zoologia Flashcards

1
Q

primeiros vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre

A

repteis

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Circulação completa
Circulação incompleta
Circulação dupla
Circulação simples

A

Não ocorre mistura de sangue venoso e arterial
Mistura sangue venoso e arterial
Sangue passa 2 vezes pelo coração (2 átrios)
Sangue passa 1 vez pelo coração (1 átrio)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

poriferos
filtradores
sésseis
esqueleto ou a espongina
coanócitos
amebócitos
porócitos
ablaticos
simetria
totipotentes
reprodução assexuada
reprodução sexuada
caminho sa agua

A
  • Os poríferos são animais filtradores, ou seja, eles se alimentam através da filtração de partículas suspensas na água.
  • São animais sésseis, ou seja, fixam-se em substratos e não possuem capacidade de locomoção ativa.
  • O corpo dos poríferos é formado por uma estrutura chamada esqueleto, que pode ser composto de sílica ou carbonato de cálcio, ou por uma matriz de proteínas denominada espongina.
  • Possuem células especializadas chamadas coanócitos, que realizam a filtração da água e capturam partículas de alimento.
    -digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.
    -poros da esponja
  • Não possuem tecidos verdadeiros nem órgãos internos.
  • Podem apresentar simetria radial ou assimétrica.
  • Possuem células totipotentes, ou seja, podem se diferenciar em diferentes tipos celulares.
  • Apresentam reprodução tanto assexuada, por brotamento ou regeneração
  • quanto sexuada, Os espermatozoides são produzidos a partir de amebócitos e lançados na cavidade central. Esses espermatozoides podem entrar em outra esponja através dos poros e capturados pelos coanócitos, que auxiliam na fecundação do óvulo
    -a agua entra pelos poros,atinge atrio (cavidade corporal) e sai pelo osculo
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

cnidários
gastroderme
tentáculos
cnidócitos e cnidóbulos
simetria
diblastico
2 estágios de vida;poliploide e medudoide
reprodução assexuada e a reprodução sexuada

A
  • Os cnidários possuem um corpo em formato de saco com uma única abertura que funciona como boca e ânus ao mesmo tempo. Essa abertura é chamada de gastroderme.

-Tentáculos: A maioria dos cnidários possui tentáculos ao redor da boca. Esses tentáculos são utilizados para capturar e immobilizar suas presas.

  • cnidócitos,células especializadas que atuam na defesa do animal. estes, contêm estruturas em forma de arpão chamadas cnidóbulos,que são capazes de liberar veneno e são utilizados para capturar presas e se defender de predadores.

-apresentam simetria radial, o que significa que eles podem ser divididos em várias partes iguais ao longo de qualquer eixo.

  • Os cnidários possuem 2 tecidos primitivos que desempenham funções específicas, mas não possuem órgãos verdadeiros.
  • Muitos cnidários alternam entre um estágio polipóide (fixo)eles se assemelham a pequenas plantas fixadas no substrato, e um estágio medusóide (livre nadador)eles são capazes de nadar livremente..
  • Os cnidários são capazes de se reproduzir tanto de forma assexuada, por brotamento ou fragmentação, como de forma sexuada, que o macho libera seus espermatozóides na água, os quais fecundam o óvulo feminino, presente na superfície corporal..
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

platelmintos
simetria
estrutura corporal achatada
celoma e sua ausencia
cavidade gastrovascular
ganglios nervosos
ocelos
reprodução assex e sexuada
ganchos,ventosas ou espinhos
vida parasitária ou livre

A
  • Simetria bilateral: possuem um corpo com duas metades simétricas, de modo que uma metade do corpo é um reflexo espelhado da outra metade.
  • Corpo achatado: o corpo dos platelmintos é fino e achatado, o que permite que eles se escondam em espaços estreitos.

-Ausência de celoma(os órgãos do animal sustentem-se nessa cavidade. eles não possuem uma cavidade corporal verdadeira.

-Sistema digestivo incompleto: possuem uma única abertura onde tanto a alimentação quanto a eliminação de resíduos ocorrem, chamada de cavidade gastrovascular.

-Sistema nervoso com gânglios: possuem um sistema nervoso centralizado, com gânglios nervosos que controlam as funções nervosas.

-essa estrutura tem a capacidade de perceber a direção e intensidade luminosa.

-podem se reproduzir assexuadamente por divisão do corpo ou através de reprodução sexuada,depositando seus ovos no corpo do hospedeiro em que estão. Estes hospedeiros podem liberar os ovos no ambiente através das fezes e outras secreções. Os ovos, então, eclodem, e as larvas podem colonizar um novo hospedeiro. .

-Presença de ganchos, ventosas ou espinhos: alguns platelmintos possuem estruturas especializadas para fixação no hospedeiro ou para defesa.

-Vida parasitária ou de vida livre: alguns platelmintos são parasitas e vivem em ou dentro de outros organismos, enquanto outros são de vida livre e vivem em ambientes aquáticos ou terrestres.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

doenças causadas por platelmintos
esquistossomos
teníase
cisticercose.

A

Esquistossomose
- conhecida por barriga d’água.
-Larvas se desenvolvem dentro dos caramujos (hospedeiros intermediários) e são liberadas na água na forma de cercárias, que penetram na pele humana ao serem liberadas.
- Quando as cercárias entram no corpo, elas se dirigem para o sistema circulatório e linfático, migrando para o fígado, onde amadurecem e se tornam formas adultas do parasita.
-Os esquistossomos adultos se alojam nos vasos sanguíneos do sistema porta hepático, que são responsáveis por transportar o sangue do intestino para o fígado.
-No entanto, as fêmeas necessitam dos machos para se reproduzirem. Elas produzem ovos que são eliminados nas fezes ou na urina dos indivíduos infectados.
-Os ovos liberados no meio ambiente podem encontrar caramujos suscetíveis, onde infectam e reiniciam o ciclo novamente. Além disso, uma parte dos ovos liberada pelo homem pode se prender nos vasos sanguíneos de outros órgãos, causando graves inflamações e lesões, caracterizando a esquistossomose.

Teníase
-quando uma pessoa ingere alimentos ou água contaminados com ovos de tênias. Esses ovos podem ser encontrados em alimentos mal cozidos ou crus, especialmente carne suína ou bovina.
-Uma vez ingeridos, os ovos eclodem no intestino e liberam as larvas de tênia, que se fixam na parede intestinal e se desenvolvem em vermes adultos
- Esses vermes adultos podem causar sintomas como dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, perda de peso e fraqueza.

Cisticercose
-Causador também conhecido como a tênia do porco.
-A infecção ocorre quando uma pessoa ingere ovos da tênia, geralmente através da ingestão de carne de porco crua ou mal cozida contaminada com os ovos do parasita.
-Quando os ovos são ingeridos, eles se desenvolvem no intestino delgado da pessoa e liberam larvas, que penetram na parede intestinal e entram na corrente sanguínea. Essas larvas podem se espalhar por todo o corpo, alojando-se principalmente nos músculos, tecido cerebral, olhos e outros órgãos.
-Uma vez alojadas nos tecidos, as larvas se desenvolvem em cistos, que são pequenos sacos cheios de líquido. Esses cistos podem permanecer inativos por muitos anos, sem causar sintomas. No entanto, se os cistos se tornarem grandes ou se houver uma reação inflamatória no organismo, podem surgir diversos sintomas, dependendo da localização dos cistos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Nematelmintos
simetria
pseudoceloma
digestão completa
galnglios nervosos
dimorfismo sexual
reprodução sexuada
reprodução assexuada
cuticula protetora
ciclo de vida complexo
parasitismo

A
  • Simetria bilateral: apresentam um plano de simetria em relação ao eixo do corpo, o que significa que a metade esquerda é semelhante à metade direita.
  • Pseudoceloma: possuem um sistema de cavidade corporal ,que é preenchido por líquido e proporciona suporte ao corpo.
  • Sistema digestivo completo: possuem uma boca e um ânus, permitindo a entrada e a saída de alimentos.
  • apresentam um sistema nervoso ganglionar, com gânglios cerebrais que centralizam seu sistema nervoso.
  • Apresentam dimorfismo sexual: muitas espécies de nematelmintos possuem indivíduos machos e fêmeas com características externas distintas.
  • Reprodução sexuada: a maioria dos nematelmintos possui reprodução sexuada, com fertilização interna,com o desenvolvimento dos seres pode ser direto, ou seja, sem um estágio larval, quando possuem vida livre, ou indireto, com estágio larval, quando são parasitas. Além disso, são dioicos, ou seja, cada ser apresenta apenas um sexo
    -Alguns podem também se reproduzir assexuadamente por partenogênese,em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação

-Cutícula protetora: a superfície do corpo desses animais é coberta por uma cutícula externa, que os protege contra a ação do ambiente e dos hospedeiros.

