Vírus E Células Flashcards
Vírus
São parasitas intracelulares obrigatórios de dimensões sub-microscópicas (20-400nm) constituídos de ácidos nucléicos e proteínas.
Cultivo de células
Definição - Crescimento in vitro de células que não estão mais organizadas como tecidos e sim formando monocamadas celulares
Cultivo - Linhagens celulares
São células modificadas que replicam indefinidamente (imortalizadas) . São derivadas de tecido tumoral ou culturas primarias que sofreram alguma mutação e permitem o crescimento contínuo.
Cultivos primários
Cultivos a partir de tecidos ou órgãos fetais cujas células provenientes desses órgãos são separadas por desagregação enzimática (tripsina) e colocadas em recipientes (frascos plásticos ou de vidro) para crescimento e formação de monocamadas. Essas culturas não sobrevivem mais de 15 a 20 passagens.
Meios de cultura
São ricos em aminoácidos, glicose, vitaminas, sais inorgânicos
Soro fetal bovino
Adiciona-se ao meio de crescimento porque contém fatores necessários à proliferação celular (por exemplo albumina)
Temperatura para crescimento celular
A temperatura que é utilizada para crescimento celular normalmente é de 37° C, pode variar a depender da origem do cultivo celular (células de mosquitos: 25° C).
Etapas da infecção viral
Absorção
Penetração
Replicação
Montagem
Liberação
O que acontece após a infecção
Após a infecção viral, as células são mantidas as 37ºC o tempo necessário para observar o Efeito Citopático Viral (EPC): alterações morfológicas nas células, visíveis por microscopia óptica.
Exemplos de Efeito Citopático Viral
- Arredondamento celular
- Vacuolização
- Fusão celular
- Corpúsculos de inclusão
- Agrupamento de células
- Morte celular
Vírus citopático
Causam destruição celular
Vírus não-citopáticos
Replicam sem causar efeitos evidentes (detecção através de técnicas imunoquímicas: ex.: imunofluorescência, imunoperoxidase, etc)