10. Método Clínico Centrado na Pessoa Flashcards
O que é o método clinico centrado na pessoa?
É uma sistematização da abordagem centrada na pessoa e tem como objetivo o estabelecimento de uma relação médico-paciente, com uma avaliação integral,
resolutiva, longitudinal, com co responsabilização da pessoa, humanização e vínculo, considerando o sujeito em sua singularidade e inserção sócio-cultural.
Quais são os 6 passos do Método Clínico centrado na pessoa?
1- Explorar a doença e o adoecimento (disease e illness)
2- Entender a pessoa como um todo, inteira
3- Elaborar um projeto comum ao médico e à pessoa
4- Incorporar prevenção e promoção à saúde no dia a dia
5- Intensificar a relação médico-pessoa
6- Ser realista
Explorar a doença e a expectativa da doença é o primeiro componente do método clínico centrado na pessoa. Caracteriza a exploração da expectativa da doença:
A) A avaliação do melhor projeto terapêutico para cada
caso.
B) A identificação dos problemas e das prioridades da
pessoa no momento em que está doente.
C) O estabelecimento de papéis da pessoa e do
profissional de saúde no contexto da doença.
D) O favorecimento do autoconhecimento da pessoa,
promovendo a melhor aceitação da doença.
B
O registro clinico orientado por problemas (RCOP) tem 3 áreas fundamentais para o registro das informações clinicas. Quais são essas 3 áreas fundamentais?
- A base de dados da pessoa, lista
de problemas e as notas de evolução clínica.
O que significa a notas SOAP: Subjetivo Objetivo Avaliação Plano
Subjetivo: Informações relacionadas com o illnes, ou seja como está o adoecimento, como a pessoa está enxergando esse adoecimento, os impactos que esse adoecimento traz.
Objetivo: Dados, resultados de exames.
Avaliação: É a avaliação precisa do profissional com relação ao problema clinico, ou seja diagnostico.
Plano: Conduta terapêutica. planos diagnósticos
planos terapêuticos
planos de segmento
planos de educação em saúde
O Registro de Saúde Orientado por Problemas (ReSOAP) ou Prontuário baseado em Problemas, tem como objetivo permitir um rápido acesso aos dados da pessoa e uma anotação continuada de todos os problemas, utilizando o acrônimo SOAP. Quanto a essa ferramenta do médico de família e comunidade, é INCORRETO afirmar que:
A) a letra O refere-se aos dados ou informações objetivas, incluindo exame clínico e resultados de exames.
B) a letra P refere-se aos problemas mais importantes
identificados pelo médico que correspondem ao diagnóstico.
C) a letra S refere-se aos dados subjetivos, podendo incluir queixas, história familiar, aspectos culturais e religiosos.
D) a letra A indica avaliação e é o lugar de colocar a lista de problemas da consulta em ordem decrescente de importância.
B, P é plano e não é problema.
Para promover uma melhor experiencia para o paciente, é necessário:
a. Caso seja necessário, omitir informações sobre a saúde do paciente
b. Explorar apenas queixas físicas do paciente
c. Centrar nas dimensões da experiencia da doença: sentimentos, ideias, funcionamento e expectativas
d. Buscar recursos além dos que estão disponíveis
A alternativa correta é a letra [C]. Além do foco explícito no funcionamento da pessoa, que sempre foi uma parte integral da experiência da doença (no modelo conceitual centrado na pessoa, as quatro dimensões da experiência da doença são: sentimentos, ideias, funcionamento e expectativas), a atenção renovada à saúde (pontos fortes e resiliência) reforça o cuidado dispensado às pessoas ao longo de suas vidas.
Sobre o método clinico centrado na pessoa, assinale a alternativa correta
a. O Médico Família Comunidade deve investigar as queixas do paciente de maneira integrada, sensível e harmonizando a relação clínica
b. Para ser centrado na pessoa, o médico precisa ser capaz de dar poder a ela, compartilhar o poder na relação, o que significa renunciar ao controle que tradicionalmente fica nas mãos dele
c. A alternativa a e b estão incorretas
d. A alternativa a e b estão corretas
A alternativa correta é a letra [D]. A promoção da saúde realizada nas interações entre as pessoas e seus médicos inclui a exploração das percepções e da experiência de saúde da pessoa. Sua incorporação ao primeiro componente tem a vantagem adicional de deixar explícita aquela parte do diálogo entre a pessoa e o médico em que se discute a saúde e os aspectos fortes da pessoa. Além do foco explícito no funcionamento da pessoa, que sempre foi uma parte integral da experiência da doença (no modelo conceitual centrado na pessoa, as quatro dimensões da experiência da doença são: sentimentos, ideias, funcionamento e expectativas), a atenção renovada à saúde (pontos fortes e resiliência) reforça o cuidado dispensado às pessoas ao longo de suas vidas.
A base de dados da pessoa é formada pelas informações e dados obtidos na história clínica e devida (antecedentes pessoais e familiares), no exame físico e no resultado de exames complementares. Alem disso sobre a lista de problemas, assinale a alternativa incorreta
a. O subjetivo é registro da percepção do indivíduo em relação ao seu problema de saúde
b. O objetivo é o registro do exame físico e dos exames complementares do indivíduo
c. A avaliação é a anotação de dados positivos
d. O plano é a descrição do plano de intervenção e cuidado
A alternativa correta é a letra [C]. Contexto do SOAP: objetividade, organização, maior facilidade de acesso às informações para tomada de decisões e pela descrição sistemática das evidencias e das razões que apoiam as conclusões e os planos diagnósticos e terapêuticos durante o acompanhamento do paciente. Subjetivo (S) compreendem as queixas dos pacientes e outras informações fornecidas pelos pacientes, parentes ou acompanhantes. Os dados objetivos (O) incluem os achados de exame físico e os achados de exames complementares. A avaliação (A) se refere às conclusões sobre a situação do paciente, os pensamentos relativos ao diagnóstico e a resposta ao tratamento, tomando por base os achados subjetivos e objetivos. Inferências, impressões do profissional. Os planos (P) inclui exames a serem solicitados, as razões para inclusão, modificação de doses ou retirada de itens da terapêutica e as informações prestadas aos pacientes e familiares visando orientação e educação. Plano diagnóstico, terapêutico ou de seguimento.
Sobre as características do método clínico centrado na pessoa, assinale a alternativa incorreta
a. Maior ênfase aos aspectos psicossociais do que às doenças
b. Exploração da doença e da experiência de estar doente.
c. Considerar as hipóteses do paciente para o seu problema de saúde
d. É importante a criação de vínculo com o paciente
A alternativa correta é a letra [A]. É uma sistematização da abordagem centrada na pessoa e tem como objetivo o estabelecimento de uma relação médico paciente, comum a avaliação integral, resolutiva, longitudinal, com co-responsabilização da pessoa, humanização e vínculo, considerando o sujeito em sua singularidade e inserção sócio-cultural.
O Método Clínico centrado na Pessoa é uma sistematização da abordagem centrada na pessoa e tem como objetivo o estabelecimento de:
a. Humanização
b. Destinação de verba
c. Hierarquização
d. Prevenção
A alternativa correta é a letra [A]. O processo de trabalho na Atenção Primária à saúde (APS) é peculiar, fundado em relação interpessoal, dependente do estabelecimento de vínculo entre os envolvidos e cuja eficácia é a produção e gestão de cuidado. O Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) propõe mudanças em atitudes e no processo de trabalho cujo resultado é uma nova maneira de atuar em saúde.