Windows Flashcards
No MS-Windows 7, em sua configuração padrão, três usuários selecionaram, em instantes diferentes, o arquivo Teste.txt armazenado em uma pasta, e cada um executou a seguinte sequência de comandos:
Usuário 1: CTRL + C, CTRL + V
Usuário 2: CTRL + X, CTRL + V
Usuário 3: CTRL + C, CTRL + V, CTRL + Z
Sobre essas ações, é correto afirmar que para o Usuário
a) 1 foi gerado o arquivo Teste (1).txt no mesmo diretório.
b) 1 surgiu uma caixa de diálogo com a mensagem contendo “Os nomes de arquivos de origem e de destino são iguais.” e os botões “Ignorar” e “Cancelar”.
c) 2 foi gerado o arquivo Teste-Copia.txt no mesmo diretório.
d) 3 surgiu uma caixa de diálogo com a mensagem contendo “Os nomes de arquivos de origem e de destino são iguais.” e o botão “Cancelar”.
e) 3 foi gerado o arquivo Teste-Copia.txt no mesmo diretório, e, em seguida, essa cópia foi desfeita.
Letra E..
Quando uma pasta ou um arquivo é criado, o Windows 7, em português, atribui permissões padrão a esse objeto ou o criador pode atribuir permissões específicas. Ler é a permissão mínima necessária para exibir permissões efetivas. Para um usuário exibir permissões efetivas de arquivos e pastas, ele deve inicialmente
− Clicar com o botão direito do mouse no arquivo ou na pasta, clicar em Propriedades e clicar na guia ..I.. .
− Clicar em …II.. .
− Na caixa de diálogo que se abre, clicar na guia Permissões Efetivas e fazer a seleção desejada.
As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas com
a) Permissões – Avançadas
b) Permissões – Permissões Especiais
c) Geral – Permissões Especiais
d) Permissões – Auditoria
e) Segurança – Avançadas
E.
Quando uma pasta ou um arquivo é criado, o Windows 7 em português atribui permissões padrão a esse objeto. Modificar é a permissão mínima necessária para concluir esse procedimento. Para um usuário definir, exibir, alterar ou remover permissões de arquivos e pastas deve-se, inicialmente:
− Clicar com o botão direito do mouse no arquivo ou na pasta para o qual deseja definir permissões, clicar em Propriedades e clicar na guia I .
− Clicar em II para abrir a caixa de diálogo Permissões para .
As lacunas I e II são, correta e respectivamente, preenchidas com
a) Compartilhamento – Compartilhar
b) Geral – Escolher Arquivo
c) Segurança – Editar
d) Geral – Atributos
e) Compartilhamento – Adicionar
C
Em uma situação hipotética, Pedro, Técnico responsável pela administração dos computadores do TRE-SP, deve gerenciar a cota de disco para os usuários dos computadores com sistema operacional Windows 7. Para isso, ele deve clicar no botão Iniciar,
a) selecionar Painel de Controle, clicar com o botão esquerdo do mouse em Ferramentas Administrativas, selecionar Gerenciamento do computador, clicar sobre Gerenciamento de disco, selecionar a guia Cota e prosseguir com a configuração.
b) clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone Computador, selecionar Gerenciar, clicar sobre Gerenciamento de disco, selecionar a guia Cota e prosseguir com a configuração.
c) selecionar Painel de Controle, clicar com o botão esquerdo do mouse em Ferramentas Administrativas, selecionar Gerenciamento de Dispositivo, clicar sobre Armazenamento, selecionar a guia Cota e prosseguir com a configuração.
d) selecionar o item Computador, clicar com o botão direito do mouse sobre o disco que se quer gerenciar a cota, selecionar Propriedades, clicar sobre a guia Cota e prosseguir com a configuração.
e) selecionar Painel de Controle, clicar com o botão esquerdo do mouse em Contas de Usuário, clicar sobre Gerenciamento de perfil, clicar sobre a guia Disco e prosseguir com a configuração de Cota.
D.
