Via Glicolítica ou Glicolise III Flashcards
Descreva a primeira etapa da glicolise
Aqui, uma moléculade glicose será convertida em glicose 6-fosfato, por meio da enzima Hexocinase ou a Glicocinase.
Temos uma oxidação da glicose, ligando o fosfato no carbono 6 da glicose. O fosfato utilizado nessa etapa vem do ATP, então na primeira reação da glicolise já temos o gasto de 1 ATP.
Descreva a segunda etapa da glicolise
A glicose-6-fosfato formada na reação 1, será transformada em seu isomero a frutose 6-fosfato. Utilizando a enzima fosfoglicose isomerase.
Isso faz com que posteriormente possa ocorrer a quebra molécula ao meio, ja que para que isso aconteça preciso que tenha fosfato nas duas extremidades da molécula, e a glicose não permitiria que a ligação do proximo fosfato acontecesse.
Descreva a terceira etapa da glicolise
Aqui, a frutose-6-fosfato vai ser transformada em Frutose 1,6-bifosfato, por meio da enzima fosfofrutocinase (PFK-1). Agora temos fosfato no carbono 1 e no carbono 6, permitindo que a reação 4 aconteça.
Fosfato que é utilizado aqui veio de outra molécula de ATP, sendo o segundo utilizado até aqui. Ultima reação que gasta ATP.
Enzima utilizada aqui é a principal reguladora de velocidade da reação de glicolise
Descreva a quarta etapa da glicolise
Molécula é partida em duas outras, cada uma com três carbonos, formando: Di-hidroxiacetona e gliceraldeído-3-fosfato fosfato, utiliza uma Aldolase (frutose-1,6-bifosfato-aldolase).
Para as proximas reações acontecerem, a cetose deve ser transformada em gliceraldeído.
Descreva a quinta etapa da glicolise
Di-hidroxicetona fosfato é transformada em gliceraldeído 3-fosfato. Utilizando uma Triose fosfato isomerase
Descreva a sexta etapa da glicolise (A partir de agora, todas as reações acontecem em dobro devido as duas moléculas de gliceraldeido.)
Gliceraldeído 3-fosfato é convertido em 1,3 bifosfoglicerato, utilizando uma gliceraldeído 3-fosfato desidrogenase.
Adição de um fosfato no carbono 1, esse fosfato não vem do ATP, ele é inorganico, estava livre no citosol. Como não possui energia para ser ligado, para que isso aconteça a celula faz um acoplamento, o gliceraldeido sera desidrogenado, vai perder hidrogenio, será oxidado, nesse processo teremos a possibilidade de entrada de fosfato. Como temos desidrogenação, teremos participação de NAD+ que vira NADH e essa reação libera H+ também.
NAD+ começa a reação, junto com uma molécula de agua, essa reação torna possivel a entrada do fosfato inorganico na molecula. Aqui teremos uma oxidação do gliceraldeido.
Descreva a setima etapa da glicolise
1,3 bifosfoglicerato é transformado em 3-fosfoglicerato utilizando uma enzima conhecida como fosfoglicerato cinase.
Fosfato do 1,3 bifosfoglicerato é removido, pois esse vai se ligar a um ADP, que vira ATP. Primeiro ATP formado na reação. Aqui na 7, teremos produção de 2ATP.
Descreva a oitava etapa da glicolise
- Tanto oitava quanto nona são preparações para a decima.
- O fosfato do carbono 1 saiu, ficou o fosfato do carbono 3, celula quer arrancar esse fosfato para que ele se ligue a um ADP. Então vai deixar ligação do fosfato com a molécula instavel.
- Primeiro, utilizando uma fosfoglicerato mutase, vai ocorrer uma alteração no lugar onde se encontra o fosfato, que antes se encontrava no carbono 3 e agora se encontra no carbono 2.
3-fosfoglicerato vira 2-fosfoglicerato.
Descreva a nona etapa da glicolise
- Pega hidrogenio e oh para liberar agua, forma fosfoenolpiruvato. Deixa a molécula ainda mais instavel. Essa instabilidade vai permitir a ligação 10.
- Utiliza Enolase.
Descreva a decima etapa da glicolise
- Aqui teremos a transformação do fosfoenolpiruvato em piruvato, depois que ocorre a liberação do fosfato e a formação de ATP. Enzima desse processo é a piruvato cinase
Etapas que gastam ATP
Primeira e Terceira
Etapas onde há ganho de ATP
Etapa setima e decima
Etapa onde há produçao de NADH+
Produção de dois NADH+ na etapa seis
V/F
A fosfofrutocinase-1 esta sujeita a uma complexa modulacao alosterica; sua atividade estara aumentada sempre que o suprimento de ATP da celula estiver prejudicado ou quando ocorrer acumulo dos produtos da degradacao de ATP, ADP e AMP (particularmente o ultimo). A enzima estara inibida sempre que a celula tiver muito ATP e estiver bem suprida por outro combustivel, como acidos graxos.
Verdadeiro
O rendimento liquido de ATP por molecula de glicose consumida é
De apenas dois, ja que dois ATP foram consumidos na fase preparatoria da glicolise para fosforilar as duas extremidades da molecula da hexose.