Transformações Quimicas Flashcards
TQ: Camada de Valencia - V ou F?
O átomo de carbono apresenta dois elétrons na sua camada de valência.
15-34-32
O carbono possui 4 elétrons em sua camada de valência, porque esta no grupo 14 da tabela periodica .
(F)
T.Q: Eletronegatividade- V ou F?
A ordem decrescente de eletronegatividade dos elementos químicos presentes no canabidiol é carbono > hidrogênio > oxigênio
15-34-16
O oxigênio é o elemento mais eletronegativo.
(F)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
A molécula do canabidiol apresenta entre átomos de carbono 22 ligações covalentes do tipo sigma (σ) e 5 ligações covalentes do tipo pi (π).
15-34-08
Ligações sigma são as ligações simples e as ligações pi são as duplas ligações(neste caso são as ligações simples somente entre carbonos).
(V)
T.Q:Hibridização- V ou F ?
As moléculas de EPA, DHA, colesterol e vitamina E apresentam mais de um átomo de carbono com orbitais híbridos sp.
15-35-01
Nenhuma das substâncias citadas possui carbono na forma híbrida sp(=c= ; ≡ C─ ).
(F)
T.Q: Raio Atomico - V ou F?
O raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do átomo neutro de cloro.
15-37-01
(Em discordância com o gabarito oficial) O raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do átomo neutro do cloro. Por estarem no mesmo período da tabela periódica, o sódio, que apresenta carga nuclear menor que o cloro, possui raio maior.
(V)
T.Q: Raio Atomico - V ou F?
O raio do átomo neutro de sódio é maior que o raio do respectivo cátion.
15-37-02
Uma vez que o cátion apresenta um número menor de elétrons em relação ao átomo neutro, sua eletrosfera apresenta-se menor, diminuindo o raio iônico.
(V)
T.Q: Configuração eletronica- V ou F?
A configuração eletrônica do íon cloreto é 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6
.
15-30-08
V
T.Q: Polaridade- V ou F ?
O cloreto de sódio será mais solúvel em 200 mL de óleo de soja do que em 200 mL de uma bebida refrigerante.
15-37-32
Por se tratar de um composto iônico, é mais solúvel em solvente polar do que apolar(cloreto de sodio-polar;óleo -apolar ; refrigerante tem água- polar).
(F)
T.Q: Eletronegatividade- V ou F?
A eletronegatividade do bromo é maior que a do flúor, o que explica o fato de a molécula de HF ser mais polar que a molécula de HBr.
15-30-01
A eletronegatividade do flúor é maior que a do bromo, o que torna a molécula do HF mais polar do que a do HBr(A molecula do HF tambem é mais polar do que a molecula da agua que é a segunda mais polar).
(F)
T.Q: Distribuição eletronica/Camada de Valencia- V ou F?
Considerando a distribuição eletrônica para o átomo neutro de magnésio, pode-se afirmar que a camada de valência é composta por dois elétrons em orbitais “s”, dispostos na terceira camada.
15-30-02
12Mg → 1s2 2s2 2p6 3s2 , camada de valência 3s2
(V)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
O composto KCℓ possui ligação com caráter iônico, ao passo que a molécula de NH3 possui ligações com caráter covalente.
15-30-04
KC → metal (K) com ametal (C), ligação iônica.
NH3 → ametal (N) com hidrogênio, ligação covalente polar. .
(V)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
Na molécula de ácido metanoico, o hidrogênio ionizável interage por meio de uma ligação iônica com o átomo de carbono
15-30-16
A ligação entre oxigênio (ametal) e hidrogênio é covalente na molécula do ácido metanoico.
(F)
T.Q: Eletronegatividade- V ou F?
Na molécula de etanol, o polo negativo encontra-se sobre o átomo de oxigênio, que possui maior eletronegatividade que o átomo de carbono e o de hidrogênio.
15-30-32
Á maior eletronegatividade do átomo de oxigênio em relação ao carbono e ao hidrogênio, faz com que os os eletrons sejam atraidos pelo mesmo, gerando um polo negativo(Depois do flúor o oxigenio é o elemento mais eletronegativo).
(V)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
No transporte de substâncias nas plantas, os íons glutamato irão interagir por ligações de hidrogênio com as moléculas de água
19.1-31-04(Ñ Video)
Ocorre a força intermolecular do tipo ligação de hidrogênio.
(V)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
As ligações entre átomos que constituem o íon glutamato possuem elevado caráter iônico, o que justifica a interação favorável entre íons glutamato e íons cálcio.
19.1-31-32(Ñ Video)
A ligação entre os átomos do íon glutamato apresenta caráter molecular.
(F)
T.Q: Polaridade- V ou F ?