O usuário de um computador com sistema operacional Windows 7 solicitou ao Técnico a alteração do programa padrão para abrir o arquivo com extensão pdf. Para efetuar essa alteração o Técnico deve clicar
a) no botão Iniciar, escolher Programas, clicar em Programas Padrão e escolher a guia Abrir com para alterar.
b) com o botão direito do mouse sobre um arquivo com extensão pdf, clicar em Propriedades, escolher a guia Aplicativos e selecionar a guia Abrir com para alterar.
c) no botão Iniciar, escolher Painel de Controle, clicar em Programas e Recursos e escolher a guia Programa padrão para alterar.
d) com o botão direito do mouse sobre um arquivo com extensão pdf, clicar em Propriedades e escolher a guia Geral para alterar.
e) no botão Iniciar, escolher Painel de Controle, clicar em Programas e escolher Padrão para alterar.
D
Acerca das diversas versões do Windows 7, quais dessas foram projetadas para reconhecer um processador físico e quais reconhecem dois processadores físicos?
Reconhecem um processador físico: Home Basic, Starter e Home Premium.
Reconhecem dois processadores físicos: Enterprise, Ultimate e Professional.
Um usuário está com problemas de configuração em um computador com o Windows 7 Professional em português, e deseja permitir que um especialista em informática da empresa onde trabalha, conectado na mesma rede interna, acesse seu computador remotamente para resolver os problemas. O computador desse usuário já está configurado adequadamente para permitir conexões de assistência remota. Para o especialista se conectar ao computador deste usuário por meio da abertura de conexão de área de trabalho remota ele deverá, no computador onde está, clicar no botão Iniciar, na opção
a) Todos os Programas, na opção Acessórios e em Conexão de Área de Trabalho Remota. Na caixa de diálogo que se abre, no campo Computador, deverá digitar o nome do computador do usuário e clicar no botão Conectar.
b) Ajuda e Suporte e na opção Área de Trabalho Remota. Na caixa de diálogo que se abre, deverá selecionar o nome do computador do usuário na caixa de combinação Computador e clicar no botão Conectar.
c) Conectar a um Computador da Rede. Na caixa de diálogo que se abre, no campo Computador, deverá digitar o endereço IP do computador do usuário e clicar no botão Conectar.
d) Configurações de rede e na opção Conexão Remota. Na caixa de diálogo que se abre, deverá selecionar o nome do computador do usuário na caixa de combinação Conectar com e clicar no botão Conectar.
e) Ajuda e Suporte, na opção na opção Acessórios e em Conexão de Área de Trabalho Remota. Na caixa de diálogo que se abre, no campo Computador, deverá digitar o nome do computador do usuário e clicar no botão Conectar.
A
É possível se conectar a um computador com o Windows a partir de outro computador com o Windows 7, em português, que esteja conectado à mesma rede ou à internet e acessar todos os programas, arquivos e recursos de rede remotamente.
Para conectar-se a um computador à distância, esse computador deverá estar ligado, deverá ter uma conexão de rede, a I deverá estar habilitada, deve-se ter acesso de rede ao computador remoto (isso pode ocorrer por meio da internet) e deve-se ter permissão para se conectar (estar II). Antes de iniciar uma conexão, é recomendável pesquisar o nome do computador ao qual está se conectando e verificar se este tipo de conexão é permitida por meio III.
Caso a conta de usuário não exija uma senha para entrar, será necessário IV antes de iniciar uma conexão com um computador remoto.
