Viroses Multissistêmicas - SARAMPO Flashcards
caracterize viroses multissistêmicas
capacidade de instalar-se em qualquer tecido ou órgão, causando lesões em diferentes tecidos e localidades
Dê exemplos de viroses multissistêmicas
caxumba, sarampo,rubéola, citomegalovírus, Coxsackievirus, parvovirose
como é a transmissão do sarampo?
através de secreção respiratória de um indivíduo infectado, no período de 2 a 3 dias antes do aparecimento do exantema. Contaminação por inalação de aerossois.
tratamento para sarampo?
geralmente auto-resolutiva e sem ocorrência de recidivas. Não há tratamento efetivo, apenas paliativo para minimizar o desconforto e sintomas da infecção.
quais das doenças nao apresentam latência?
Caxumba, sarampo e rubéola.
A vacina tríplice viral imuniza para quais infecções?
Caxumba, sarampo e rubéola.
Contra-indicações da tríplice viral e por que?
A vacina é preparada com o vírus in vivo atenuado, por isso é contra-indicada para gestantes (a própria vacina pode causar malformações congênitas, pois a gestante é naturalmente imunossuprimida, pois seu sistema imunológico está voltado para a produção de anticorpos para o feto, e, assim, torna-se suscetível principalmente a infecções virais), indivíduos apresentando febre ou processo infeccioso, em uso de medicamentos, idosos e pacientes imunossuprimidos em geral.
o sarampo é de notificação obrigatória e se sim, por que?
notificação obrigatória. Embora a gravidade com evolução para óbito seja mínima, é uma doença altamente infecciosa, tende a surtos. O período de transmissão ocorre na ausência de manifestações clínicas, o que permite a disseminação da doença sem que haja alarde, e números indivíduos apresentam, posteriormente, as manifestações clínicas do sarampo.
a transmissão ocorre durante as manifestações prodromicas ou classicas para sarampo?
prodromicas.
quais são as manifestações clássicas do sarampo?
Exantemas maculopapulares puntiformes difusos (sentido crânio-caudal) - não patognomônico
efeito citopático do sarampo?
formação de sincícios e células gigantes multinucleadas
manifestações prodrômicas do sarampo?
rinorreia (coriza), prurido nasal, congestão nasal, tosse, espirro, rouquidão, ardência, dor – comumente confundido com resfriado ou gripe
manifestação patognomônica do sarampo?
Manchas de koplik (manchas esbranquiçadas na mucosa oral, na bochecha, palato). Entretanto, quando o exantema começa a ser observado há uma tendência de haver diminuição ou não expressão das manchas de koplik.
complicações do sarampo?
1) Encefalite pós-infecciosa - Encefalomielite (indivíduo apresenta quadro clássico de sarampo com resolução clínica completa, mas após 10 a 15 dias da resolução inicia a manifestação de alterações neurológicas. Embora cessada a circulação do vírus, o sistema nervoso continua acometido). Não existem drogas específicas, mas é possível realizar uma assistência com antivirais não específicos que diminuam o potencial infeccioso das partículas virais
2) Pan-Encefalite Esclerosante Subaguda (PEES) - (perda de movimentos e cognição de forma degenerativa e progressiva)
3) infecções oportunistas
diagnóstico do sarampo?
Diagnóstico clínico: em caso de presença de manchas de koplik, exantema, coriza, conjuntivite.
Laboratorial: . Solicitação de sorologia, por pesquisa de antígeno para sarampo ou solicitação da pesquisa de anticorpos para sarampo (IgM).