Ao lavar com água quente um prato sujo com gordura, aumenta-se a polaridade das moléculas de triglicerídeos, o que as torna solúveis em água e, portanto, facilmente removíveis do prato.
19.1-34-01(Ñ Video)
Na molécula de triglicerídeos predomina caráter apolar, sendo assim insolúveis em água
(F)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
Detergentes são eficazes em remover gorduras, pois estabelecem ligações iônicas com as moléculas de água e ligações covalentes com as moléculas de gordura, permitindo a interação entre substâncias polares e apolares.
19.1-34-04(Ñ Video)
Estabelece ligações de hidrogênio com a água do tipo íon dipolo e com a gordura força de interação do tipo dipolo-induzido.
(F)
TQ: Tabela Periodica- V ou F?
O rádio é um metal alcalino terroso, o polônio é um halogênio e o tório é classificado como metal.
19.1-29-32
Radio é alcalino ;os halogênio é do grupo 17, o
Polônio é um calcogênio, família 6 A da tabela periódica ; e o torio th é um metal , esta localizado no bloco f e fica antes dos elementos artificiais.
(F)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
O policarbonato é formado pelas ligações de hidrogênio que ocorrem entre bisfenol A e fosgênio
19.1-40-08(Ñ Video)
Ocorre a eliminação de uma molécula de HCL para que possa formar polímero de condensação e não ligações de hidrogênio
(F)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
Devido ao caráter covalente das ligações entre oxigênio e hidrogênio na água, ela é incapaz de solubilizar compostos com elevado caráter iônico.
20-31-01
A água é um solvente muito eficaz para compostos iônicos por apresentar elevada polaridade. Os íons dos compostos iônicos dissociam-se em seus íons conforme se dissolvem na água, uma vez que a estrutura cristalina que os compõem se “quebra” e a partir daí há a dispersão na solução.
(F)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
A água é capaz de interagir por ligações de hidrogênio com substâncias como cloreto de sódio, por isso é fácil dissolver sal de cozinha para preparar um saboroso alimento.
20-31-02
O nome da ligação que a água faz com cloreto de sodio que são ions é chamada de solvatação conhecido também como ion-dipolo.
As ligações de hidrogênio são formadas com a interação de Hidrogênio com Fluor/Oxigênio/Nitrog, portanto o sal de cozinha, também conhecido como cloreto de sódio(NaCl) não forma uma ligação de hidrogênio. A fácil dissolução do mineral se dá devido à polaridade da água e a natureza do sal.
(F)
TQ: Tabela Periodica- V ou F?
Os elementos do grupo 1 da tabela periódica possuem uma significativa diferença de eletronegatividade em relação aos elementos do grupo 16, o que explica o fato de moléculas como H2O possuírem ligações com elevado caráter iônico.
20-22-01
Não pode ser colocado na mesma frase molécula e elevado carater ionico. Além disso a diferença de eletronegatividade do hidrogenio e oxigenio menor que 1,7 torna o seu carater covalente, logo estes possui baixo carater ionico .Obs: O hidrogênio não é do grupo 1 , ele não tem familia .
Há uma diferença de eletronegativade significativa em relação aos elementos do grupo 1 da tabela periódica e aqueles do grupo 16. Entretanto, as moléculas de H2O são formadas por Hidrogênio e Oxigênio, o que não formata uma ligação de iônica, mas sim uma ligação covalente. É importante perceber que, mesmo o hidrogênio estando presente na primeira coluna da tabela periódica, não compartilha as mesmas características dos demais elementos ali presentes.
(F)
TQ: Tabela Periodica- V ou F?
Diversos elementos da tabela periódica são poli-isotópicos, ou seja, possuem mais de um isótopo estável encontrado na natureza.
20-32-02
Diversos elementos da tabela periódica possuem isótopos, isto é, átomos que possuem o mesmo número de prótons, porém diferente número de massa. Pode-se citar, a título de exemplo, o Hidrogênio com 1 próton(Prótio), o Hidrogênio com 1 próton e 1 neutrôn (Deutério) e o Hidrogênio com 1 próton e 2 neutrôns (Trítio). Todos os 3 são formados pelo Hidrogênio, porém diferem no número de massa. Haveria ainda diversos outros exemplos, como o Cloro 35 e o Cloro 37; o Carbono 14 e o Carbono 12.
(V)
TQ: Tabela Periodica- V ou F?
A tabela periódica possui elementos considerados “artificiais”, ou seja, que foram produzidos em laboratório por meio de reações nucleares entre elementos de massas atômicas distintas.