-Ciclo de vida complexo: muitas espécies de nematelmintos passam por diferentes estágios de vida, incluindo ovos, larvas e formas adultas, com a possibilidade de hospedeiros intermediários.

-Parasitismo: muitos nematelmintos são parasitas de animais e plantas, podendo causar doenças em seus hospedeiros.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

doenças por nematelmintos
ascaridiase
filariose
ancilostomose
bicho geográfico

A

Ascaridiase
-A infecção ocorre quando uma pessoa ingere ovos, geralmente presentes no solo contaminado com fezes humanas ou em alimentos mal lavados ou mal cozidos que tenham contato com o solo contaminado.
-Os ovos eclodem no intestino delgado, liberando larvas que penetram na parede intestinal e são transportadas através da circulação sanguínea para o fígado e posteriormente para os pulmões.
-No pulmão, as larvas sofrem muda e se transformam em formas adultas, que passam pelos brônquios e traqueia até chegarem à garganta. Aí, são engolidas novamente e alcançam o intestino delgado, onde se alojam e amadurecem em vermes adultos,que são eliminados nas fezes.

Filariose
-O ciclo de transmissão começa quando um mosquito fêmea(vetor) pica uma pessoa infectada com microfilárias, que são formas larvais dos vermes.
-As microfilárias desenvolvem-se no interior do mosquito e, , transformam-se em formas infectantes chamadas de larvas.
-Quando o mosquito pica uma pessoa não infectada, as larvas são injetadas na corrente sanguínea.
-Elas se desenvolvem em vermes adultos, que se alojam nos vasos linfáticos e produzem novas microfilárias.
-Essas microfilárias circulam no sangue, aguardando a próxima picada de um mosquito para infectar um novo hospedeiro e reiniciar o ciclo.
-Os vermes adultos podem causar danos nos vasos linfáticos e nos órgãos, e, em casos mais graves, danos aos rins e sistema linfático, resultando em elefantíase.

Ancilostomose
- popularmente conhecidos como “amarelão”.
-A infecção ocorre principalmente por meio do contato com solo contaminado com fezes humanas contendo ovos do parasita.
-O ciclo de infecção começa quando as fezes contaminadas são eliminadas no solo, liberando os ovos dos ancilostomos.
- Esses ovos se desenvolvem e se transformam em larvas infectantes, que têm a capacidade de penetrar na pele humana através de contato direto, principalmente nos pés descalços em solo contaminado.
-Uma vez dentro do corpo humano, as larvas penetram na corrente sanguínea e são levadas para os pulmões, onde atravessam a parede dos alvéolos e chegam à traqueia. Em seguida, são engolidas e chegam ao intestino delgado, onde se desenvolvem em vermes adultos.
-Os vermes adultos se fixam na mucosa intestinal, com sua boca presa ao tecido do intestino delgado. Eles se alimentam do sangue do hospedeiro, causando lesões e inflamações no local de fixação.
-A infecção também pode levar à liberação de ovos pelos vermes adultos no intestino, que são eliminados nas fezes e reiniciam o ciclo de infecção.

Bicho-geografico
-as larvas dos parasitas entram na pele humana através de cortes, feridas ou picadas de insetos. começam a se mover e causam uma reação inflamatória, o que resulta em coceira intensa.
-As larvas se movem superficialmente na pele, deixando marcas vermelhas e ondulantes que se assemelham a trilhas ou mapas, daí o nome “geográfico”.
-À medida que as larvas se movem, elas deixam trajetos marcados temporariamente e avançam pelo tecido subcutâneo.
- normalmente ocorre nos pés, mas pode afetar outras partes do corpo, como mãos, pernas e nádegas. A coceira intensa é o principal sintoma, podendo levar à formação de bolhas, feridas e infecções secundárias se a pessoa coçar excessivamente.

Oxiuriase ou Enteriobiose
. ingestão de ovos do parasita presentes em alimentos, água ou objetos contaminados.
Ciclo de vida: Após a ingestão dos ovos do oxiúrus, eles eclodem no intestino delgado e as larvas se desenvolvem em vermes adultos. As vermes fêmeas migram para a região anal durante a noite e depositam seus ovos ao redor do ânus. Isso causa intensa incidência na área afetada, ou que leva à contaminação das mãos e objetos próximos.

  1. Autoinfecção: A autoinfecção é um fator importante na disseminação da oxiuríase. Quando uma pessoa infectada coça na área anal, os ovos do oxiúrus podem ser transferidos para as mãos e, posteriormente, para a boca. Isso permite que uma pessoa reinfete a mesma coisa ou transmita a infecção para outras pessoas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Moluscos
corpo e concha
simetria
pé muscular
massa visceral
tentáculos
circulação aberta
respiração braquial
doicos ou hemafrorditas
2 tipos de fundação e de desenvolvimento

A
  • Corpo mole, geralmente protegido por uma concha calcária externa
  • Simetria bilateral
  • Presença de um pé muscular que é usado para locomoção
    -A massa visceral é a região onde estão localizados os órgãos internos
  • Cabeça com tentáculos para capturar alimentos
  • Sistema circulatório aberto, onde o sangue circula livremente por lacunas no corpo
  • Respiração branquial, As brânquias permitem que a troca gasosa ocorra entre o sangue do animal e a agua.
  • Maioria dos moluscos são dioicos (possuem sexos separados), mas também existem hermafroditas
    -A fecundação pode ser externa, com liberação dos gametas na água, ou interna. O desenvolvimento pode ser indireto, ou seja, apresentar uma fase larval, ou direto, quando do ovo já eclode forma jovem
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Artropodes
exoesqueleto rigido
segmento corporal e os apendices articulados
crescimento por muda
ommatidios(olhos compostos)
diversidade de habitat
respiração variada;todas
sistema circulatório aberto e a hemocele

A

-Exoesqueleto rígido: externo duro e resistente feito de quitina, que protege seu corpo e fornece suporte estrutural.

-Segmentação do corpo: é dividido em segmentos repetidos, como a cabeça, tórax e abdômen, com apêndices articulados, às estruturas anatómicas pares dos artrópodes, formadas por elementos ligados entre si, anexados a cada segmento(como pernas, antenas que lhes conferem grande mobilidade e adaptabilidade)

-Crescimento por muda: Devido ao exoesqueleto rígido, os artrópodes passam por um processo chamado muda ou ecdise, onde eles precisam se livrar do exoesqueleto antigo para crescer e desenvolver um novo exoesqueleto.

-Presença de olhos compostos: A maioria dos artrópodes possui olhos compostos, que são feitos de vários pequenos olhos individuais chamados ommatídios, permitindo-lhes uma visão panorâmica.

  • Diversidade de habitat: Os artrópodes ocupam uma ampla variedade de habitats, desde a vida marinha até a vida terrestre e aérea, adaptando-se a diferentes ambientes, desde oceanos profundos até florestas tropicais.
  • Respiração variada: trocas gasosas através de brânquias, pulmões em forma de folha, traqueias simples difusão cutânea, dependendo da espécie.
  • Sistema circulatório aberto: A maioria dos artrópodes possui um sistema circulatório aberto, onde o sangue é bombeado por um coração em um espaço chamado hemocele, onde os órgãos são banhados diretamente.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Equinodermos
2 simetrias radiais
endoesqueleto calcário
sistema ambulacrario
anel nervoso estendido
presença de espinhos
solitário ou colonial
reprodução sexual e assexual

A

-Simetria radial: os equinodermos possuem um corpo geralmente pentaradial (5 partes)ou biradial (2 partes),

  • Endoesqueleto calcário: possuem um esqueleto interno composto principalmente de carbonato de cálcio que forma placas e espinhos característicos do grupo.

-Sistema ambulacrário:possuem um sistema de canais preenchidos com líquido que conecta uma série de pés ambulacrários(estruturas usadas para locomoção e captura de alimentos)

  • um anel nervoso ao redor da boca e uma série de nervos radiais estendendo-se para os braços ou pés ambulacrários.

-Presença de espinhos: podem ter funções de defesa, auxiliar na locomoção ou na respiração.

  • Comportamento solitário ou colonial: alguns equinodermos são solitários, enquanto outros podem formar colônias, como é o caso das estrelas-do-mar.
  • Reprodução: a maioria dos equinodermos é dioica, ou seja, com indivíduos separados em machos e fêmeas. A reprodução pode ocorrer tanto sexualmente,indivíduos de ambos os sexos liberam os gametas na água para que ocorra a fecundação, como assexuadamente, por regeneração de partes do corpo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Peixes
evolução de vertebras
nadadeiras
escamas
branquias
sistema lineano de linhas laterais
bexiga natatória
fecundação externa
variação ambiental,corporal e alimenticia

A
  • animais aquáticos vertebrados que possuem algumas características distintivas:

-Nadadeiras: Os peixes possuem nadadeiras especializadas, que lhes permitem nadar e se mover eficientemente na água.

