Volumetria Flashcards
O que é a análise volumétrica?
A análise volumétrica, ou volumetria, é um dos métodos quantitativos mais usados e consiste em adicionar um volume conhecido de uma solução padrão de concentração conhecida ou titulante, no qual a espécie vai originar uma reação completa com o analito em estudo ou titulado numa relação de estequiometria bem definida.
Materiais mais utilizados em volumetria
A principal instrumentação usada são as buretas automáticas, buretas convencionais, pipetas e balões.
O que é uma solução padrão?
Uma solução padrão (ou titulante padrão) refere-se a um reagente de concentração conhecida que é usado para fazer uma análise volumétrica.
O que é o ponto de equivalência?
O ponto de equivalência numa titulação é um ponto teórico alcançado quando a quantidade adicionada de titulante é estequiometricamente equivalente à quantidade de analito na amostra.
O que é o ponto final?
O ponto final consiste na observação de algumas variações físicas (cor, cheiro aparência,…) associadas com a condição de equivalência..
O que é o erro de titulação?
Quando o ponto de equivalência não coincide com o ponto final, ocorre por vezes o chamado erro de titulação, isto é quando, o indicador usado para mudar uma propriedade físico-química, o faz antes ou depois do ponto de equivalência ser atingido. Este erro é a diferença no volume ou massa entre o ponto de equivalência e o ponto final.
O que é um padrão primário? Diga alguns exemplos.
Um padrão primário é um composto altamente purificado que serve como material de referência para os métodos titulométricos de análise, servindo então para padronizar o titulante ou preparar a solução titulante.
Alguns exemplos são NaCl, AgNO3, K2Cr2O7, etc…
A que características um padrão primário deve obedecer?
Muito puro; estável no ar e em solução; não higroscópico; custo baixo; fórmula molecular elevada (minimiza os erros de pesagem); solúvel no solvente de titulação; reaja rápida e estequiometricamente com o analito.
O que é um padrão secundário?
Os padrões secundários são compostos cuja pureza pode ser obtida através de análise química, e que servem como material de referência para os métodos titulométricos de análise.
Quais os diferentes métodos volumétricos?
. Volumetria de precipitação (argentimetria)
. Volumetria de Neutralização (ácido-base)
. Volumetria de complexação (EDTA)
. Volumetria Redox ((permanganimetria, iodometria,etc…)
O que é a volumetria de precipitação?
A volumetria de precipitação baseia-se na formação de um precipitado insolúvel entre o analito a dosear e o agente precipitante.
O que é a argentimetria
Um dos métodos volumétricos mais utilizados baseia-se na argentimetria, ou seja, na formação de precipitados insolúveis usando como agente precipitante ou titulante o nitrato de prata (AgNO3). Normalmente os analitos doseados costumam ser sais de halogenetos (Cl-, Br-, I-).
Como pode ser determinado o ponto de equivalência numa volumetria de precipitação?
Pode ser determinado através do método de Mohr; Charpentier- Volhard, Fajans ou por potenciometria.
Descrever o método de Mohr
O método de Mohr é um método de titulação de cloretos . Consiste na determinação direta argentométrica de iões Cl- pelo AgNO3 na presença de Na2CrO4 . Este último é o indicador colorido que reage no final da dosagem para formar o cromato de prata, aparecendo como um precipitado vermelho tijolo
Descrever o método de Charpentier-Volhard
Baseia-se na determinação indireta de iões halogenetos. Uma quantidade exata e em excesso de AgNO3 é adicionada à solução ao analito (normalmente Cl-, Br- ou I-)(1). O excesso de Ag+ é titulado com uma solução padrão de SCN- (2), que com o indicador Fe3+, origina um complexo vermelho (3). A titulação dever ser realizada em solução ácida para prevenir a precipitação dos iões ferro(III) com o hidróxido.