20-32-04
Os elementos “artificiais” são aqueles que não encontramos na natureza de forma natural, ou seja, eles são criados por outros processos de laboratório, como a fusão nuclear. Para criar um elemento tão instável, necessita-se de um acelerador de partículas, o qual causa uma colisão tão brutal entre os átomos que cria-se um elemento com uma quantidade tão grande de partículas no núcleo atômico que o torna altamente instável (o que o faz “durar” segundos/milésimos de segundos) e acaba se desintegrando em partículas mais estáveis.
A maioria dos elementos artificiais são produzidos em laboratorio apartir do lançamento de particulas em outros elementos gerando assim odecaimento( questionavel: artificial-apartir de reação nuclear).
(V)
TQ: Tabela Periodica- V ou F?
Em solução aquosa, os elementos dos grupos 1 e 2 da tabela periódica tendem a formar ânions, que são atraídos eletrostaticamente entre si para formar compostos metálicos.
20-32-08
O grupo 1 e 2 da tabela periodica por ser metais tendem a formar cations, não anios.Além disso tal grupo não são atraídos eletrostaticamente entre si.
Os grupos 1 e 2 da tabela periódica (metais alcalinos e metais alcalinos terrosos, respectivamente) não tendem a formar ânions, visto que estes grupos de elementos possuem a característica de formarem cátions. Há a liberação de íons no meio aquoso, mas não há a formação de compostos metálicos pois este tipo de reação é extremamente não-espontânea, sendo necessário fundamentos de eletrólise para a ocorrência de formação metálica, ainda mais sendo de metais tão reativos como grupo 1 e 2.
(F)
TQ: Tabela Periodica- V ou F?
As propriedades que explicam a organização atual dos elementos na tabela periódica corroboram a hipótese de que os átomos consistem em esferas carregadas negativamente nas quais estão incrustadas cargas positivas, conhecidas como prótons.
15-32-16
A questão faz referencia ao modelo do pudim de passas de Thomson, mas no texto do enuciado foi citado nucleo atomico fazendo referencia a Rutherford, devido a isso tal questão esta errada.
A organização atual da tabela periódica se dá a partir de uma linha horizontal em ordem crescente de número atômico, ou seja, o número de prótons no núcleo do átomo. Além disso, sabe-se que o átomo não é composto por uma esfera de carga negativa na qual está incrustada cargas positivas. As cargas positivas, provenientes dos prótons, estão no núcleo atômico.
(F)
TQ: Tabela Periodica- V ou F?
Os elementos de transição estão concentrados no centro da tabela periódica e consistem em metais e não metais pouco reativos e que se estabilizam ao permanecer com oito elétrons na camada de valência.
20-32-32
Os elementos de transição da tabela periódica estão no centro da tabela e são constituídos exclusivamente por METAIS. Esses metais podem ser subclassificados em duas categorias, os metais de transição interna e os metais de transição externa. São elementos que não cumprem a regra do octeto (estabilizar-se com 8 elétrons na camada de valência). Logo podem ter de 9 a 18 eletrons na sua camada de valência .
(F)
T.Q: Polaridaade- V ou F?
O colesterol, de cadeia polar, possui elevada solubilidade em água, o que facilita a absorção pelo organismo.
20-30-02
O colesterol é uma uma gordura um listerideo de cadeia apolar, logo não pode ser polar.
O colesterol é uma molécula que possui uma porção polar muito pequena e uma apolar muito grande, configurando um caráter extremamente apolar pra molécula. Além disso, trata-se de um lipídio (gordura), o qual é insolúvel em água (e também no sangue).
(F)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
A tartrazina possui em sua estrutura núcleos aromáticos, o que implica uma efetiva interação com gorduras como o colesterol por meio de ligações iônicas.
20-33-08
Ela pode reagir com gorduras (ex: colesterol), contudo não ocorre interação ionica , porque o colesterol não é um ion(toda vez que tiver ligação entre moleculas, tem que ser ligação intermolecular).
Como mencionado anteriormente, o colesterol possui um elevado caráter apolar, ou seja, não ocorre a formação de regiões polares/iônicas em sua estrutura. Observando a molécula da tartrazina podemos perceber a grande quantidade de grupos eletronegativos (N e O), bem como a presença de grupos sulfonatos (R-SO3-; na forma de R-SO3Na - Sulfonatos de sódio), configurando elevado caráter polar pra estrutura. Lembrando que substâncias de caráter apolar não interagem com substâncias de caráter polar.
(F)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
O BHT é capaz de interagir com a água por ligações de hidrogênio.
20-33-32
Ligações de Hidrogênio caracterizam-se por se darem através da ligação de um Hidrogênio com um Fluor/Oxigênio/Nitrogênio. O grupo hidroxila (OH) da molécula interage com a água pois ambos apresentam polaridade elevada.
(V)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
As proteínas são formadas por aminoácidos, que se ligam por meio de ligações peptídicas.
