Via Glicolítica ou Glicólise II Flashcards
V/F
O rendimento liquido sao duas moleculas de ATP por molecula de glicose utilizada, ja que duas moleculas de ATP foram consumidas na fase preparatoria. A energia tambem é conservada na fase de pagamento com a formação de duas moleculas do transportador de eletrons NADH por molecula de glicose.
Verdadeiro
A glicólise é um processo irreversível?
Sob condicoes-padrao e sob as condicoes intracelulares (nao padrao), a glicolise e um processo essencialmente irreversivel, conduzido ate a conclusao por um grande decrescimo liquido de energia livre.
A glicólise utiliza muita energia que a glicose utilzada para o processo possuia?
Não, a glicolise libera apenas uma pequena fracao da energia total disponivel na molecula de glicose; as duas moleculas de piruvato formadas pela glicolise ainda contem a maior parte da energia potencial quimica existente na glicose. Essa energia poderá ser extraida por reacoes oxidativas no ciclo do acido citrico e na fosforilacao oxidativa.
V/F
Cada um dos nove intermediarios glicoliticos entre a glicose e o piruvato sao fosforilados
Verdadeiro
Função do grupo fosforil nas reações da glicolise
Os intermediarios glicoliticos fosforilados não podem sair da celula. Além disso:
Os grupos fosforil sao componentes essenciais na conservacao enzimatica da energia metabolica. A energia liberada na quebra das ligacoes de fosfoanidrido (como aquelas do ATP) e parcialmente conservada na formacao de esteres de fosfato
A energia de ligacao resultante do acoplamento de grupos fosfato ao sitio ativo de enzimas reduz a energia de ativacao e aumenta a especificidade das reacoes enzimaticas
V/F
A reacao com PFK-1 é essencialmente reversivel em condicoes celulares, e essa e a primeira etapa “comprometida” da via glicolitica; a glicose-6-fosfato e a frutose-6-fosfato tem outros destinos possiveis, assim como a frutose-1,6-bifosfato que não é apenas direcionada para a glicolise.
Falso, processo é irreversivel, e frutose-1,6-bifosfato é direcionada apenas para glicose.
Qual a primeira etapa irreversivel da glicolise?
A terceira reação, onde a frutose 6-fosfato vai ser transformada em Frutose 1,6-bifosfato, por meio da enzima fosfofrutocinase (PFK-1).
A reacao com PFK-1 é essencialmente irreversivel em condicoes celulares, e essa e a primeira etapa “comprometida” da via glicolitica; a glicose-6-fosfato e a frutose-6-fosfato tem outros destinos possiveis, mas a frutose-1,6-bifosfato e direcionada para a glicolise.
O fluxo de glicose pela via glicolitica e regulado para manter os niveis de ATP praticamente constantes (assim como quantidades adequadas dos intermediarios glicoliticos que possuem papeis biossinteticos).
Sabendo disso, como é feito o ajuste de velocidade da via glicolítica?
O ajuste na velocidade da glicolise acontece pela interacao complexa entre o consumo de ATP, a regeneracao de NADH e a regulacao alosterica de algumas enzimas glicoliticas.
Sendo essas enzimas: incluindo a hexocinase, a PFK-1 (fosfofrutocinase ) e a piruvato-cinase
V/F
Em uma escala de tempo um pouco maior, a glicolise é regulada pelos hormonios glucagon, adrenalina e insulina e por variações na expressao de genes de varias enzimas glicoliticas. Um caso especialmente interessante de regulacao anormal da glicolise é visto no cancer.
Verdadeiro
Nos tumores, a velocidade da glicolise é ______(maior/menor) que a de tecidos normais.
Tumores de praticamente todos os tipos possuem velocidade da glicolise muito maior que a de tecidos normais, mesmo quando oxigênio está disponível. Captacao e a degradacao de glicose ocorrem cerca de 10 vezes mais rapido do que em tecidos normais, nao cancerosos.
A captação de glicose é deficiente no diabetes:
diabetes melito tipo 1
V/F
Em musculo esqueletico, coracao e tecido adiposo, a captacao e o metabolismo da glicose dependem da liberacao normal de insulina pelas celulas b pancreaticas em resposta a quantidade elevada de glicose no sangue
Verdadeiro
V/F
Os individuos com diabetes melito tipo 1 (tambem chamado de diabetes dependente de insulina) tem muitas celulas b que sao capazes de liberar insulina suficiente para desencadear a captacao de glicose pelas celulas facilmente.
Falso.
Os individuos com diabetes melito tipo 1 (tambem chamado de diabetes dependente de insulina) tem pouquissimas celulas b e sao incapazes de liberar insulina suficiente para desencadear a captacao de glicose pelas celulas
V/F
Em pacientes com diabetes tipo 1 nao tratados, a superproducao de acetoacetato e b-hidroxibutirato leva a seu acumulo no sangue, e a consequente reducao do pH sanguineo leva a cetoacidose, uma condicao potencialmente letal
Verdadeiro
V/F
A glicólise é uma via quase universal pela qual uma molécula de glicose é oxidada a duas moléculas de piruvato, com energia conservada na forma de ATP e NADH.
Verdadeiro