Redes Flashcards
Em que consiste uma rede de computadores? Quais são as espécies de redes?
- Consiste na conexão entre dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e troca de informações entre as máquinas.
- ESPÉCIES DE REDES:
A. LAN (Local Area Networks): designadas de redes locais, interligam computadores, servidores e outros equipamentos, em uma área geográfica limitada (uma sala, casa etc.).
B. MAN (Metropolitan Area Networks): permite a interligação de várias LAN dentro de uma área metropolitana (ex.: escritórios dentro da cidade).
C. WAN (Wide Area Networks) permite a interligação de várias LAN e MAN, dentro de uma grande área (ex.: país, continente, mundo etc.).
D. PAN (Personal Area Networks): utiliza redes sem fios para interligar diversos dispositivos a uma área muito reduzida. (Ex.: diversos dispositivos ligados ao smartphone do usuário).
E. SAN (Storage Area Networks): interliga diversos computadores e dispositivos de armazenamento numa área limitada.
No contexto de redes de computadores, quais são os PARADIGMAS DE COMUNICAÇÃO?
- COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS: similar à telefonia fixa. O tráfego de informação entre os dispositivos segue o MESMO CAMINHO, que pode ser um circuito físico ou compartilhamento de um meio (multiplexação).
- COMUTAÇÃO DE PACOTES: os pacotes podem seguir VÁRIOS CAMINHOS DIFERENTES para chegar ao destinatário, podendo chegarem, inclusive, fora de ordem, pois serão reordenados pela máquina destino. É o paradigma que vigora na internet.
Quanto à forma de utilização do meio de transmissão, como as conexões podem ser classificadas?
- SIMPLEX: conexão que permite o tráfego em apenas um sentido. Ex.: o tráfego de informações entre a placa-mãe e o monitor.
- HALF-DUPLEX: conexão que permite o tráfego em ambos os sentidos, mas apenas um por vez. Ex.: par de walkie-talkies.
- FULL-DUPLEX: conexão que permite o tráfego em ambos os sentidos simultaneamente. Ex.: é o padrão Ethernet.
Quanto ao número de destinatários de uma transmissão, como pode ser classificada uma comunicação?
- UNICAST: na comunicação há apenas um remetente e um receptor.
- MULTICAST: na comunicação há um remetente e um grupo específico de receptores. Embora existam vários dispositivos conectados, apenas os que fazem parte do grupo receberão as informações.
- BROADCAST (Redes de Difusão): na comunicação há UM remetente (e UM CANAL DE COMUNICAÇÃO) e TODOS OS CONECTADOS receberão a mensagem, sem distinção.
Diferencie uma comunicação síncrona de uma comunicação assíncrona.
- SÍNCRONA: é aquela que exige que o dispositivo emissor e o dispositivo receptor estabeleçam prévia comunicação e permaneçam conectados durante a transmissão.
Ex.: ligação pelo skype. - ASSÍNCRONA: é aquela em que não há o estabelecimento de conexão entre o emissor e o receptor.
Ex.: e-mail sem rastreamento.
TOPOLOGIA DE REDE pode relacionar-se ao modo como os computadores se organizam fisicamente ou logicamente.
Quais são as topologias básicas de redes?
- PONTO A PONTO: união de dois ou mais computadores, através de um meio de transmissão qualquer.
- BARRAMENTO: vários computadores ligados a um mesmo barramento físico.
- Apenas uma máquina pode “escrever” num dado momento, enquanto as demais “escutam”.
- Quando um dispositivo transmite sinal, toda a rede fica ocupada (broadcast). Se outro tentar enviar ao mesmo tempo, ocorrerá uma colisão e será preciso reiniciar a transmissão.
- Tem como vantagem o fato de ser de fácil instalação e baixo custo. Tem como desvantagem o fato de se tornar mais lenta conforme mais dispositivos sejam adicionados.
- ANEL: os dispositivos são conectados em série, formando um anel fechado, onde os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir seu destino.
- Como vantagem, a rede em anel lida bem como o acréscimo de novos usuários na rede. Como desvantagem, a falha em um nó, ou qualquer problema no cabeamento, coloca toda a rede fora do ar.
- ESTRELA (Hub-and-Spoke): é a mais comum atualmente. Utiliza cabos de PAR TRANÇADO e um CONCENTRADOR como ponto central da rede. O concentrador tem a função de retransmitir todos os dados à estação de destino.