20-38-02
As proteínas são formadas pelo encadeamento de unidades de aminoácidos (acima de 50 unidades). Estas unidades ficam ligadas por meio de uma ligação denominada peptídica.
(V)
T.Q: Ligações Quimicas - V ou F?
Ao adicionar sal grosso (cloreto de sódio) à carne assada, ocorre a solubilização do sal por meio da formação de ligações de hidrogênio com as moléculas lipídicas da carne.
20-38-16
O cloreto de sodio é ligação ionica, não faz ligação de hidrogênio, as moleculas lipidicas faz ligação do tipo dipolo induzido (força de London), ou seja em nenhum dois dois casos a ligação de hidrogênio.
Ligações de Hidrogênio se dão entre moléculas polares, onde um hidrogênio ligado à flúor/oxigênio/nitrogênio interage com outra molécula que apresente estruturas semelhantes. O sal grosso é um composto iônico e as moléculas lipídicas são apolares, logo não há interações entre si.
(F)
T.Q: Camada de Valencia - V ou F?
O silício possui dois elétrons na camada de valência.
O átomo de silício pertence ao grupo 14 ou IV A da tabela periódica e possui quatro elétrons em sua camada de valência.
(F)
T.Q: Energia de Ionização - V ou F?
Os valores de energia de ionização sugerem que é mais fácil remover o segundo elétron do magnésio que do silício.
Quanto menor a energia de ionização, maior a facilidade em remover elétrons de um átomo ou de um íon no estado gasoso. Assim, como o valor da 2ª energia de ionização do magnésio (1450 kJ . mol–1) é menor do que a do silício (1580 kJ . mol–1); é mais fácil remover o segundo elétron do magnésio que do silício.
(V)
T.Q: Tabela Periodica/energ. ionização - V ou F?
Na tabela periódica, a primeira energia de ionização cresce de baixo para cima nos períodos.
Na tabela periódica, a primeira energia de ionização cresce de baixo para cima nos grupos ou famílias e não nos períodos.
(F)
T.Q: Energia de Ionização - V ou F?
A energia de ionização refere-se à quantidade de energia necessária para remover um elétron de átomo, íon ou molécula.
A energia de ionização se refere à quantidade de energia necessária para remover um elétron de um átomo isolado e no estado gasoso. Podemos determinar também as segundas, terceiras, etc. energias de ionização de cátions isolados e no estado gasoso; porém não podemos determinar com precisão a energia de ionização em moléculas.
(F)
T.Q: Configuração eletronica - V ou F?
Átomos de magnésio apresentam configuração eletrônica igual a do íon Si4+ .
(F)
T.Q: Ligação quimica - V ou F?
Nos silicatos alcalinos, tais como o Na4SiO4, o ânion silicato consiste de um átomo de silício ligado diretamente a quatro átomos de oxigênio.
(V)
T.Q: Raio atomico - V ou F ?
O raio atômico do lítio é maior que o raio do respectivo cátion.
Ao perder elétrons, o núcleo exerce maior atração sobre os elétrons restantes, diminuindo o raio.
(V)
T.Q: Ligação quimica - V ou F?
O carbonato de lítio apresenta duas ligações iônicas.
(V)
T.Q:Camada de Valencia - V ou F?
O átomo de lítio possui dois elétrons na camada de valência.
(F)
T.Q: Eletronegatividade- V ou F?
A ordem crescente de eletronegatividade dos elementos químicos presentes no carbonato de lítio é: lítio < carbono <
oxigênio.
(V)
T.Q: Ligações quimicas - V ou F?
As ligações formadas entre os átomos que constituem o íon carbonato possuem caráter predominantemente iônico.
As ligações são covalentes:
(F)
T.Q: Especies isoeletrônicos- Raio- V ou F?
Embora o íon lítio (Li+) e o íon berílio (Be2+) sejam íons isoeletrônicos, o íon Be2+ possui maior raio que o íon Li+
O maior raio é o do Li+, pois possui menor carga nuclear
(F)
T.Q:Hibridização-V ou F?
O bloco II apresenta um átomo de carbono com hibridização sp2.
São encontrados no bloco II sete carbonos sp2
(F)
T.Q:Hibridização-V ou F?
A estrutura química do ácido fólico apresenta quatro átomos de carbono com hibridização sp.
A estrutura do ácido fólico apresenta apenas carbonos sp2 e sp3
(F)
T.Q: Ligação quimica /polaridade- V ou F?
As moléculas de ácido fólico são polares e interagem com a água por ligações de hidrogênio.
(V)
T.Q:Ligação quimica- V ou F?
O ácido fólico apresenta seis ligações covalentes do tipo pi (π).
Na molécula encontramos 11 ligações pi (π).
(F)