Redes e Fundamentos de Internet Flashcards
O que se entende por REDE DE COMPUTADORES?
- Consiste na conexão de dois ou mais computadores para permitir o compartilhamento de recursos e informações entre as máquinas.
Existem dois paradigmas de comunicação de dados, no contexto de redes de computadores. Quais são?
- COMUTAÇÃO DE DADOS: segue fundamento semelhante à telefonia fixa. Todo o tráfego de informação ENTRE OS DOIS DISPOSITIVOS sempre passa pelo MESMO CAMINHO.
- COMUTAÇÃO DE PACOTES: as informações são enviadas em pequenos pacotes e podem seguir diversos caminhos até chegarem ao destinatário, ainda que fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino. É O PARADIGMA QUE VIGORA NA INTERNET.
Como as conexões podem ser classificadas, de acordo com a forma de utilização do meio de utilização?
- Simplex: é a conexão que permite o tráfego em apenas um sentido.
- Half-duplex: é a conexão que permite o tráfego em ambos os sentidos, mas apenas um de cada vez.
- Full-duplex: é a conexão que permite o tráfego em ambos os sentidos simultaneamente.
Quanto ao número de destinatários de uma transmissão, como a comunicação pode ser classificada?
- UNICAST: há apenas um remetente e um receptor. Ex.: HPPT, SMTP, FTP e Telnet.
- MULTICAST: onde há um remetente e um grupo de receptores, que é formado por pessoas determinadas.
- BROADCAST: onde há um remetente e todos os RECEPTORES CONECTADOS à rede recebem tal informação.
Diferencie comunicação SÍNCRONA de uma comunicação ASSÍNCRONA.
- SÍNCRONA: ocorre quando o dispositivo emissor e o dispositivo receptor encontram-se conectados durante a transmissão. Ex.: chamada de vídeo.
- ASSÍNCRONA: ocorre quando os dispositivos emissor e receptor não se encontram conectados em uma transmissão, ficando o envio e recebimento de informações condicionados a protocolos.
A TOPOLOGIA DE REDE está relacionada ao modo como as redes de computadores se organizam fisicamente e/ou logicamente.
Quais são?
- PONTO-A-PONTO: união entre dois computadores, através de um meio de comunicação qualquer. Quando feita com o cabo azul, este recebe o nome de cross-over.
- BARRAMENTO: união entre vários computados por meio de um barramento físico de dados. Somente um computador pode “escrever” por vez, devendo os demais aguardarem sua vez. Tem como vantagem o baixo custo, mas como desvantagem o fato de que o acréscimo de novos pontos afetar diretamente o desempenho da mesma.
- ANEL: os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado. Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino. Tem como vantagem o fato de admitir o acréscimo de novos usuários sem que isso afete significantemente a performance, porém, a falha em um só nó na rede, ou qualquer problema com cabeamento, e toda a rede fica fora do ar.
- ESTRELA (HUB-AND-SPOKE): os computadores ficam conectados um “concentrador” como ponto central da rede. Este concentrador fica responsável por retransmitir todos os dados para a estação de destino. Tem como vantagem a facilidade de se localizar problemas, de modo que o problema com um dos nós, com um dos cabos ou com uma das placas, somente deixará o componente defeituoso fora da rede. Tem como desvantagem o fato de o “concentrador” ser o ponto vulnerável.
- ÁRVORE: consiste em uma série de barras interconectadas, onde há uma barra central onde os outros ramos menores se conectam. Tem como vantagem a facilidade de manutenção do sistema, e como desvantagem a dependência do nó hierarquicamente superior.
- FULL MESHED: todos os dispositivos replicam informações a todos. Vantagem: rede altamente confiável. Desvantagem: altamente redundante, altos custos.
Verdadeiro ou Falso:
O HUB consiste em uma topologia de rede FÍSICA e LÓGICA. O HUB é um “repetidor burro”, e retransmite a todas as estações todos os dados que recebe. O roteador, esse sim operando em um nível mais elevado do modelo OSI, redireciona os dados recebidos apenas à estação de destino funcionando logicamente também como uma topologia estrela.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A topologia de uma rede refere-se ao leiaute físico e lógico e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. Na topologia em anel, há um computador central chamado “token”, que é responsável por gerenciar a comunicação entre os nós.