  • Escamas: A maioria dos peixes possui escamas que cobrem seu corpo, oferecendo proteção e também ajudando na sua hidrodinâmica.

-Brânquias: Os peixes possuem brânquias, estruturas que extraem o oxigênio presente na água, permitindo-lhes respirar debaixo d’água. As brânquias são responsáveis por remover o dióxido de carbono do organismo.

-Sistema lineano de linhas laterais: Muitos peixes possuem um sistema de órgãos sensoriais chamado linha lateral. Essa linha percorre o corpo do peixe e é formada por células sensoriais que detectam mudanças na pressão e velocidade da água, ajudando-os a detectar presas, evitar predadores e manter a orientação.

  • Bexiga natatória: um órgão cheio de gás ou ar que regula sua flutuabilidade na água. Esse órgão permite aos peixes controlar sua profundidade, subindo ou descendo na coluna de água conforme necessário.
  • Fecundação externa: A maioria dos peixes possui fecundação externa, ou seja, a fertilização dos ovos ocorre fora do corpo da fêmea. Os machos liberam seus espermatozoides na água, onde ocorre a fertilização dos ovos liberados pela fêmea.
  • Os peixes têm a capacidade de se adaptar a diferentes ambientes aquáticos, seja em água doce, salgada ou salobra. Eles podem ser encontrados em diversos tamanhos, formas e cores, cada um com adaptações específicas ao seu habitat.A dieta dos peixes pode variar amplamente de acordo com a espécie.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

diferença dos peixes cartilaginosos e osseos
estrutura corporal
barbatanas
revestimento corporal
formato corporal
reprodução
circulação

A
  • Estrutura esquelética: Os peixes ósseos possuem de ossos, enquanto os peixes cartilaginosos tem uma cartilagem flexível.
  • Barbatanas: Os peixes ósseos possuem barbatanas rígidas, enquanto os peixes cartilaginosos têm barbatanas por cartilagem flexível.

-Respiração: Os peixes ósseos têm brânquias para respirar, enquanto os peixes cartilaginosos têm brânquias, mas também possuem órgãos acessórios chamados espiráculos, que permitem a entrada de água para as brânquias mesmo quando estão parados ou no fundo do mar.

-Revestimento do corpo: Os peixes ósseos têm uma pele coberta por escamas, enquanto os peixes cartilaginosos têm uma pele lisa com pequenas escamas dérmicas.

  • Forma do corpo: Os peixes ósseos geralmente têm uma forma de corpo mais variada, enquanto os peixes cartilaginosos tendem a ter um corpo que tem forma de fuso, mais espesso ao centro e atenuando-se em direção às extremidades
  • Reprodução: Os peixes ósseos possuem diversos métodos de reprodução, incluindo a fertilização externa ou interna, além de desenvolvimento ovíparo, ovovivíparo ou vivíparo. Já os peixes cartilaginosos são ovíparos, onde a fêmea põe ovos que são fertilizados externamente.
  • duas cavidades (uma aurícula e um ventrículo), circula apenas sangue venoso. O sangue venoso, proveniente de todo corpo, entra na aurícula, através do seio venoso.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Anfibios
aquatico e terrestre
pele permeável
metamorfose
sistema locomotor
reprodução aquatica
amniotação
dependencia aquatica
ectotermia
sistema circulatório

A
  • por terem um ciclo de vida que envolve a fase aquática e terrestre.
  • Pele permeável: A pele dos anfíbios é fina e úmida, e permite a respiração cutânea, ou seja, eles podem absorver oxigênio pela pele mesmo fora da água.
  • Metamorfose:ocorrem mudanças drásticas na forma e estrutura do corpo.
  • Sistema locomotor: possuem quatro membros, o que lhes permite se movimentar tanto na água quanto na terra. Eles possuem patas com membranas entre os dedos, o que facilita a natação.

-Reprodução aquática: A maioria dos anfíbios realiza a reprodução na água. Eles depositam os ovos em água doce, onde, após a eclosão, as larvas aquáticas se desenvolvem.

  • Amniotação: Os anfíbios não possuem a capacidade de amniotizar seus ovos(forma o saco ou cavidade amniótica em que está contido o líquido amniótico, o qual se destina a proteger o embrião contra choques e aderências)
  • Dependência da água: Embora muitos anfíbios possam viver em ambientes terrestres, eles dependem da água para se reproduzir e manter a pele úmida. A maioria dos anfíbios são encontrados em habitats úmidos, como lagoas, riachos e pântanos.
  • Ectotermia: dependem principalmente de fontes externas de calor, e sua temperatura corporal muda com a temperatura do ambiente.

-é um sistema fechado, ou seja, o sangue circula pelo corpo dentro de vasos. A circulação se dá de forma dupla (pois o sangue passa duas vezes pelo coração) e incompleta, já que o sangue venoso e o sangue arterial se misturam.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Repteis
pele escamosa
ovos amnióticos
terrestre
ectotermicos
respiração pulmonar
reprodução sexuada
escamas ou cascos
dentes subtituiveis
circulação

A
  • Pele escamosa: Os répteis possuem uma pele seca e escamosa, que ajuda a protegê-los da perda excessiva de água.
  • Ovos amnióticos: cascas duras que os protegem contra a desidratação.

-evoluiram para terra

  • ectotérmicos, o que significa que sua temperatura corporal é determinada pelo ambiente em que vivem. Eles dependem da luz solar e de outras fontes externas de calor para regular a temperatura do seu corpo.
  • Respiração pulmonar: Ao contrário dos anfíbios, que também podem respirar pela pele, os répteis possuem pulmões bem desenvolvidos para a respiração.
  • reprodução sexuada:órgãos sexuais internos e fertilização interna.
  • escamas ou cascos: proporcionando proteção e prevenindo a perda excessiva de água.

-Dentes substituíveis: Muitas espécies de répteis têm dentes substituíveis, que são constantemente substituídos ao longo de suas vidas.

-O sistema circulatório dos répteis apresentam circulação dupla (sangue passa duas vezes pelo coração para realizar um circuito completo), fechada (sangue corre exclusivamente no interior dos vasos) e incompleta (sangue rico em oxigênio encontra sangue pobre em oxigênio)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Aves
penas
asas
bico
ossos pneumáticos
metabolismo acelerado
vocalização
reprodução
visao desenvolvida
glandula uropigial
respiração eficiente
circulação

A
  • Penas: coberturas de proteção feitas de queratina. Elas ajudam na regulação da temperatura corporal e na locomoção.

-Asas:são adaptadas para voar, com estruturas ósseas e articulações especiais para suportar o voo.

  • Bico: estruturas ósseas cobertas de queratina. O formato do bico varia de acordo com a dieta da ave

-Ossos pneumáticos: que são ossos ocos preenchidos com ar. Isso torna seus corpos mais leves e facilita o voo.

  • Metabolismo acelerado: lhes permite voar e se manterem ativas o dia todo. Isso também requer uma alta ingestão de alimentos para obter energia.

-Capacidade de vocalização: As aves têm a capacidade de produzir uma grande variedade de sons, desde melodias complexas até chamados de alerta. Esses sons são usados para se comunicar, atrair parceiros, reivindicar território e avisar sobre perigos.

-Sistema de reprodução: Os ovos são incubados pelos pais até que as crias estejam prontas para nascer.

  • Visão aguçada: As aves têm uma visão muito desenvolvida, com olhos grandes e uma alta proporção de receptores de luz. Isso lhes permite identificar presas, planejar rotas de migração e evitar predadores.
  • Glândula uropigial: perto da base da cauda, que secretam substâncias oleosas usadas para impermeabilizar as penas, mantendo-as limpas e secas.
  • Respiração eficiente com sacos aéreos e pulmões que permitem a absorção máxima de oxigênio durante o voo.
  • é formado por quatro cavidades distintas: dois átrios e dois ventrículos. Nesse tipo de coração, não há mistura entre o sangue oxigenado e o rico em gás carbônico
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Mamiferos
glandulas mamarias
pelos e cabelos
respiração pulmonar
circulação
homeotermia
desenvolvimento interno

A
  • Presença de glândulas mamárias: as fêmeas produzem leite para amamentar seus filhotes.

-pelos ou cabelos: isolamento térmico, camuflagem, proteção.

-Respiração pulmonar: os mamíferos possuem pulmões bem desenvolvidos para realizar a troca gasosa e obter oxigênio do ar.

-Coração com quatro câmaras: os mamíferos possuem um coração com quatro compartimentos (duas aurículas e dois ventrículos) que permite uma melhor circulação do sangue.