As lacunas de I a IV são, correta e respectivamente, preenchidas com:
a) Área de Trabalho Remota − na lista de usuários − do firewall − adicionar uma senha
b) Interface Assistência à Distância − em Usuários ou Grupos − do hardware − reiniciar o computador
c) Interface de Acesso Remoto − em Grupos de Trabalho − da internet − digitar ENTER
d) Área de Acesso à Distância − na lista de computadores − da rede − adicionar uma senha
e) Interface de Acesso à Distância − em Usuários Remotos − do firewall − desativar o firewall
A
Estando em um computador com o sistema operacional Windows 7 em português instalado, é possível
a) conectar-se a qualquer outro computador com Windows e usar todos os programas e arquivos, bastando apenas habilitar o serviço de Conexão de Acesso Remoto.
b) conectar-se a um computador remoto com Windows. Esse computador deve estar ligado, ter uma conexão de rede, ter a Área de Trabalho Remota habilitada e o acesso à rede deve estar permitido, dentre outras restrições.
c) abrir a Transferência Fácil do Windows, um guia passo a passo para transferir arquivos e configurações para outro computador, usando uma conta de usuário qualquer.
d) abrir a Transferência Fácil do Windows, um serviço para transferir arquivos e informações para outro computador com qualquer outro sistema operacional instalado.
e) utilizar o Painel de Controle para alterar as configurações do Windows. A única forma de acesso ao Painel de Controle é clicar na Área de Trabalho com o botão direito do mouse e, no menu que se abre, clicar em Painel de Controle.
B
No Windows 7 em português, quando um usuário abre uma pasta ou biblioteca, ele pode alterar a aparência dos arquivos na janela. Para fazer esses tipos de alterações em uma pasta aberta, um Técnico em Informática sabe que
a) deve clicar no menu Mudar a aparência na barra de ferramentas, para acessar o botão Modos de Exibição.
b) ao clicar do lado esquerdo do botão Modos de Exibição há apenas 3 diferentes modos de exibição: Ícones Grandes, Lista e Detalhes, que mostra várias colunas de informações sobre o arquivo.
c) não existe o modo de exibição denominado Conteúdo, presente apenas no XP, que mostra todo o conteúdo dos arquivos da pasta.
d) ao clicar na seta do lado direito do botão Modos de Exibição, há mais opções. Ele pode mover o controle deslizante para cima ou para baixo para ajustar o tamanho dos ícones das pastas e dos arquivos.
e) deve apertar a tecla Windows junto com a tecla M para acionar os Modos de Exibição.
D.
x86 e x64 são arquiteturas do Windows e se referem às versões que quantos Bits, respectivamente?
x86 = 32 bits.
x64 = 64 bits.
Quais são as 6 versões do Windows 7 e quais são suas principais diferenças?
- Starter: versão mais básica, sem diversos recursos e só vem pré-instalado em computadores novos.
- Home Basic: versão simples, sem Aero e suporte para redes domésticas, além de sofrer limitação de ativação a depender da região.
- Home Premium: tem Aero, e é destinado apenas para residências (sem suporte para redes corporativas)
- Professional: Oferece backup e restauração de todo o sistema, além de suporte para redes corporativas.
- Ultimate: Versão com maior número de recursos, vendido em licença individual.
- Enterprise: Versão do Ultimate destinado ao segmento corporativo, com suporte a aplicativos UNIX.
Quantos caracteres e qual a estrutura destes caracteres destinados a ativar o Windows.
25 caracteres alfanuméricos.
O Windows orientado ao usuário doméstico (95, 98, ME) sempre preferiu utilizar o sistema de arquivos FAT (File Allocation Table, FAT16 e FAT32), enquanto o Windows para servidores (NT) utilizava o sistema NTFS - New Technology File System.
A partir do Windows XP, a microsoft passou a preferir, também, o sistema de arquivos NFTS.
Quais as vantagens do NTFS em relação ao FAT 32?
- Tem a capacidade de recuperar alguns erros de disco automaticamente, o que o FAT 32 não faz;
- Maior suporte para discos rígidos de maior capacidade;
- Mais segurança, pois pode limitar o acesso a arquivos a determinados usuários, assim como pode criptografá-los;
- Suporte a arquivos maiores de 4 GB.
O Windows reconhece partições de discos que adotem quais sistemas de arquivos, apenas?
- FAT e NTFS.
Outros formatos não são reconhecidos.
Em que consiste o Dual Boot do Windows?
- Consiste em uma ferramenta (a partir do Windows 7) que permite ao usuário final INSTALAR MAIS DE UMA VERSÃO DO WINDOWS no mesmo computador.
