2 Instrumentos financeiros Flashcards
1
Q
2 Instrumentos financeiros
- títulos e valores mobiliários:
A
2 Instrumentos financeiros
- títulos e valores mobiliários: adquiridos por instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo banco central, exceto cooperativas de crédito, agências de fomento e sociedades de crédito ao microempreendedor, devem ser registrados pelo valor efetivamente pago, inclusive corretagens e emolumentos e devem ser classificados nas categorias: títulos para negociação, títulos disponíveis para venda, títulos mantidos até o vencimento. também se aplica aos títulos e valores mobiliários negociados no exterior. os títulos e valores mobiliários devem ser ajustados pelo valor de mercado, por ocasião dos balancetes e balanços, computando-se a valorização ou a desvalorização.
2
Q
2 Instrumentos financeiros
- títulos de renda variável:
A
2 Instrumentos financeiros
- títulos de renda variável: ações subscritas ou havidas por investimentos compulsórios, destinadas à negociação em mercado, bônus de subscrição de companhias abertas, certificados e cotas de fundos de renda variável, ações adquiridas no mercado para livre negociação, outros títulos adquiridos ou subscritos. os resultados obtidos na venda de títulos de renda variável contabilizam-se na data da operação.
3
Q
2 Instrumentos financeiros
- títulos de renda fixa:
A
2 Instrumentos financeiros
- títulos de renda fixa: as rendas dos títulos, inclusive cotas de fundos de renda fixa, são debitadas na própria conta que registra os títulos, a crédito de rendas de títulos de renda fixa. as rendas dos títulos de renda fixa devem ser reconhecidas até a data da venda definitiva, sendo que o lucro ou prejuízo será a diferença entre o preço de venda e o valor atualizado até a data da operação.
4
Q
2 Instrumentos financeiros
- instrumentos financeiros derivativos:
A
2 Instrumentos financeiros
- instrumentos financeiros derivativos: aqueles cujo valor varia em decorrência de mudanças em taxa de juros, preço de título ou valor mobiliário, preço de mercadoria, taxa de câmbio, índice de bolsa de valores, índice de preço, índice ou classificação de crédito, sejam liquidados em data futura. as operações com instrumentos financeiros derivativos, devem ser avaliadas pelo valor de mercado, no mínimo, por ocasião dos balancetes mensais e balanços, computando-se a valorização ou a desvalorização em contrapartida à adequada conta de receita ou despesa, no resultado do período observado. entende-se por “hedge” a designação de um ou mais instrumentos financeiros derivativos com o objetivo de compensar, os riscos decorrentes da exposição às variações no valor de mercado ou no fluxo de caixa de qualquer ativo, passivo, compromisso ou transação futura prevista, registrado contabilmente ou não.
5
Q
2 Instrumentos financeiros
- derivativos de crédito:
A
2 Instrumentos financeiros
- derivativos de crédito: nas operações de swap de crédito deve ser registrado na data da contratação, no título contábil derivativos de crédito ativo, pela contraparte transferidora do risco, o valor pago ou a pagar referente à taxa de proteção pela transferência do risco de crédito. nas operações de swap de crédito deve ser registrado na data da contratação, no título contábil derivativos de crédito passivo, pela contraparte receptora do risco, o valor recebido ou a receber referente à taxa de proteção pela recepção do risco de crédito.