2.2.3 e 2.2.4 - Liquidez e Solvência Flashcards
Diferença entre liquidez e solvência externa.
Ambos são a capacidade do país de honrar suas dívidas, a liquidez a curto prazo e a solvência a longo prazo (exemplo capacidade de gerar receitas no futuro).
Indicador: ativos em moeda estrangeira que estão sob controle das autoridades monetárias e podem ser usados no balanço de pagamentos (déficits temporários).
Reservas internacionais - LIQUIDEZ.
Indicador: relação entre reservas internacionais e importações mensais médias de um país. Indica quantos meses a reserva consegue cobrir as importações feitas pelo país.
Import Ratio - LIQUIDEZ.
Indicador: relação entre as reservas internacionais e a dívida externa de curto prazo, revelando a capacidade do país de pagar suas obrigações a curto prazo.
Reservas / Dívidas de Curto Prazo - LIQUIDEZ.
Indicador: o valor total das obrigações financeiras que um país deve a credores estrangeiros, refletindo o grau de endividamento externo e a capacidade de serviço da dívida.
Dívida Externa Bruta - SOLVÊNCIA.
Indicador: relação entre dívida externa e o PIB, avaliando o nível de endividamento externo em relação ao tamanho da economia.
Dívida externa / PIB - SOLVÊNCIA.
Indicador: relação entre serviço da dívida (pagamento principal e juros) e o PIB, revelando a capacidade de um país pagar sua dívida externa com base nas receitas de exportação.
Serviço da Dívida Externa / Exportações - SOLVÊNCIA.
Indicador: relação entre saldo da conta corrente em relação ao PIB, revelando a sustentabilidade das transações correntes de um país em relação ao tamanho da economia.
Saldo da Conta Corrente / PIB - principalmente SOLVÊNCIA.
Indicador: relação entre as receitas de exportação e o serviço da dívida externa, indicando a capacidade de um país de gerar receitas suficientes para cobrir suas obrigações de dívidas externas.
Índice de Cobertura da dívida = Receitas de exportação / serviço da dívida - SOLVÊNCIA.
Exemplo: país com receita de exportação de 100bi e serviço da dívida externa de 20bi. Bom sinal de solvência?
Sim, pois o índice de cobertura de dívida mostra que sua receita é 5 vezes maior que o serviço da dívida externa.
Exemplo: país com receita de exportação de 50bi e serviço da dívida externa de 60bi. Bom sinal de solvência?
Não, pois o índice de cobertura de dívida é de 0,83, indicando problemas de solvência.
Exemplo: país que tem reservas internacionais de 30bi e importações mensais médias e 2,5bi. Bom sinal de liquidez?
Sim, pois o índice e cobertura de importação é de 12, ou seja, ele é capaz de sustentar as importações por 12 meses, indicando uma boa liquidez.
Como simplificar a situação do Brasil quanto à solvência e liquidez externa?
A dívida externa brasileira apresentou queda nos últimos anos, mas ainda é muito alta. Porém, as reservas internacionais também são altas e a relação com as importações sugerem uma liquidez alta. Não é um caso bom, mas também não é tão ruim.