  • Homeotermia: os mamíferos mantêm a temperatura do corpo estável, independentemente da temperatura do ambiente. Isso é possível graças ao metabolismo alto e a capacidade de regular a temperatura interna.
  • Desenvolvimento interno: os mamíferos possuem embriões que se desenvolvem internamente, geralmente na forma de gestação. Além disso, muitos mamíferos possuem cuidado parental, no qual os pais protegem e fornecem cuidados aos filhotes.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Características dos vírus
Parasitismo intracelular
Sem metabolismo próprio
Material genético de duas formas
Capsídeo
Especofidade de hospedeiros
Reprodução

A

-Parasitismo intracelular: eles só podem se multiplicar dentro de uma célula hospedeira. Eles se ligam às células e utilizam seu maquinário celular para se reproduzir.

-Não possuem metabolismo próprio: Os vírus não possuem metabolismo próprio, o que significa que eles não conseguem produzir energia nem realizar funções metabólicas, como a síntese de proteínas. Eles dependem das células hospedeiras para realizar essas funções.

-Material genético: Os vírus possuem um material genético, que pode ser DNA ou RNA, que é responsável por carregar as informações necessárias para sua replicação e produção de proteínas.

-Capsídeo: A maioria dos vírus possui um capsídeo, que é uma cápsula protéica que envolve o seu material genético, pode apresentar diferentes formas.

-Especifidade de hospedeiros:eles só conseguem infectar e reproduzir-se em determinadas espécies de células hospedeiras. Isso é determinado pelas proteínas presentes na superfície do vírus, que se ligam a receptores específicos nas células hospedeiras.

-Reprodução: ligação a uma célula hospedeira, a inserção de seu material genético na célula, a replicação desse material genético e a produção de novos vírus. Em alguns casos, eles podem causar danos à célula hospedeira e levar à sua morte.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Características das bactérias
Estrutura celular e singularidade em classificação
Parede celular
Cápsula
Nucleoide
retrovirus
Reprodução assexuada:fissão binária e transferencia genética
Metabolismo,2 alimentações e 2 bioenergia
Papeis ecológicos
Patogenicidade

A

-Estrutura celular: As bactérias são células procariontes, o que significa que não possuem um núcleo definido ou organelas membranosas. Elas possuem um único cromossomo circular de DNA que flutua livremente no citoplasma.

  • Parede celular: A maioria das bactérias possui uma parede celular protetora que envolve sua membrana plasmática. A composição da parede celular varia, com base na presença de peptidoglicano, um composto rígido e resistente.

-protege a célula da desidratação e de materiais tóxicos do ambiente e promove a concentração de nutrientes na superfície da célula bacteriana. Também contribui para a aderência das bactérias às células e a superfícies.

-a região onde está localizado o material genético dos organismos procariontes. Essa estrutura pode ser esférica, alongada ou apresentar formato de halteres. O nucleoide compõe-se do genoma condensado, que forma, em bactérias, o chamado cromossomo bacteriano.

-possuem genoma constituído por RNA fita simples que replicam o RNA viral por meio de um processo denominado transcrição reversa, onde moléculas de DNA dupla fita são geradas a partir de RNA, pela ação da enzima transcriptase reversa.

-Reprodução: As bactérias reproduzem-se principalmente por fissão binária, o processo pelo qual uma célula mãe se divide em duas células filhas geneticamente idênticas. Além disso, as bactérias também podem realizar a transferência horizontal de genes através da conjugação, transformação e transdução.

-Metabolismo: As bactérias possuem uma ampla variedade de modos de metabolismo. Elas podem ser autotróficas, capazes de produzir seu próprio alimento a partir de recursos inorgânicos, ou heterotróficas, obtendo energia e nutrientes de organismos vivos ou matéria orgânica em decomposição. Além disso, as bactérias podem ser aeróbicas (requerem oxigênio para sobreviver) ou anaeróbicas (capazes de sobreviver sem oxigênio).

-Papel ecológico: As bactérias têm uma variedade de papéis ecológicos importantes. Elas podem ser decompositoras, que degradam a matéria orgânica morta e a transformam em nutrientes para outros organismos. Algumas bactérias são simbióticas, vivendo em associação com outros organismos, como plantas ou animais, e fornecendo benefícios mútuos.

-Patogenicidade: Embora a maioria das bactérias seja inofensiva ou até benéfica, algumas espécies podem ser patogênicas e causar doenças em humanos, como a tuberculose, a cólera e a pneumonia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

Características dos protozoários
Apêndices locomotor
Vacúolo contrátil
Reprodução:divisão celular e conjugação
Heterótrofos
Classificação por locomoção:flagelados,ciliados,ameboides,esporozoários

A
  • se movimenta através de apêndices celulares chamados flagelos, cílios ou pseudópodes.

-a vacúolo contrátil, que lhes permite excretar o excesso de água e regular a osmose.

A reprodução pode ocorrer de forma assexuada por divisão celular ou por reprodução sexuada, através da conjugação, em que dois organismos se fundem temporariamente para trocar material genético.

-heterótrofos, o que significa que se alimentam de outros organismos ou de matéria orgânica morta. Alguns protozoários são predadores, enquanto outros são parasitas.

-Existem diferentes grupos de protozoários, classificados de acordo com sua forma de locomoção e outros caracteres, como os flagelados(flagelo em forma de chicote) ciliados, ameboides(por pseudópodes,prolongamentos do citoplasma e esporozoários(levados pelo ar)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

Viroses
Covid-19
h1n1
sarampo
poliomelite
hepatite
herpes
hiv e aids
dengue
febre amarela
chikungunya
zika
ebola
HPV

A

Algumas doenças causadas por vírus incluem:

  • COVID-19:
    invado celulas do epitelio respiratório,pois é semelhante as celulas da membrana eucariotica( ace2) sendo a sua proteina que encaixa nela chamada proteina spike,que introduz o material genético nas células,e produz outra particula viral ,e assim por diante
  • Gripe H1n1
    tem afinidade por celulas do trato respirat[orio,entrando nos receptores da membrana do trato respiratorio,e liberando rna viral, que pode ser um molde após a sintese proteica

.
- Sarampo:

Após a exposição ao vírus do sarampo, o vírus se replica no trato respiratório superior, como nariz, garganta e pulmões, antes de se espalhar para outras partes do corpo.Após isso, se desenvolve, começando no rosto e se espalhando para o resto,sendo olhos vermelhos e inflamados (conjuntivite) e manchas brancas na mucosa oral e a irritação na pele com manchas vermelhas.
- Poliomielite:
Também conhecida como paralisia infantil,
O contato direto com as fezes ou secreções de uma pessoa infectada.
Após a entrada do vírus no corpo, ele se replica nas células da garganta e do trato gastrointestinal.
O vírus então invade o sistema linfático e se dissemina para a corrente sanguínea, podendo atingir o sistema nervoso central. É nessa fase que ocorre o desenvolvimento dos sintomas mais graves da poliomelite.

Em raros dos casos, o vírus ataca células nervosas motoras localizadas na medula espinhal, no tronco cerebral ou nos nervos periféricos. Isso pode levar à paralisia parcial ou total dos músculos afetados.

  • Hepatite viral:
    A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas

-Hepatite A:
consumo de água,contato ou de alimentos contaminados com fezes de uma pessoa infectada. afeta o figado mas possui sintomas gripais .

-Hepatite B: do contato com sangue, sêmen, secreções vaginais ou saliva de uma pessoa infectada. A hepatite B também pode ser transmitida através de objetos contaminados, como lâminas de barbear ou escovas de dente.O vírus acomete o fígado e causa lesões no órgão, podendo inclusive causar a falência do mesmo ou predispor ao câncer. A hepatite B geralmente é assintomática e portanto, muitas vezes o diagnóstico é tardio, quando já existem lesões irreversíveis.

  • Hepatite C: contato com sangue contaminado.em seu estágio inicial ela não desenvolva nenhum sintoma, quando se torna grave, provoca lesões muito sérias para o fígado, aumentando o risco do desenvolvimento de cirrose(formação de nódulos no fígado e gera tecido de cicatrização em vez de células saudáveis. Como consequência, o órgão deixa de produzir bile e colesterol, regular os níveis de açúcar, metabolizar o álcool e diminuir a síntese de proteínas e fatores de coagulação) insuficiência hepática e câncer.
    -Hepatite D: apenas em pessoas que já estão infectadas com o vírus da hepatite B. A transmissão ocorre através do contato com sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada.está associada com a presença do vírus do B da hepatite para causar a infecção e inflamação das células do fígado
  • Herpes:
  • Herpes labial
    contato direto com lesões ativas de herpes labial.

-Herpes genital
principalmente através do contato sexual, incluindo relações sexuais vaginais, anais ou orais. No entanto, também é possível transmitir mesmo na ausência de lesões visíveis, pois o vírus pode estar presente na pele ou nas mucosas.

a transmissão do herpes viral pode ocorrer mesmo na ausência de sintomas visíveis. Isso é conhecido como “derramamento viral assintomático”. Durante esses períodos, o vírus ainda pode ser transmitido para outras pessoas.

