Provas Bioquímicas Flashcards
Provas Bioquímicas
São testes feitos para identificar bactérias isoladas em complementação à coloração e ao cultivo
Triple sugar iron agar (TSI)
Determinar a capacidade de bactérias Gram negativas fermentarem glicose, lactose e/ou sacarose, com produção de gás carbônico (CO2) e gás sulfídrico (H2S).
Componentes do TSI
a. Vermelho de fenol – indicador de pH (pH ácido – cor amarela, pH alcalino – cor vermelha)
b. Açúcares – glicose (0,1%), lactose (1%) e sacarose (1%).
c. Indicador de H2S – sulfato ferroso de amônia/tiossulfato de sódio
Semeadura TSI
Perfurar com agulha bacteriológica até próximo à base do tubo sem encostar no vidro e voltar fazendo estrias em zig-zag na superfície do meio. Incubar 35-37oC por 24h.
Resultado A-A TSI
A-A (ácido – ácido) A bactéria foi capaz de fermentar tanto a glicose como a lactose e/ou sacarose, causando completa reversão do meio (amarelo).
Resultado K-A TSI
K-A (alcalino – ácido) A bactéria é capaz de fermentar a glicose, mas não a lactose nem sacarose, causando reversão parcial do meio (base amarela e ápice alcalino).
Resultado K-K TSI
K-K (alcalino – alcalino)
A bactéria não é capaz de fermentar nenhum dos 3 açúcares. A utilização da peptona como fonte de energia torna o pH alcalino, tanto na base como no ápice.
Produção de gás TSI
Produção de gás – a produção de gás a partir do metabolismo de carboidratos é observada pelo aparecimento de bolhas de ar e/ou deslocamento do ágar.
Produção de gás sulfídrico – a produção de H2S é indicada por precipitação negra.
Prova Bioquímica SIM
Determina (1) se um microrganismo é capaz de produzir H2S, (2) se é móvel ou imóvel, e (3) determina a habilidade do microrganismo de produzir indol a partir do triptofano.