumentar a riqueza do governo.
Senhoriagem.
O que é imposto inflacionário?
Quando a emissão de mais moedas faz com que a riqueza dos demais agentes diminua, diminuindo o poder de compra.
O que é o custo de sola de sapato?
São as idas no banco necessárias quando se tem uma inflação grande, uma vez que é mais seguro deixar o dinheiro numa aplicação que renda juros do que perdendo valor em casa.
Qual a relação entre a inflação e os salários?
Se a inflação é um aumento generalizado dos preços de uma economia, isso quer dizer que também afeta os salários e os aumenta.
Por que a subida do preço do tomate 3000% não é considerado inflação?
Porque a definição de inflação é um aumento GENERALIZADO e PERSISTENTE no nível de preços de uma economia, e não um preço individual.
IPCA
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IBGE - despesas de famílias com renda mensal de 1 a 40 salários mínimos - 13 regiões metropolitanas.
INPC
Índice Nacional de Preços ao Consumidor - IBGE - família de reanda de 1 a 5 salários mínimos - utilizados como referência para reajustes salariais.
IGP-M
Índice Geral de Preços do Mercado - FGV (Função Getúlio Vargas) - utilizado para reajustes de contratos de aluguel - inclui mais produtos e serviços do que o IPCA e INPC.
IPC
Índice de Preços ao Consumidor - Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) - foca em preços ao consumidor urbano - reflete o custo de vida nas principais cidades, especialmente São Paulo.