Após uma infecção, o vírus do herpes pode permanecer no organismo em estado latente, sem causar sintomas. No entanto, em determinadas situações, o vírus pode se reativar e causar surtos de lesões ativas.
- HIV/AIDS:
rna sofre transcriptase reversa,e possui afinidade por leucocitos(defesa do corpo),orientando os ribossomos a realizarem sintese após fazer o dna,formando virions que atacam as celulas de defesa,, reduzindo a capacidade de defesa do corpo
- Dengue:
picada por um mosquito Aedes aegypti infectado,se torna vetor do vírus e pode transmiti-lo para outras pessoas durante as picadas subsequentes.

A infecção subsequente por um sorotipo diferente aumenta o risco de desenvolver dengue grave, também conhecida como dengue hemorrágica.
- Febre amarela:
-Ciclo silvestre: Na área silvestre, o ciclo da febre amarela envolve a transmissão do vírus entre primatas não humanos (macacos) e mosquitos silvestres. Os mosquitos se alimentam do sangue de macacos infectados e, ao picar outros macacos ou humanos, podem transmitir o vírus.

-Ciclo urbano: Na área urbana, a febre amarela é transmitida principalmente pelo mosquito aedes e o vírus pode ser transmitido para outras pessoas através das picadas subsequentes do mosquito.

Após uma picada de mosquito infectado, . Os sintomas iniciais lembram uma gripe. Em casos mais graves, a febre amarela pode progredir para uma fase tóxica, com icterícia (amarelamento da pele e dos olhos), hemorragias, insuficiências hepática e renal, podendo levar à morte.

-chikungunya
Embora a maioria dos casos de chikungunya seja autolimitada e não cause complicações graves, em alguns casos raros, principalmente em pessoas idosas ou com condições de saúde subjacentes, podem ocorrer complicações mais graves, como inflamação do coração, problemas neurológicos e problemas oculares.

-Zika
picada do mosquito aedes em pessoas infectadas e transmissão nas picadas subsequentes
Embora a maioria dos casos de zika sejam leves e autolimitados, uma infecção durante a gravidez pode levar a complicações graves no feto, como a microcefalia e outras malformações congênitas.

  • Ebola:
    O vírus Ebola é transmitido através do contato direto com fluidos corporais. A transmissão ocorre principalmente através do contato com feridas abertas na pele ou mucosas,objetos contaminados com esses fluidos ou cadáveres de pessoas que morreram de Ebola.
    Também chamada anteriormente de febre hemorrágica ebola, é uma doença com alta letalidade que se destaca por provocar sangramentos em várias partes do corpo.

papilomavírus humano (HPV)
-é a infecção sexualmente transmissível (DST) mais comum.
Muitas pessoas com HPV não desenvolvem nenhum sintoma, mas ainda podem infectar outros indivíduos pelo contato sexual. Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais ou na pele circundante.
Não há cura para o vírus, e as verrugas podem desaparecer por conta própria. O tratamento visa eliminar as verrugas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Bacterioses
Tuberculose
Pneumonia
Meningite
Gonorreia
Sífilis:primária, secundária, latente ou terciária
Conjuntivite
hansseniase ou lepra

A
  • Tuberculose: A inalação de gotículas de saliva ou secreções respiratórias de uma pessoa infectada por meio da tosse, espirro ou fala,que pode se instalar nos pulmões e causar uma infecção. No entanto, nem todas as pessoas infectadas desenvolverão a doença ativa. Algumas podem apresentar apenas a infecção latente, onde o bacilo está presente no organismo, mas não provoca sintomas.

A tuberculose ativa geralmente afeta os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos, como a laringe, os linfonodos, os rins, a espinha ou o cérebro.

-Pneumonia bacteriana:
-quando bactérias infectam os pulmões, resultando em inflamação nos sacos de ar dos pulmões (alvéolos). As bactérias geralmente são transportadas pelo ar e inaladas, entrando nos pulmões e causando infecção.

A infecção geralmente começa nos brônquios e se espalha para os alvéolos, onde as bactérias se multiplicam e causam danos aos tecidos pulmonares.

Em alguns casos graves, a pneumonia bacteriana pode levar a complicações, como sepse (infecção generalizada), derrame pleural (acúmulo de líquido entre as membranas do pulmão) ou abscesso pulmonar.

-Meningite bacteriana:
A meningite bacteriana ocorre quando bactérias invadem as meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa infecção geralmente acontece quando há uma disseminação bacteriana a partir de outro local do corpo, como os pulmões, o trato urinário ou o ouvido.
Se não for tratada rapidamente, a infecção pode levar a complicações graves, e até mesmo à morte.

-Gonorréia:
é uma das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais comuns em todo o mundo, pode afetar tanto homens quanto mulheres.
A transmissão da gonorréia ocorre principalmente por meio do contato sexual desprotegido, seja oral, vaginal ou anal, com uma pessoa infectada. A bactéria pode ser transmitida mesmo que não haja ejaculação ou penetração completa.
. No entanto, é importante notar que muitas pessoas infectadas podem não apresentar sintomas.
Os sintomas podem variar entre homens e mulheres. Em mulheres, podem incluir dor ou ardência ao urinar, aumento do corrimento vaginal, sangramento entre os períodos menstruais e dor durante as relações sexuais. Já nos homens, os sintomas podem incluir dor ou ardência ao urinar, corrimento do pênis e dor ou inchaço nos testículos.

-Sífilis:
é uma doença sexualmente transmissível. A infecção ocorre principalmente por meio do contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada. Isso pode incluir o sexo vaginal, anal ou oral.

A bactéria pode entrar no corpo através de pequenas lesões na pele ou membranas mucosas, como as encontradas nos órgãos genitais, ânus, boca e lábios. A sífilis também pode ser transmitida da mãe infectada para o feto durante a gravidez, conhecida como sífilis congênita.

Após a infecção, a bactéria se espalha pelo corpo através da corrente sanguínea e pode afetar vários órgãos e tecidos. Existem diferentes estágios da sífilis, cada um com sintomas específicos:

  • Sífilis primária: uma ferida indolor, chamada de chancre, geralmente aparece no local de entrada da bactéria, como os genitais, ânus ou boca. O chancre costuma desaparecer espontaneamente em algumas semanas, mesmo sem tratamento.

-Sífilis secundária: algumas semanas após o aparecimento do chancre. Nessa fase, podem surgir manchas avermelhadas no corpo.Esses sintomas também podem desaparecer espontaneamente, mas a infecção continua no corpo.

-Sífilis latente: a bactéria permanece no corpo, mas não causa sintomas visíveis. A sífilis latente pode durar anos, e durante esse período a pessoa infectada pode transmitir a doença para outras pessoas.

-Sífilis terciária: É a forma mais grave da doença e pode se desenvolver após vários anos de infecção. Nesta fase, a sífilis pode afetar o coração, cérebro, ossos, articulações e outros órgãos, causando problemas graves de saúde.

-Conjuntivite bacteriana:
bactérias causadoras da infecção entram em contato direto com a conjuntiva, a membrana mucosa que reveste a parte interna das pálpebras e a superfície do globo ocular.
Contato direto com secreções oculares de uma pessoa infectada, e objetos ou gotículas de secreção .Uma vez que as bactérias alcançam a conjuntiva, elas começam a se multiplicar e causar inflamação.

Lepra
-A transmissão ocorre através das vias aéreas, afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.
Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Protozoozes
Malária
Doença de Chagas
Toxoplasmose
amebiase
Giardiase
Leishmaniose

A

-Malária:
é transmitido para os seres humanos pela picada do mosquito fêmea infectado. Após a picada do mosquito infectado, os parasitas entram na corrente sanguínea e se dirigem para o fígado, onde se multiplicam e amadurecem. Após essa fase, os parasitas são liberados na corrente sanguínea novamente, invadindo os glóbulos vermelhos, onde se multiplicam rapidamente.
Durante a multiplicação nos glóbulos vermelhos, os parasitas causam a sua destruição. Esse processo libera toxinas no sangue, causando os sintomas.
Após a multiplicação nos glóbulos vermelhos, os parasitas se formam em estruturas chamadas de esporozoítos, que são novamente ingeridas por mosquitos. Quando o mosquito pica outra pessoa saudável, os esporozoítos são liberados na corrente sanguínea, iniciando um novo ciclo de infecção.

-Doença de Chagas:
também conhecida como tripanossomíaseana.

Quando do inseto barbeiro infectado pica uma pessoa, ele defeca próximo ao local da picada, e o parasita é eliminado junto com as fezes. A pessoa infectada pode se contaminar ao coçar a picada e levar o parasita para a pele ou para as mucosas, como os olhos ou a boca. Também é possível se contaminar ao ingerir alimentos contaminados com as fezes do inseto infectado, quando o parasita entra em contato com a pele lesionada ou mucosas do trato digestivo.

