Vigilância à Saúde Flashcards
Sobre a doenças de notificação compulsória:
As notificações devem ser realizadas apenas por profissionais de saúde.
Falso. Qualquer pessoa pode notificar. No entanto, o médico tem a OBRIGAÇÃO de notificar. Um médico que não notifique, além de ser uma infração ética, também infringe o código penal - é um crime não notificar uma doença de notificação compulsória.
A respeito do SINAN, analise:
É alimentado, exclusivamente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.
Não é exclusivamente e sim PRINCIPALMENTE. A notificação compulsória é uma das formas de abastecer o SINAN. Existem outras formas de “avisar” o sinan, sem ser por ficha de notificação: mídia faz isso, laboratórios fazem isso…
Sistema de Informação de Agravos de Notificação - Sinan - criado em 1993, mas unificado a nível federal em 1998 - é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação n° 4, de 28 de Setembro de 2017, última atualização em 31 de agosto de 2022), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.
A respeito do SINAN, analise:
A Notificação negativa é a notificação atrasada, pelo Sinan, da ocorrência de doenças de notificação compulsória, na área de abrangência da unidade de saúde.
A notificação negativa é quando o estabelecimento de saúde notifica o SINAN de maneira semanal de que naquela semana não houve agravos da lista de notificação compulsória.
Qual/quais da lista abaixo não é uma doença de notificação compulsória?
Dengue, Coqueluche, Sarampo, Leishmaniose, Rubéola, Febre amarela, Zika, Chikungunya, Sifilis, Psoríase
Psoríase
Para manter a condição de área livre de circulação de poliovírus selvagem no Brasil, as medidas recomendadas pela Secretaria da Vigilância de Saúde do Ministério da Saúde são:
( ) Todo caso de Paralisias Flácidas Agudas, em menores de quinze anos de idade, independente da hipótese diagnóstica, deverá ter notificação obrigatória e investigação imediata com a coleta de uma amostra de fezes realizada até 14 dias do início do déficit motor.
VERDADEIRO
A notificação é feita pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). É necessária coleta de uma amostra de fezes até o 14° dia do início do déficit motor para isolamento viral e esclarecimento diagnóstico. É preciso, ainda, realizar reavaliação neuromuscular (revisita) para avaliação de sequela neurológica aos 60 dias do início da deficiência motora, e ser encerrado no sistema em até 60 dias após a notificação.
A vigilância da poliomielite é avaliada com base nos indicadores de desempenho operacional das paralisias flácidas agudas
em menores de 15 anos de idade.
1)Taxa de notificação;
2) Investigação epidemiológica em até 48 horas;
3) Coleta de uma amostra oportuna de fezes e;
4) Proporção de notificação semanal negativa/positiva.
Também se investigam pessoas de qualquer idade, com história de viagem a países com circulação de poliovírus nos últimos
30 dias, que antecederam o início do déficit motor, ou contato no mesmo período com pessoas que viajaram para esses países, que apresentem suspeita diagnóstica de pollomielite.
Descreva cada sigla e caracterize-as
A) SIA
B) SINAN
C) SIAB
D) SISREG
A) O Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), implementado em meados dos anos 90, reúne os registros de atendimentos ambulatoriais realizados através de dados obtidos pelo Boletim de Proução Ambulatorial (BPA). Trata-se de uma ferramenta interessante para que gestores possam monitorar e elaborar políticas para o enfrentamento de determinado problema de saúde, por exemplo.
B) O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) permite a realização do diagnóstico dinâmico da ocorrência de um evento na população, fornecendo subsídios para auxiliar o planejamento da saúde.
C) O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) é responsável pelo acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa de saúde da Família. Por meio dele, é possível obter informações acerca dos cadastros familiares, das condições de moradia e saneamento, da situação de saúde local, além da produção e da composição das equipes de saúde.
D) O Sistema Nacional de Regulação (SISREG) é uma ferramenta virtual criada para gerenciar todo o sistema de regulação do SUS. É através dele que um paciente é listado para ser internado em algum hospital.
Casos suspeitos para uma doença de notificação compulsória devem ser notificados à autoridade sanitária, assim como os casos confirmados
VERDADEIRO
De modo geral, tanto os casos confirmados quanto os casos suspeitos são notificados às autoridades. Cabe ressaltar que há exceções: alguns documentos do Ministério da Saúde indicam que somente os casos CONFIRMADOS de tuberculose, aids, hanseníase e leishmaniose tegumentar devem ser notificados. Porém, não acreditamos que isso invalida a alternativa.
A notificação compulsória pode ocorrer para a saúde, com fins de vigilância epidemiológica, mas também para órgãos da justiça ou da comunidade que zelam pela segurança pessoal. Quanto ao tema, analise:
( ) No caso de crianças, é obrigatória a notificação ao Conselho Tutelar.