- Para tanto, é necessário que ele possua mais de um disco rígido (ou partição de disco) disponível com espaço suficiente.
- Nesse caso, será disponibilizado na MBR (Main Boot Record) o Gerenciador de Inicialização do Windows, para que o usuário final escolha qual versão deseja inicializar.
O Windows Aero está disponível em quais versões do Windows 7?
- Professional.
- Premium.
- Ultimate.
Acerca dos recursos do Windows Aero, destaca-se a “miniaturização dos programas”. Em que consiste?
- Ao posicionar o mouse sobre um aplicativo minimizado na barra de tarefas, aparecerá uma miniatura da aplicação, ainda que seja um vídeo ao vivo.
- Ao se colocar o ponteiro do mouse sobre a miniatura, ela se torna uma visualização em tela cheia.
Acerca dos recursos do Windows Aero, destaca-se o “Shake”. Em que consiste?
- Ao clicar na parte de cima do painel de uma janela e sacudir o mouse, todas as janelas abertas desaparecem, com exceção daquela que você escolheu.
- Ao sacudir novamente, todas as janelas voltam.
Acerca dos recursos do Windows Aero, destaca-se o “Peek”. Em que consiste?
Consiste em uma espécie de “raio-x”, que permite que você visualize por trás das janelas abertas, revelando os ÍCONES e os GADGETS ocultos.
O que caracteriza se um ícone na área de trabalho constitui o arquivo em si ou um atalho?
- Quando se trata de um atalho, ao ícone do aplicativo ou arquivo é inserido uma “seta”.
- Ao se deletar o ícone, somente o atalho será removido, e não o arquivo ou programa.
Qual o comando deve ser utilizado por alguém que deseje apagar permanentemente um arquivo, sem a necessidade de enviá-lo para a lixeira?
SHIFT + DEL.
Quais as propriedades da lixeira que são editáveis?
- O tamanho da lixeira, que pode ser aumentado ou reduzido.
- A sua desabilitação, de modo que os arquivos permanentemente excluídos.
- A exibição, ou não, da caixa de diálogo de confirmação da exclusão,
O comando CTRL + ESC serve para quê?
Abrir o menu do windows.
Para que serve o ALT + TAB e WIN-KEY + TAB?
1, ALT + TAB: aparece um menu com todos os aplicativos abertos, para que se possa alternar.
- WIN-KEY + TAB: abre um painel de controle, em que aparecem não apenas os apps abertos, mas os arquivos abertos nos dias anteriores, como um histórico.
Qual comando é utilizado para, diretamente, abrir o gerenciador de tarefas?
CTRL + SHIFT + ESC.
Verdadeiro ou Falso:
O ALT + CTRL + DEL é utilizado para, diretamente, abrir o gerenciador de tarefas.
Falso.
Tal comando abre um painel que possui algumas opções, incluindo o gerenciador de tarefas.
O comando que abre diretamente o gerenciador de tarefas é SHIFT + CTRL + ESC.
Em que consiste a “área de notificação”?
Consiste em área localizada no canto inferior direito do windows.
Exibe um relógio e um grupo de ícones. Esses ícones comunicam o estado de alguns aplicativos, como do anti-vírus.
Ao passar o ponteiro do mouse em algum ícone, irá aparecer o status desse aplicativo.
No windows 7, o computador possui três modos de desligamento:
- Desligar.
- Suspender.
- Hibernar.
- DESLIGAR: nesse modo, o computador é desligado completamente, finalizando todos os aplicativos. Após isso, será necessário inicializar o sistema operacional novamente.
- SUSPENDER: o computador é colocado em modo de economia de energia, onde os arquivos e programas são mantidos ma MEMÓRIA RAM, havendo o consumo de uma pequena quantidade de energia para manter o pc ligado.
- HIBERNAÇÃO (para notebook): mais econômico. Os arquivos e programas são salvos na memória rígida e o PC é desligado completamente. Após ligado, irá abrir os arquivos e programas, mas demorará mais que a suspensão.