Após a infecção, o parasita penetra nas células do organismo e começa a se multiplicar, podendo se espalhar para diferentes tecidos e órgãos.
tem duas fases: a fase aguda e a fase crônica.

Na fase aguda: que pode durar algumas semanas ou meses. Nessa fase, o parasita pode ser encontrado no sangue, o que permite o diagnóstico através de exames laboratoriais. tratamento visa reduzir a multiplicação do parasita

Na fase crônica:que pode durar anos ou décadas, a maioria das pessoas não apresenta sintomas. No entanto, o parasita continua presente no organismo, principalmente no coração, no esôfago e nos músculos do tubo digestivo,, a doença pode se manifestar de forma grave, causando problemas cardíacos, digestivos ou neurológicos, dependendo do órgão afetado.o objetivo é controlar os sintomas e reduzir as complicações.

-Toxoplasmose:
Ingestão de alimentos contaminados: A forma mais comum. Isso ocorre principalmente ao consumir carne crua ou mal cozida, que podem ser portadores do parasita.
Contato com fezes de gatos: O gato é o hospedeiro definitivo e elimina os oocistos do parasita em suas fezes. A transmissão pode ocorrer quando uma pessoa entra em contato com as fezes contaminadas e, em seguida, ingere inadvertidamente o parasita ao levar as mãos sujas à boca.

-Transmissão congênita:transmitida da mãe para o feto durante a gravidez. Isso ocorre quando uma mulher grávida adquire a infecção pela primeira vez durante a gestação ou quando uma infecção pré-existente é reativada.

-Transfusão de sangue ou transplante de órgãos: Em casos raros, por meio de transfusões de sangue ou transplantes de órgãos de doadores que têm a infecção.

Uma vez que é ingerido, ele se replica nas células do intestino delgado e se espalha para outros tecidos e órgãos através do sistema linfático e sanguíneo. Em casos mais graves, como a toxoplasmose congênita, podem ocorrer problemas neurológicos, e até problemas cardíacos e pulmonares.

Amebíase:
A amebíase ocorre quando uma pessoa ingere água ou alimentos contaminados, que é um parasita unicelular. Essa ameba pode estar presente em fezes humanas ou de animais infectados.
Após a ingestão do parasita, ele chega ao intestino grosso, onde se reproduz. A maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas, porém algumas podem desenvolver uma infecção intestinal aguda, que pode causar diarreia, cólicas abdominais e fezes com sangue ou muco.
Em casos mais graves, a ameba pode invadir a parede do intestino e se espalhar para outros órgãos, causando abscessos hepáticos (no fígado), pulmonares (nos pulmões) e cerebrais (no cérebro). Isso pode levar a complicações sérias, como perfuração intestinal, hemorragia e até mesmo a morte..

Giardíase:
infecção ocorre quando uma pessoa ingere água ou alimentos contaminados com as fezes de uma pessoa ou animal infectado.
A Giardia lamblia é um parasita que se aloja no intestino delgado humano e forma cistos resistentes..

Uma vez ingerida, a Giardia lamblia se fixa nas paredes do intestino delgado e causa uma série de sintomas,que podem variar de leves a graves, e a infecção pode durar de algumas semanas a vários meses.

Leishmaniose:
Quando o mosquito infectado pica uma pessoa ou animal, ele injeta os parasitas junto com sua saliva. Os parasitas são então transportados para a corrente sanguínea da pessoa ou animal infectado.
Uma vez dentro do organismo, os parasitas se multiplicam dentro das células do sistema imunológico, como macrófagos e células dendríticas. Isso resulta em uma resposta imunológica inflamatória, causando os sintomas característicos da doença.

Existem três formas principais de leishmaniose: A leishmaniose cutânea é o tipo mais comum e causa lesões na pele que podem ser ulcerativas e desfigurantes. A leishmaniose mucocutânea afeta principalmente a região do nariz e garganta, causando danos aos tecidos moles e cartilagens nessas áreas. Já a leishmaniose visceral é a forma mais grave da doença, afetando os órgãos internos, como o fígado, o baço e a medula óssea.

A doença é mais comum em regiões tropicais e subtropicais, onde os mosquitos transmissores são encontrados em grande quantidade.

Além da transmissão por picadas de mosquitos, a leishmaniose também pode ser transmitida por transfusão de sangue contaminado, compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gravidez.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Fungos
nutrição heterotrofica
parede celular com quitina
hifas
assexuada e sexuada
reprodução sexuada
reprodução assexuada
importancia economica
patogenicidade
simbiose

A

-Nutrição heterotrófica: Os fungos não são capazes de fazer a fotossíntese, portanto, obtêm seus nutrientes de outros organismos ou matéria orgânica morta.Eles são decompositores, desempenhando um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas através da decomposição da matéria orgânica.

-Parede celular de quitina: A parede celular dos fungos é composta por quitina, um polissacarídeo que confere rigidez e proteção às células fúngicas.

-Hifas:filamentos de celulas,promovem a fixação do fungo no solo e nos estágios reprodutivos,podem brotar do solo formando uma estrutura de frutificação que são popularmente conhecidas como cogumelos, que também apresentam estruturas específicas

  • A reprodução sexuada envolve a fusão de duas hifas compatíveis e a formação de esporos.
  • A reprodução assexuada ocorre através da produção e dispersão de esporos idênticos ao organismo progenitor.

-Importância econômica: são utilizados na produção de alimentos, como leveduras para fermentação de pães e bebidas alcoólicas. Outros fungos são utilizados na produção de antibióticos, como a penicilina.

-Patogenicidade: Alguns fungos podem ser patogênicos e causar doenças em plantas, animais e seres humanos.

  • Simbiose: Alguns fungos vivem em simbiose com outros organismos, como plantas. Nas micorrizas, por exemplo, os fungos estabelecem uma associação mutualística com as raízes das plantas, fornecendo nutrientes em troca de compostos orgânicos produzidos pelas plantas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Algas
autotrofos
pigmentação
celulas eucarioticas
reprodução por divisão e por fusão
importância ecológica
utilização humana

A
  • autotróficos, o que significa que são capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese.

-Pigmentação: as algas possuem pigmentos que conferem cores diferentes, como verde, vermelho, marrom ou azul. Esses pigmentos são responsáveis ​​pela absorção da luz solar durante a fotossíntese.

-Células eucarióticas: as algas são compostas por células eucarióticas, ou seja, possuem um núcleo definido e organelas membranosas.

  1. Parede celular: as algas possuem uma parede celular composta principalmente por celulose, que fornece suporte estrutural e proteção.

-Reprodução: as algas podem se reproduzir de forma assexuada, através da divisão celular ou formação de esporos, e de forma sexual, através da fusão de gametas.

-Importância ecológica: produzem uma grande quantidade de oxigênio através da fotossíntese. Além disso, elas também são uma importante fonte de alimento para diversos organismos marinhos.

  • Utilização humana: as algas têm sido utilizadas pelo ser humano de diversas formas, como na alimentação (algas marinhas comestíveis), na produção de cosméticos e medicamentos, na indústria de alimentos (como espessantes e estabilizantes) e até mesmo na produção de biocombustíveis .
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

repiração cutanea

A

é o processo pelo qual algumas espécies de animais realizam troca gasosa através da pele ou da sua superfície corporal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

respiração traqueal
espiraculos

A

é comum em alguns artrópodes, como os insetos. Nesse tipo de respiração, a troca gasosa ocorre através de tubos ocos que se ramificam pelo corpo do animal e recebem o nome de traqueia. Essas estruturas comunicam-se com o exterior através de uma região conhecida como espiráculos.

28
Q

plasmodesmos

A

interligação entre membranas de células vizinhas que criam pontes citoplasmáticas. Ocorrem somente em células vegetais.

29
Q

animais protostomios e deuterostomios

A

Protostômios:boca primeiro
- Artrópodes
- Moluscos
-Anelídeos
-Platelmintos
-nematelmintos
Deuterostômios:anus primeiro
- Equinodermos
-Cordados: inclui peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, incluindo os seres humanos.

30
Q

segmentados (possuem corpos compostos por segmentos repetidos) e assegmentados(resto)

A

segmentados
- Anelídeos
- Artrópodes
-alguns cordados

31
Q

tipos de moluscos
bivalves
cefalópodes
gastropodes

A

Bivalves
- Concha em duas partes:
valvas
-Corpo mole: está contido dentro da concha.
- são organismos filtradores. Eles possuem brânquias especializadas que são usadas para extrair alimentos da água.
- possuem um pé muscular que é usado para cavar na areia, se fixar em substratos ou se movimentar lentamente.
Cefalópodes
- possuem uma cabeça bem desenvolvida e distintamente separada do resto do corpo. A cabeça contém olhos grandes e complexos, boca e tentáculos.