VERDADEIRO
O enunciado nos fala da importância da notificação a órgãos não relacionados à vigilância epidemiológica. Repare ainda que é destacada a notificação a órgãos de justiça que zelam pela segurança de grupos populacionais específicos e solicitado que identifiquemos a opção incorreta. Sendo assim, vamos analisar as alternativas e aproveitar para aprender com a questão.
Letra A: correta. Esse é um importante conceito. Suspeitas de violência, maus tratos ou qualquer evidência de situações que comprometam a integridade da saúde da criança (até 12 anos incompletos) e do adolescente, conforme o ECA (Lei
8069/90), devem ser comunicadas ao conselho tutelar, que irá tomar as medidas de sua competência.
A notificação compulsória pode ocorrer para a saúde, com fins de vigilância epidemiológica, mas também para órgãos da justiça ou da comunidade que zelam pela segurança pessoal. Quanto ao tema, analise:
No caso dos idosos, há os Conselhos de Idosos das regiões aos quais se deve comunicar o descumprimento de qualquer dos direitos dos idosos, entre eles as violências.
VERDADEIRO
Conforme o Art. 19 do Estatuto do Idoso (Lei 10741/03), qualquer suspeita de violação dos direitos dos idosos deve ser comunicada a um dentre os órgãos a seguir: autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, Conselho
Estadual do Idoso ou Conselho Nacional do Idoso.
A notificação compulsória pode ocorrer para a saúde, com fins de vigilância epidemiológica, mas também para órgãos da justiça ou da comunidade que zelam pela segurança pessoal. Quanto ao tema, analise:
No caso das mulheres, a notificação deve ser realizada à Vigilância Epidemiológica da região de abrangência do serviço.
VERDADEIRO
A notificação de violência contra a mulher, para fins da vigilância epidemiológica, é semanal. Porêm, vale lembrarmos que o serviço de saúde que identificou a suspeita deve notificar a autoridade policial em até 24h.
A notificação compulsória pode ocorrer para a saúde, com fins de vigilância epidemiológica, mas também para órgãos da justiça ou da comunidade que zelam pela segurança pessoal. Quanto ao tema, analise:
No caso de adolescentes, é obrigatória a notificação para o órgão competente para que sejam tomadas as medidas de repressão decorrente da conduta do adolescente.
FALSO
Casos que comprometam a integridade da saúde de um adolescente devem ser comunicados ao Conselho Tutelar, que tomará as medidas cabíveis para zelar por seus direitos. No entanto, a alternativa cita que os órgãos irão tomar medidas de “repressão contra o adolescente, dando a entender que estamos denunciando um adolescente infrator. Isso foge da responsabilidade de nós, médicos. Inclusive, conforme o Código de Etica Médica, devemos manter o sigilo das Informações obtidas pelo exercicio da profissão (salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento por escrito do paciente), mantendo essa determinação mesmo em investigações de suspeita de crime.
Visando a segurança do paciente, qual sistema devernos utilizara para notificar suspeitas de queixas técnicas e/ou reações adversas não desejadas manifestadas após o uso de medicamentos, produtos para saúde, cosméticos, saneantes.
derivados do sangue?
A) NOTIVISA.
B) SIAB.
C) SINAN.
D) SISREG.
A)
O NOTIVISA é um sistema informatizado desenvolvido pela Anvisa ( é um dos braços da ANVISA) para receber notificações de incidentes, eventos adversos e queixas técnicas relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.
Atenção: QUALQUER PESSOA PODE NOTIFICAR A NOTIVISA
QUAL É O ÓRGÃO QUE EU DEVO NOTIFICAR EM CASO DE EVENTOS ADVERSOS QUAISQUER À VACINA?
VIGIMED
qualquer evento adverso, mesmo leve, à vacina, devo notificar ao VIGIMED (que é um braço da ANVISA)
OBS: em caso de REAÇÃO ADVERSA GRAVE OU ÓBITO POR VACINA, DEVEMOS NOTIFICAR TAMBÉM AO SINAN
O QUE É O SIAB?
O Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) é responsável pelo acompanhamento das ações e dos resultados das atividades realizadas pelas equipes do Programa de saúde da Família. Por meio dele, é possível obter informações acerca dos cadastros familiares, das condições de moradia e saneamento, da situação de saúde local, além da produção e da composição das equipes de saúde.
O que é o SISREG?
O Sistema Nacional de Regulação (SISREG) é uma ferramenta virtual criada para gerenciar todo o sistema de regulação do SUS. É através dele que um paciente é listado para ser internado em algum hospital.
Qual o primeiro sistema de informação criado e que é usado até os dias atuais?
O SIM (Sistema de Informação de Mortalidade).
Quem o abastece são as declarações de óbito.