- Tem como vantagem o fato de tornar mais fácil a localização dos problemas, uma vez que somente o componente defeituoso ficará fora da rede. Como desvantagem, o concentrador é o ponto vulnerável da rede.
- ÁRVORE: basicamente é uma série de barramentos, onde há um barramento central onde os demais ramos menores se conectam. Tem como vantagem a facilidade de manutenção, mas como desvantagem a dependência do nó hierarquicamente superior.
- FULL MESHED: todos os dispositivos replicam informações a todos. Todos recebem e transmitem as informações. Tem como vantagem ser altamente confiável. Entretanto, a desvantagem é que é extremamente redundante e caro.
O HUB é exemplo de aparelho de que tipologia de rede?
Barramento.
Embora o HUB concrete todas estações, ele transmite os dados a todas as estações conectadas, e não apenas para a destinatária da informação.
Em que consiste a Ethernet?
- Consiste em um padrão de transmissão de dados para redes locais (LAN).
- Define o cabeamento e sinais elétricos para a camada física, o formato de pacotes e protocolos para a camada de Controle de Acesso ao Meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI.
- Ou seja, define como se dará a comunicação entre os dispositivos dispositivos ligados ao mesmo cabo.
Em que consiste o Modelo OSI?
- Interconexão de Sistemas Abertos (Open Systems Interconnection - OSI).
- Consiste em um padrão que permite a conexão entre máquinas heterogêneas.
- Divide as redes em SETE CAMADAS:
7 Aplicação;
6 Apresentação;
5 Sessão;
4 Transporte;
3 Rede;
2 Ligação de dados/Enlace;
1 Física.
FERTSAA
Em que consiste a camada “Física”?
É a camada por onde são transmitidos os bits brutos.
Qual a função da camada “Enlace”?
- Tem por objetivo transformar um canal de comunicação bruto em uma linha livre de erros para a camada rede.
- Ainda, estabelece protocolos de comunicação entre os sistemas diretamente conectados, permitindo o controle de fluxo de dados, impedindo que uma quantidade excessiva de dados trave um receptor mais lento.
- O enlace de dados subdivide-se em:
- MAC (Media Access Control - Controle de Acesso ao Meio): se preocupa com o ENDEREÇAMENTO FÍSICO e conectividade ponto a ponto.
- LLC (Logic Link Control - Controle de Enlace Lógico): “oculta” as diferenças entre os diversos tipos de redes, oferecendo à camada de rede um meio transparente (não importando o tipo de conexão).
Qual a função da camada “Rede”?
- Responsável pelo endereçamento dos pacotes de rede (datagramas) associando os endereços lógicos (IP) aos endereços físicos (MAC), permitindo que cheguem corretamente ao destino.
- Essa camada determina as rotas que os pacotes deverão seguir até o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.
FALOU-SE EM ENDEREÇO IP, FALOU-SE EM CAMADA REDE.
Qual a função da camada “Transporte”?
1; Receber os dados da camada “Sessão”, dividindo-os em unidades menores, repassando-as à camada de Rede e garantindo que todos os fragmentos chegarão corretamente à outra extremidade.
Qual a função da camada “Sessão”?
- Permitir que usuários de diferentes máquinas estabeleçam sessões entre eles.
- Oferece vários serviços, como “controle de diálogo” (permite o controle de quem deve transmitir em cada momento).
Qual a função da camada “Apresentação”?
- Ao invés de preocupar-se com a movimentação de bits, preocupa-se com a SINTAXE E A SEMÂNTICA DAS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS, permitindo a comunicação entre computadores com diferentes representações de dados.
Qual a função da camada “Aplicação”?
- Refere-se aos programas que serão utilizados para promover uma interação entre a máquina e o usuário.
- Nessa camada atuam os protocolos HTTP, SMTP, FTP, SSH, Telnet, SIP, RDP, POP3, IMAP.
Fale acerca das camadas que compõem o Modelo TCP/IP?
- Aplicação: onde se localizam os protocolos de alto nível, possuindo funções semelhantes às do nível de aplicação do modelo OSI.
- Transporte: tem por objetivo permitir que os hosts de origem e de destino conversem independentemente da distância.
- Internet: seu objetivo é fazer com que os pacotes enviados de um ponto da rede cheguem ao seu destino. É possível que os pacotes cheguem ao destino em ordem diferente de onde partiram, obrigando as camadas superiores a reorganizar tudo.
- Uso do Protocolo IP.
- Acesso à Rede (Host/Rede): apenas define que o Host deve se conectar ao meio físico através de um protocolo, não definindo-o.