-Tentáculos e braços ao redor da boca. Os tentáculos são longos e geralmente possuem ventosas para capturar presas e manipular objetos. Os braços são mais curtos e podem ter ventosas ou ganchos.

-Eles usam jatos de água para se moverem rapidamente, expelindo água através de uma abertura chamada sifão. Além disso, você não pode nadar usando movimentos ondulatórios de suas barbatanas.
-Quando ameaçados, eles podem liberar uma nuvem de tinta escura para confundir seus predadores e escapar.
-um cérebro bem desenvolvido em relação a outros moluscos. têm capacidades de aprendizado e memória surpreendentes.
Gastrópodes
-Concha em espiral que cresce continuamente ao longo da vida do animal.
Pé muscular: usado para se locomover por meio de uma combinação de contrações musculares e de muco, que ajuda a reduzir o atrito com o substrato.
- Cabeça com tentáculos: com olhos ou órgãos sensoriais para detectar o ambiente e se alimentar.
- Rádula: Os gastrópodes possuem uma estrutura chamada rádula, que é uma espécie de “língua” raspadora e ajudar na alimentação.

32
Q

metazoarios

A

animais multicelulares, ou seja, organismos que possuem mais de uma célula. começa pelos cnidários

33
Q

espículas

A

elementos esqueléticos compostos de cálcio ou de silíca, que fazem parte do esqueleto dos poríferos

34
Q

celulas urticantes

A

celulas que ficam nos tentáculos

35
Q

celenterados sinonimo

A

cnidários

36
Q

corais

A

cnidários

37
Q

taenia soluim causa

A

cisticercose

38
Q

umbo sinonimo para

A

concha

39
Q

tipos de metamorfoses
homometabolia ou completa
hemimetabolia ou incompleta
gradual
estágio unico

A

. Metamorfose completa (holometabolia):
Nesse processo, o animal passa por quatro estágios diferentes: ovo, larva, pupa e adulto. Cada etapa possui características morfológicas e ecológicas diferentes. A larva é frequentemente uma forma de alimentação ativa, enquanto a pupa é uma fase de transformação, em que ocorrem mudanças internas para a formação do adulto.

  • Metamorfose incompleta (hemimetabolia):
    . Nesse caso, o animal passa por três etapas: ovo, ninfa e adulto. A ninfa se parece com o adulto, mas é menor e não possui as desenvolvidas. Conforme a ninfa cresce, ela passa por sucessivas mudas até atingir a forma adulta.
    Metamorfose gradual:
    . Nesse processo, o animal passa por mudanças graduais em sua forma e estrutura corporal, geralmente à medida que se desenvolve da fase larval para a fase adulta.

-Metamorfose de estágio único: Alguns animais passam por metamorfose apenas durante uma fase de sua vida.

40
Q

filos com
endoesqueleto:
esqueleto interno revestido por tecidos
exoesqueleto:
uma estrutura esquelética que se localiza fora do corpo do ser vivo

A

endo:
-Cordados
-equinodermos
exo
Os artrópodes
Os moluscos

41
Q

poliquetos

A

tipo de anelideo

42
Q

respirações de cada filo

A

-Filo Porifera (Esponjas): . A troca gasosa ocorre por difusão através direta das células do corpo.

-Filo Cnidaria (Cnidários): . A troca gasosa ocorre por difusão através da parede do corpo.

-Os platelmintos e nemaltemintos difusão através da parede do corpo.

  • Filo Annelida (Anelídeos) brânquias ou por difusão direta através da pele.

-Filo Arthropoda (Artrópodes): Os artrópodes possuem um sistema de proteção variado, dependendo do grupo,principalmente de traqueias,porém alguns tem brânquias e difusão

  • Filo Mollusca (Moluscos): Os moluscos têm diferentes formas de respiração, dependendo do grupo,mas sempre branquial

-Filo Chordata (Cordados): Os cordados, incluindo peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, normalmente possuem brânquias na fase larval e, em seguida, respiram por meio de pulmões na fase adulta.

43
Q

quilópodes

A

centopeia ou lacraia,artropode

44
Q

diplopodes

A

tipo uma lacraia,artropodes

45
Q

quelicerados

A

formiguinhas e insetos pequenos,artropodes

46
Q

escariobe é doença causada por

A

fungos

47
Q

cordão nervoso dorsal são dos

A

cordados

48
Q

vaso sanguineo ventral e dorsal são caracteristicas dos

A

anelideos

49
Q

órgãos excretores e produtos nitrogenados excretados

A

-Filo Porifera (Esponjas): sem orgão especializado. A eliminação de resíduos nitrogenados ocorre principalmente por difusão através das células do corpo.

-Os cnidários possuem células especializadas em chamadas cnidócitos, que podem liberar toxinas ou capturar presas. Através do processo de difusão, os resíduos nitrogenados, principalmente amônia, são eliminados do corpo dos cnidários.

  • (Platelmintos): Os platelmintos possuem células especializadas em chamadas células-flama, que estão envolvidas na excreção de resíduos nitrogenados, principalmente amônia.

-Filo Annelida (Anelídeos): Os anelídeos possuem órgãos excretores chamados de metanefrídios. Esses órgãos são semelhantes aos rins primitivos e estão envolvidos na excreção de resíduos nitrogenados, principalmente amônia.

  • Filo Arthropoda (Artrópodes): Os artrópodes possuem órgãos excretores chamados de túbulos de Malpighi. Esses túbulos estão envolvidos na excreção de resíduos nitrogenados, principalmente ácido úrico.
  • Filo Mollusca (Moluscos): Os moluscos possuem órgãos excretores chamados de nefrídios. Esses órgãos estão envolvidos na excreção de resíduos nitrogenados, principalmente amônia ou uréia, dependendo do grupo de moluscos.

-Filo Chordata (Cordados): Os cordados possuem órgãos excretores chamados de enxaguatórios. Esses enxágues são responsáveis ​​pela excreção de resíduos nitrogenados, principalmente na forma de uréia ou ácido úrico, dependendo do grupo de cordados.

50
Q

coleópitos

A

besouros,artropodes

51
Q

sistemas circulatórios

A
  • Filo Porifera ;não possuem um sistema circulatório verdadeiro. A troca de nutrientes e gases ocorre por difusão direta através das células do corpo.
  • Os cnidários possuem um sistema circulatório simples chamado de sistema gastrovascular. Esse sistema consiste em uma cavidade central, conhecida como cavidade gastrovascular, que se ramifica pelo corpo do animal. A circulação de nutrientes e gases ocorre por difusão através dessa cavidade.
  • Os platelmintos também não possuem um sistema circulatório completo. A troca de nutrientes e gases ocorre por difusão direta através das células do corpo.

-Os anelídeos possuem um sistema circulatório fechado, onde o sangue é bombeado por um vaso sanguíneo principal, chamado de vaso dorsal. O sangue circula pelo vaso dorsal e é distribuído para o corpo através de vasos sanguíneos menores. Além disso, os anelídeos possuem órgãos de proteção especializados, como brânquias ou a pele, que estão envolvidos na troca gasosa.

  • Os artrópodes possuem um sistema circulatório aberto, onde o sangue, chamado de hemolinfa, é bombeado por um coração tubular. A hemolinfa circula livremente pelos espaços do corpo, chamados de hemoceles, e banha os órgãos diretamente. A troca de nutrientes e gases ocorre por difusão através dos tecidos. Alguns artrópodes, como os insetos, também possuem órgãos respiratórios especializados, como traqueias, que estão envolvidos na troca gasosa.
  • Os moluscos possuem um sistema circulatório aberto ou fechado, dependendo do grupo. Alguns moluscos, como caramujos e caracóis, possuem um sistema circulatório aberto, onde a hemolinfa é bombeada por um coração e circula livremente pelos espaços do corpo. Outros moluscos, como polvos e lulas, possuem um sistema circulatório fechado, onde o sangue é bombeado por um coração e circula por vasos sanguíneos. A troca de nutrientes e gases ocorre por difusão através dos tecidos. Além disso, os moluscos aquáticos possuem brânquias especializadas para a troca gasosa.
  • Os cordados possuem um sistema circulatório fechado, onde o sangue é bombeado por um coração. Os peixes possuem um coração de duas câmaras (um átrio e um ventrículo), enquanto os anfíbios, répteis, aves e mamíferos possuem um coração de quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos). O sangue circula por vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e capilares, para fornecer nutrientes e oxigênio aos tecidos. A troca de gases ocorre nos pulmões (em animais terrestres) ou nas brânquias (em animais aquáticos).
52
Q

embriologia dos filos

A
  • As esponjas possuem um desenvolvimento embrionário relativamente simples. Após a fertilização, ocorre a formação de uma massa de células chamada mórula.Em seguida, ocorre a formação de uma cavidade central, conhecida como blastocele, e a mórula se transforma em uma estrutura oca chamada blástula. A partir daí, ocorre a formação de camadas de células e a diferenciação dos diferentes tipos de células do corpo da esponja.