Falso.
Na topologia anel não existe um “computador central”.
O token é uma espécie de “bastão”, de modo que, quem estiver com ele em determinado momento é quem poderá enviar e receber dados.
Em que consiste a Ethernet?
- Tecnologia de interconexão para redes locais.
Em que consiste o modelo OSI?
- É um modelo de arquitetura de rede;
- Permite a comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretrizes genéricas para a construção de redes de computadores independentemente da tecnologia utilizada.
O modelo de arquitetura OSI é dividido em 7 camadas. Cite e explique-as.
FERTSAA
CAMADA DO USUÁRIO:
- Aplicação: consiste na camada dos programas que permite uma interação entre a máquina destinatária e o usuário da aplicação.
- Apresentação: ao invés de se preocupar com a movimentação de bits, preocupa-se com a sintaxe e a semântica das informações transmitidas, permitindo a comunicação entre máquinas utilizando sistemas operacionais distintos.
- Sessão: camada por meio da qual permite que os usuários de diferentes máquinas estabeleçam sessões entre si.
- Transporte: tem a função de receber os dados da rede ou da sessão, dividi-los em dados menores, caso necessário, e assegurar que esses fragmentos cheguem corretamente à outra extremidade.
- Rede: é a camada responsável pelo endereçamento dos pacotes de dados, associando os endereços lógicos (IP) aos endereços físicos (MAC). Determina a rota que os pacotes deverão seguir para alcançar o seu destino.
- Enlace de dados: consiste na transformação de um canal de comunicação bruto em uma linha que pareça livre de erros de transmissão para a rede. Divide-se em duas camadas: MAC: que se preocupa com o endereçamento físico e com a conectividade e LLC: que tem a função de ocultar as diferenças entre os diversos tipos de redes, tornando-a uniforme.
- Físico: consiste na transmissão dos bits brutos por meio de um canal de comunicação.
CAMADA MAIS PROFUNDA.
Outro modelo de arquitetura de rede é o TCP/IP.
Quais são as suas camadas.
- Acesso à rede: aquele em que o TCP/IP apenas diz que o host deve se comunicar ao meio físico por meio de um PROTOCOLO, para que seja possível a transmissão de pacotes IP.
- Internet: tem o objetivo de fazer com que os pacotes enviados em um ponto da rede cheguem ao seu destino. Define o protocolo IP.
- Transporte: tem por objetivo permitir que os hosts de origem e destino conversem independentemente da distância.
- Aplicação: contém os protocolos de alto nível e possuem função semelhante à camada “aplicação” do modelo OSI.
Cite e explique os principais equipamentos de redes de computadores.
- REPETIDORES: têm a função de repetir as informações que recebem, de modo a levá-lo a locais que não chegaria sem a utilização deste tipo de equipamento. Atua na camada 1 do modelo OSI.
- HUBS: consiste em um repetidor local, mas sem a função de amplificar o sinal. Tem a função de concentrar as informações e transmitir aos demais computadores (nós), cabendo às camadas mais altas filtrarem os dados e direcioná-los ao seu real destinatário. Operam na camada 1 do modelo OSI.
- SWITCH: atua na camada 2 do modelo OSI. Identifica o endereço MAC e o direciona ativamente ao seu destino.
- ROTEADOR: atua na camada 3 do modelo OSI. Analisa o cabeçalho do pacote e escolhe a rota mais adequada para encaminhá-lo.
Verdadeiro ou Falso:
Um repetidor regenera um sinal, interliga segmentos de uma LAN e não tem nenhum recurso de filtragem.
Verdadeiro.
Diferencie INTERNET x INTRANET x EXTRANET.
- INTERNET: é a rede mundial de computadores, formado por todos os computadores do mundo que estão ligados em rede.
- INTRANET: consiste em uma rede própria, isolada da rede mundial de computadores, de modo que os serviços ficam disponíveis apenas para aqueles computadores que estão ali interligados.
- EXTRANET: consiste em serviço disponibilizado pela internet para que seja possível a conexão com a INTRANET.