HIV Flashcards
período de janela imunológica para realização de teste de Elisa?
30 a 40 dias, em alguns casos até 3 meses
exame padrão ouro para HIV?
Western-blot
características do virus HIV?
Envelopado
duplo capsídeo
material genético: 2 fitas de RNA
Espículas, sendo as mais importante gp120 e gp41
Importância da espícula gp120?
: fixação/adsorção do vírus no receptor da célula hospedeira, a molécula CD4
Quando a gp120 se liga a molécula CD-4, ocorre uma mudança conformacional nessa proteína, e a gp41 torna-se exposta e liga-se ao co-receptor de quimiocina.
Importância da espícula gp41?
ligação com co-receptor de quimiocina para adsorção da partícula viral
Distribuição epidemiológica do HIV-1?
considerado cosmopolita, distribuído em todas as localidades do mundo
Distribuição epidemiológica do HIV-2?
restrita a tribos localizadas no interior da África, e pela cultura dessas tribos de manter relações apenas com indivíduos co-sanguíneos, esse vírus ainda se restringe a tais tribos. É passível de distribuição a qualquer momento.
Transmissão da doença no HIV?
- Via parenteral: sangue e hemoderivados (piercings, tatuagens, entre outros). Suor, lágrima e saliva contêm o vírus em pequena quantidade e são considerados defectivos, pois o pH e enzimas presentes nesses fluidos causa infectividade diminuída, resultando em não-transmissão. Embora na saliva existam em pequena quantidade, em caso de lesão da cavidade oral, é possível que se tenha a transmissão.
- Via sexual: genital-genital, genital-oral, genital-anal. Quaisquer formas de contato sexual. A mulher é mais suscetível à transmissão pela maior superfície de contato e por, na relação sexual, sofrer abrasão, podendo causar microlesões na mucosa vaginal e possibilitam a entrada do vírus.
- Transmissão vertical: durante o parto ou na vida-intrauterina (vírus pode ultrapassar a barreira transplacentária) e amamentação. Em caso de mulheres que fazem tratamento, com carga viral reduzida, a manutenção do tratamento garante a não transmissão via intra-uterina. Não pode ser feito o parto natural, e jamais a amamentação. Se o HIV for detectado no pré-natal, dependendo do tempo de gestação ainda pode ser administrado o coquetel, mas em caso de diagnóstico em período gestacional tardio, é possível a transmissão vertical.
período de biossíntese viral do HIV?
72 horas
continuação do HIV no organismo?
continuidade direta e via hematogênica
período de incubação?
30 a 60 dias. Após esse período geralmente entra-se na fase de latência clínica (portadores assintomáticos), podendo ter manifestações clínicas a qualquer momento, podendo o período de latência durar meses ou até mesmos muitos anos.
divisão clínica das fases da doença?
Assintomático
Sintomático
SIDA
manifestações prodrômicas durante o pico de viremia, na fase sintomática inicial?
febre, dor no corpo, enfartamento ganglionar, desconforto gastrointestinal, sudorese noturna, e outros sintomas que não geralmente não fazem correlação direta com o HIV, exceto no caso de grupos de risco.
Características da fase sintomática intermediária?
mesmos sintomas da fase sintomática inicial + múltiplas infecções oportunistas
Fase sintomática tardia:
enquadramento nas definições de AIDS e agravamento das doenças oportunistas