-Os cnidários possuem um desenvolvimento embrionário que envolve a formação de duas camadas de células, conhecidas como ectoderma e endoderma. Após a fertilização, ocorre a formação de uma estrutura oca chamada blástula. Em seguida, ocorre a formação de uma abertura na blástula chamada blastóporo, que dá origem à boca do animal. O embrião passa por um processo de gastrulação, onde as camadas de células se rearranjam e formam uma cavidade interna chamada gastrocele, que se torna a cavidade gastrovascular dos cnidários.

  • Os platelmintos possuem um desenvolvimento embrionário que também envolve a formação de duas camadas de células, o ectoderma e o endoderma. Após a fertilização, ocorre a formação de uma blástula, que se transforma em uma estrutura oca chamada gástrula. A partir daí, ocorre a formação de um tubo digestivo primitivo e a diferenciação das tecidos e órgãos do corpo do platelminto.

-Os anelídeos possuem um desenvolvimento embrionário que envolve a formação de três camadas de células, conhecidas como ectoderma, mesoderma e endoderma. Após a fertilização, ocorre a formação de uma blástula, que se transforma em uma estrutura oca chamada gástrula. A partir daí, ocorre a formação de um tubo digestivo primitivo, um sistema nervoso e a segmentação do corpo, que é uma característica distintiva dos anelídeos.

  • Os artrópodes possuem um desenvolvimento embrionário que envolve a formação de três camadas de células, o ectoderma, mesoderma e endoderma. Após a fertilização, ocorre a formação de uma blástula, que se transforma em uma estrutura chamada gástrula. A partir daí, ocorre a formação de um tubo digestivo primitivo e a diferenciação dos diferentes segmentos do corpo do artrópode.

-Os moluscos possuem um desenvolvimento embrionário que envolve a formação de três camadas de células, o ectoderma, mesoderma e endoderma. Após a fertilização, ocorre a formação de uma blástula, que se transforma em uma estrutura chamada gástrula. A partir daí, ocorre a formação de um tubo digestivo primitivo, um sistema nervoso e a diferenciação dos diferentes órgãos e tecidos do corpo do molusco.

-Os cordados possuem um desenvolvimento embrionário que envolve a formação de três camadas de células, o ectoderma, mesoderma e endoderma. Após a fertilização, ocorre a formação de uma blástula, que se transforma em uma estrutura chamada gástrula. A partir daí, ocorre a formação de um tubo neural, uma notocorda e fendas faríngeas, que são características distintivas dos cordados.

53
Q

Cordados
notocorda
tubo neural
fendas faringeas
cordão nervoso dorsal
cauda pós anal
sistema circulatório
endoesqueleto

A
  • Notocorda: Os cordados possuem uma estrutura de suporte chamada notocorda, que está presente em algum estágio do desenvolvimento embrionário. A notocorda é uma haste flexível e metálica localizada no eixo dorsal do corpo, abaixo do tubo neural. Ela fornece suporte estrutural e serve como ponto de ancoragem para os músculos.

-Tubo Neural: Os cordados possuem um tubo neural, que é uma estrutura nervosa oca que se desenvolve a partir do ectoderma dorsal. O tubo neural se torna o sistema nervoso central, que inclui o cérebro e a medula espinhal.

  • Fendas Faríngeas: Os cordados possuem fendas faríngeas, que são aberturas na região da faringe. Essas fendas podem se desenvolver em estruturas especializadas, como brânquias em animais aquáticos, ou podem se modificar em outras estruturas, como as mandíbulas em vertebrados.

-Cordão Nervoso Dorsal: Os cordados possuem um cordão nervoso dorsal, que é uma estrutura nervosa que percorre o corpo dorsalmente. Esse cordão nervoso é formado pelo tubo neural e é responsável pela coordenação das funções nervosas e motoras.

-Cauda Pós-anal: Os cordados possuem uma extensão posterior ao ânus, chamada de cauda pós-anal. Essa cauda pode ser encontrada em algum estágio do desenvolvimento embrionário ou em estágios posteriores da vida em alguns grupos de cordados.

-Sistema Circulatório: A maioria dos cordados possui um sistema circulatório fechado, onde o sangue é bombeado por um coração para circular por vasos sanguíneos, fornecendo oxigênio e nutrientes às tecidos do corpo.

-Endoesqueleto: Muitos cordados possuem um esqueleto interno, chamado de endoesqueleto, que fornece suporte e proteção aos órgãos internos. Esse endoesqueleto pode ser composto por cartilagem ou osso.

54
Q

ciclo lítico
ciclo lisogenico

A

O ciclo lítico consiste em várias etapas:
- Adsorção: O vírus se liga à superfície da célula hospedeira através de proteínas específicas que se ligam a receptores na membrana da célula.

  • Penetração: O vírus injeta seu material genético (DNA ou RNA) na célula hospedeira.
  • Síntese: O material genético viral assume o controle da maquinaria de síntese da célula hospedeira e utiliza seus recursos para produzir novos componentes virais.

-Montagem: Os componentes virais são montados em novas partículas virais, chamadas de viriões.

  • Liberação: A célula hospedeira é lisada (rompida) e as novas partículas virais são liberadas para infectar outras células.

No ciclo lisogênico,
o vírus invade a célula hospedeira e integra seu material genético ao genoma da célula hospedeira. O vírus é chamado de provírus nesse estágio.
Durante a fase lisogênica, o material genético viral é replicado juntamente com o DNA da célula hospedeira, sem causar a perda da célula.
O ciclo lisogênico pode durar um longo período de tempo, como o provírus sendo transmitido para as células filhas durante a divisão celular.
No entanto, em resposta a certos estímulos, como estresse ou danos ao DNA da célula hospedeira, o provírus pode se separar do genoma da célula hospedeira e entrar no ciclo lítico, onde ocorre a replicação viral e a lise da célula hospedeira.

55
Q

micoses

A

são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelo

56
Q

microbiotas

A

consiste numa grande variedade de bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos unicelulares que habitam no nosso organismo

57
Q

vacina triplice

A

é um imunizante atenuado feito a partir dos vírus que foram “enfraquecidos” e modificados e, por isso, não são capazes de causar a doença. Sua função é proteger as pessoas contra o sarampo,caxumba e rubeola

58
Q

ametábolos

A

um tipo de crescimento ou ciclo de vida em que não ocorre metamorfose. Os insectos recém nascidos possuem já um corpo semelhante ao dos adultos, apresentando apenas os órgãos reprodutores pouco desenvolvidos

59
Q

quelonios

A

tartarugas

60
Q

trypanosoma cruzi

A

doença de chagas

61
Q

envelope viral é composto

A

bicamada de fosfolipídios

62
Q

A Organização Mundial de Saúde recomenda hábitos de higiene para prevenção da contaminação ao SARS-CoV-2, incluindo lavar com frequência as mãos com água e sabão justifica a recomendação apresentada no texto.

A

O envelope viral contém fosfolipídios, que são moléculas que apresentam afinidade por substâncias polares e por substâncias apolares (diz-se que os fosfolipídios são moléculas anfipáticas = anfifílicas). Ao usar água e sabão, os fosfolipídios do envelope viral ligam-se à água (caráter polar) e ao sabão (que possui uma longa extremidade apolar), o que causa a desestruturação do envelope viral.

63
Q

amonia

A

m composto químico constituído por um átomo de nitrogênio e por três átomos de hidrogênio
produto químico perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. Caso seja inalada, pode causar tosse, chiado no peito, falta de ar, asfixiar e queimar as vias aéreas superiores, é um gás muito tóxico.

64
Q

ácido úrico

A

um composto orgânico de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio é um resíduo gerado em decorrência da degradação de purinas, as quais são utilizadas para a diferentes processos metabólicos no organismo.
O ácido úrico é encontrado na urina em pequenas quantidades (o produto de excreção principal é a ureia). Em alguns animais, como aves e répteis é o principal produto de eliminação, e é expulso com as fezes

65
Q

Ureia

A

um composto orgânico de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio
é uma substância produzida pelo fígado que permite analisar o funcionamento não só do fígado, como também principalmente dos rins

66
Q

dna extranuclear
organelas
planta
fungo
animal

A

O DNA extranuclear pode ser encontrado em duas organelas citoplasmáticas, as mitocôndrias e os cloroplastos. Em uma planta, existem as duas organelas, enquanto que fungos e animais apresentam apenas as mitocôndrias.
mitocondrias e plastos
mitocondrias
mitocondrias

67
Q
A