Triage/Screening/Sensitive Tests: Ruling Out and Making the First Order Decision Flashcards
Quando testamos movimentos (ex: abdução do ombro ativa) porque devemos fazer overpressure?
Porque aumenta a sensibilidade do teste. (Em screening tests apenas se executa uma vez cada movimento com overpressure, porque é um exame rápido. Ao avaliar determinadas funções específicas, podem fazer-se movimentos repetidos.)
O que é triage and screening?
Triage and screening is defined as the process by which the examiner rules out, via clinical examination, more serious pathology, pathology that is outside the practice scope of that practitioner, or pathology that requires imaging or lab testing in order that the following decision can be made: refer, treat independently, or treat and refer.
Quais são os componentes de lower quater screening (LQS)?
Movimentos ativos com overpressure; avaliação sensorial por dematomas; avaliação da força por miotomas; reflexos tendinosos profundos; sinais de neurónio motor superior; e, se houver sintomas radiculares, incluir o slump test. O objetivo passa também perceber se algum dos testes ou movimentos reproduz o sintoma de queixa (sintoma concordante).
Como se executa e para que serve reflexo de Babinski? E quais as suas principais propriedades psicométricas?
Com uma ponta fina percorre-se a face plantar do pé de proximal para distal e lateral para medial em direção ao hálux. O sinal positivo seria a flexão do dedo grande e a flexão dos outros dedos. Indica um sinal de neurónio motor superior. SN = 33; SP = 92.
Como se estimula o clónus? E o que pode indicar?
Algumas pessoas utilizam o clónus para testar o neurónio motor superior. Aplica-se um estiramento rápido de qualquer articulação (punho, tornozelo, etc.) Em caso positivo, a articulação iria começar a oscilar (semelhante a um tremor). Uma ou duas oscilações apenas, pode ser natural.
Como se aplica o slump test e quais as suas implicações e propriedades?
Senta-se o utente na esquina na marquesa, com as mãos cruzadas atrás. Avança-se com o queixo ao peito . De seguida, aplica-se extensão do joelho juntamente com flexão dorsal do tornozelo, para ver se reproduz alguns dos sintomas. SN = 84; SP = 83.
Quais são os miotomas do membro inferior?
Executar ativamente o movimento e depois segurar por 3 segundos. O objetivo não é graduar a força, mas sim comparar com o lado contralateral.
L1-2_flexão da anca (SP 84; LR+ 4.38); L3-4_extensão do joelho; L5_extensão do hálux ou flexão dorsal do tornozelo ou andar sobre os calcanhares (normalmente testam-se todos os movimentos associados à raíz nervosa correspondente; S1_flexão plantar do tornozelo ou andar em dedos dos pés.
Quais são os reflexos e as respetivas raízes nervosas do membro inferior?
L2-3_reflexo patelar (SP 96; LR+ 3.0); L4-L5 aquiles (SP 92; LR+ 1.88); L5-S1_Extensor Digitorum Brevis (SP 91; LR+ 1.56).
Que testes cervicais podemos executar em triagem?
Flexão cervical AROM com overpressure (SN = 0,89 ; SP = 0,41 ; LR - = 0,27). É utilizado para Rule out radiculopatia cervical.
Extensão cervical AROM com overpressure (SN 27; SP 90; LR+ 2,7). Rule in radiculopatia.
Inclinação lateral cervical AROM com overpressure, também conhecido por Spurling test (SN 50; SP 94; LR+ 8,3; LR- 0,53). Rule in radiculopatia.
Rotação cervical AROM com overpressure em busca de sinais de insuficiencia vertebro-basilar como diplopia, dizziness, desmaio, etc.
O que é o Lhermitte’s sign?
É uma sensação elétrica na coluna ou membros provocada pela flexão do pescoço, com objetivo de descobrir uma lesão do neurónio motor superior (SN 3 SP 97).
Que testes no ombro podemos executar em triagem?
Flexão AROM com overpressure, também designado por neer test (SN 79 SP 53) - não é muito valioso em diagnóstico.
Rotação interna com extensão do ombro AROM, com overpressure em ambos os movimentos.
Braços atrás do pescoço com overpressure (rot ext + abdu) (SP 85-99). Procurar sinais de apreensão. Rule in instability or labral tear.
Quais são os miotomas do membro superior?
Executar ativamente o movimento e depois segurar por 3 segundos. O objetivo não é graduar a força, mas sim comparar com o lado contralateral.
C1-3_Rotação do pescoço; C4_elevação dos ombros; C5_abdução dos ombros; C6 flexão do cotovelo e extensão do punho; C7 extensão do cotovelo e flexão do punho; C8_extensão do polegar; T1_abdução dos dedos.
Quais são os reflexos e as respetivas raízes nervosas do membro superior?
C5-6_reflexo bicipital ou braquiorradial; C7_reflexo do tricípite.
Como se aplica o Hoffman’s test?
Pedir extensão de todos os dedos. Dobrar ligeiramente a última falange do terceiro dedo e largar como uma mola. Sinal positivo a colocação dos dedos em garra ou espasmos no polegar. Suspeita de lesão do neurónio motor superior (?) (SN 44 SP 75)
Para que servem os upper limb tension tests (ULTT)?
Podem indicar uma radiculopatia cervical. ULTT A Mediano (SN 0,90-1 ; SP 0,12-0,33 ; LR+1,1-1,5 ; LR-0,01-1,9)