1 Princípios gerais Flashcards
1
Q
1 Princípios gerais
- plano contábil das instituições do sistema financeiro nacional cosif:
A
1 Princípios gerais
- plano contábil das instituições do sistema financeiro nacional cosif: apresenta os critérios e procedimentos contábeis a serem observados pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo banco central, bem como a estrutura de contas e modelos de documentos previstos. esse plano unifica diversos planos contábeis e uniformiza os procedimentos de registro e elaboração de demonstrações financeiras, o que facilita o acompanhamento, análise, avaliação do desempenho e controle das instituições integrantes do sistema financeiro nacional.
2
Q
1 Princípios gerais
- objetivo:
A
1 Princípios gerais
- objetivo: 1. uniformizar os registros contábeis dos eventos, transações, atos, fatos administrativos praticados. 2. racionalizar a utilização de contas. 3. estabelecer regras e procedimentos necessários à obtenção e à divulgação de informações contábeis e financeiras. 4. prover informações para a supervisão das instituições reguladas, bem como para a análise, a avaliação do desempenho e o controle pelos usuários da informação contábil, de modo que as demonstrações financeiras e os demais documentos contábeis expressem, com fidedignidade e clareza, a situação econômico-financeira da instituição e dos conglomerados dos quais fazem parte. resolução cmn nº4.858/2020.
3
Q
1 Princípios gerais
- obrigatoriedade:
A
1 Princípios gerais
- obrigatoriedade: às instituições autorizadas a funcionar pelo banco central do brasil, inclusive administradoras de consórcio e instituições de pagamento, devem observar o cosif na escrituração, reconhecimento, mensuração e evidenciação contábeis. mas, as administradoras de consórcio e as instituições de pagamento, tem cosif específico.
4
Q
1 Princípios gerais
- cosif está dividido em 4 capítulos:
A
1 Princípios gerais
- cosif está dividido em 4 capítulos: 1. normas básicas: estão consolidados os princípios, critérios e procedimentos contábeis que devem ser utilizados por todas as instituições integrantes do sistema financeiro nacional. 2. elenco de contas: são apresentadas as contas integrantes do plano contábil e respectivas funções. 3. documentos: são apresentados os modelos de documentos de natureza contábil que devem ser elaborados pelas instituições integrantes do sistema financeiro nacional. 4. anexos: são apresentadas as normas editadas por outros organismos CPC, IBRACON, que foram recepcionadas para aplicação às instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo banco central.
5
Q
1 Princípios gerais
- elenco de contas:
A
1 Princípios gerais
- elenco de contas: 1. contas patrimoniais, nas quais devem ser registrados os ativos, os passivos e o patrimônio líquido da instituição 2. contas de resultado, nas quais devem ser registradas as receitas e as despesas. 3. contas de compensação, nas quais devem ser registradas: informações sobre eventos e transações cujos efeitos possam se traduzir em modificações futuras no patrimônio da instituição e informações de controle relativas aos elementos patrimoniais e de resultado.
6
Q
1 Princípios gerais
- rubricas contábeis:
A
1 Princípios gerais
- rubricas contábeis: é formada pelos componentes: códigos, nomenclatura, função. o banco central poderá adicionar elementos à estrutura das rubricas contábeis. mas é vedado modificar a estrutura das rubricas contábeis do cosif ou alterar os elementos.
7
Q
1 Princípios gerais
- código das rubricas contábeis:
A
1 Princípios gerais
- código das rubricas contábeis: é formado por no mínimo 5 níveis. primeiro nível: grupo contábil, 1 dígito. segundo nível: subgrupo contábil, 1 dígito.
8
Q
1 Princípios gerais
- grupos contábeis no elenco de contas:
A
1 Princípios gerais
- grupos contábeis no elenco de contas: 1. ativo realizável. 2. ativo permanente. 3. compensação ativa. 4. passivo exigível. 6. patrimônio líquido. 7. resultado credor. 8. resultado devedor. 9. compensação passiva.
9
Q
1 Princípios gerais
- departamento de regulação do sistema financeiro denor definirá:
A
1 Princípios gerais
- departamento de regulação do sistema financeiro denor definirá: 1. os códigos e as nomenclaturas dos subgrupos, desdobramentos de subgrupos, títulos e subtítulos contábeis do elenco de contas do cosif. 2. as funções e os atributos dos títulos e subtítulos contábeis. e o código estatística bancária estban dos títulos contábeis, quando aplicável.
10
Q
1 Princípios gerais
- escrituração contábil deve ser:
A
1 Princípios gerais
- escrituração contábil deve ser: 1. completa, compreendendo todos os eventos, transações e atos e fatos administrativos ocorridos na data a que se refere, que modifiquem ou venham a modificar, imediatamente ou não, a composição patrimonial da instituição. 2. mantida em registros permanentes. 3. realizada em idioma e em moeda corrente nacionais. 4. efetuada até o dia 10 do mês subsequente ao da ocorrência do evento, da transação ou do ato ou fato administrativo. 5. elaborada em ordem cronológica de dia, mês e ano. 6. realizada sem espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas. a simples escrituração contábil não constitui elemento suficientemente comprobatório, devendo a escrituração ser fundamentada em comprovantes hábeis para a perfeita validade dos eventos, transações e atos e fatos administrativos.