Gravimetria Flashcards
O que é a análise gravimétrica?
Análise gravimétrica ou gravimetria é um processo de análise química que tem como objetivo isolar e realizar a pesagem de um elemento ou composto definido na sua forma mais pura que é separado de uma quantidade de amostra previamente conhecida. Este método é feito em diversas etapas para garantir a correta quantificação da substância desejada.
Fatores que podem influenciar a pesagem nas balanças analíticas
A balança analítica é um dos instrumentos mais utilizados na gravimetria. Alguns fatores que podem afetar o rigor da medição são a escolha da bancada, a sala de balanças, a temperatura, a humidade e a luminosidade.
Vantagens das suspensões cristalinas face às coloidais
As suspensões cristalinas ao contrário das coloidais têm um tamanho favorável a filtração (10-3 a 10 mm), decantam espontaneamente e são tipicamente mais puras. Daí as vantagens face às suspensões coloidais que para além de terem um pequeno tamanho (10-6 a 10-4 mm), o que torna a filtração difícil ou até mesmo impossível, não têm tendência para decantar.
Em que consiste a gravimetria de precipitação?
A gravimetria por precipitação é uma técnica analítica que usa uma reação de precipitação para separar os iões de uma solução. O precipitado sólido pode ser separado dos componentes líquidos por meio da filtração, e a massa do sólido pode ser usada juntamente com a equação química equilibrada para calcular o valor ou concentração do analito
Principais etapas da gravimetria por precipitação
As principais etapas dos métodos gravimétricos por precipitação são primeiramente a junção do analito e do agente de precipitação sob condições experimentais adequadas; após a formação do precipitado dá-se a filtração, lavagem e secagem em estufa (ou calcinação) dando-se a formação da forma de pesagem, que será por fim pesada numa balança analítica.
Condições necessárias para a gravimetria de precipitação
• O precipitado deve ser praticamente insolúvel (Kps < 10-6, 25ºC), ou seja, as perdas por solubilidade devem ser inferiores a 0,1 mg (precipitações completa e quantitativa);
• O precipitado deve ter características físicas que permitam separá-lo facilmente das soluções por filtração e que possibilite a eliminação das impurezas por lavagem;
• Não reaja com o ar e água;
• O precipitado deve poder transformar-se numa substância pura de composição bem definida por calcinação.
Descrever Fator gravimétrico
Número de gramas do analito numa grama da forma de pesagem. Quanto menor o fator gravimétrico, menor a quantidade determinada do analito, isto é, mais sensível o método.
GF=(a/b)( m analito/ m forma de pesagem)
O que é a forma de pesagem?
É o composto final, obtido após a análise gravimétrica. Sendo que esta deve ser uma forma mais pura do analito.
O que é a Forma de precipitação?
Também chamado de precipitado, é o sal insolúvel que se forma através de uma reação de precipitação. É um composto estável e insolúvel.
O que é o Agente de precipitação?
É um composto que tem a capacidade de precipitar uma substância (transformando-a num sólido), reagindo específica ou seletivamente com este composto.
Como devem ser os Agentes de precipitação? Dê exemplos?
Devem ser específicos ou seletivos; ter uma forma de precipitação bem definida, e originar partículas com grandes dimensões (cristalinas). Os principais tipos de agentes de precipitação são:
• Inorgânicos (ex: HCl, ácido sulfurico-H2SO4, AgNO3…)
• Orgânicos (DMG, hidroxiquinolina…)
• Por redução ( ácido oxalico- H2C2O4, SO2, H…)
Mecanismos de formação de precipitados
• A nucleação ocorre quando um pequeno número de iões, átomos ou moléculas se unem espontaneamente ou através de indução, formando um sólido estável.
• Já o crescimento de partículas ocorre com a formação de um grande cristal por crescimento de núcleos.
O que é a supersaturação relativa e qual o mecanismo predominante quando esta é elevada ou baixa?
A supersaturação relativa relaciona a concentração do soluto num instante (Q) com a sua solubilidade no equilíbrio (S)
(Q-S)/S
Quando a supersaturação relativa é elevada, a nucleação constitui o mecanismo de precipitação maioritário e um grande número de pequenas partículas (coloides) é formada.
Sob uma supersaturação relativa baixa tende a predominar o crescimento de partículas e ocorre deposição do sólido em partículas existentes, em detrimento de nucleação o que resulta numa suspensão cristalina.
O que são e como se podem evitar os fenómenos de Co-precipitação?
Os fenómenos de co-precipitação são fenómenos nos quais os compostos solúveis são removidos de uma solução durante a formação de um precipitado, juntando-se ao mesmo. Estes fenómenos podem ser evitados usando soluções diluídas e aquecidas.
Quais os tipos de co-precipitação?
Adsorção, oclusão, aprisionamento mecânico, formação de cristais mistos