Transformações Química e Energia Flashcards
TQE:Termoquimica - Reação - V ou F ?
A oxidação do etanol pode produzir ácido etanoico.
18-33-04
Processo de oxidação Álcool1º➞Aldeido➞Ac.Carboxílixo
(V)
TQE:Termoquimica - Entalpia- V ou F ?
A fermentação que resulta na produção de etanol é uma reação endotérmica.
18-33-08
A reação produz calor, logo é um processo exotérmico.
Para a reação ser exotermica o sinal positivo deve estar depois da flexa ;Já na reação endotermica o sinal positivo vai estar antes da flexa(esta regra vale quando não tiver na reação o simbolo da (ΔH).
(F)
TQE:Termoquimica - Equação Global- V ou F ?
A equação global que descreve o processo pode ser expressa por:
2 H2O2(aq) → 2 H2O(ℓ) + O2(g).
15-36-01
para encontrar a equação global deve cortas o que for igual que ficou antes e depois da flexa, tudo que ficou igual do mesmo lado soma.
(V)
TQE:Cinetica Quimica -Catalizador - V ou F?
Os íons iodeto, embora atuem como catalisadores na reação, são consumidos para promover a decomposição do peróxido de hidrogênio.
15-36-02
O catalisador I–(aq) aparece no início da reação I (etapa I) e no final da reação II (etapa II). Portanto I–(aq) é catalisador e não foi consumido pela reação. A de salientar que para ser catalizador não pode ser consumido .
(F)
TQE:Termoquimica -Entalpia- V ou F ?
A reação de decomposição do H2O2 está associada à liberação de calor para o meio.
15-36-08
Ele esta dizendo que a variação de entalpia (ΔH) é -196 kj/mol ou seja é reação exotermica(libera energia/calor para o meio ).
(V)
TQE:Termoquimica -Entalpia- V ou F ?
Por se tratar de uma reação endotérmica, a decomposição do H2O2 ocorreria mais rapidamente se o experimento fosse realizado a 45 °C.
15-36-32
De acordo com a variação de entalpia dada pelo enunciado da questão a reação é exotérmica.
(F)
TQE:Termoquimica (Combustão)- V ou F ?
A combustão da pólvora caracteriza um processo exotérmico.
19.1-37-01
Todas as reações de combustão são exotérmicas (libera energia). Endotermica absorve calor.
(V)
TQE:Termoquimica (Combustão)- V ou F ?
Na combustão de um mol de nitrato de potássio, serão produzidos 11 mol de produtos gasosos.
19.1-37-08
A combustão de 10 mol de nitrato de potássio produzem 11 mol de gás.
(F)
TQE:Termoquimica (Combustão)- V ou F ?
Na combustão da pólvora, o carbono sofre redução, passando do estado de oxidação zero para -2.
19.1-37-16
O nox do carbono passa de zero para +4, sofrendo oxidação.
(F)
TQE:Termoquimica(Combustão)- V ou F ?
O potássio sofre oxidação no processo de combustão, convertendo-se em carbonato de potássio e em sulfato de potássio.
19.1-37-32
O nox do potássio não varia (+1), logo não sofre oxidação
(F)
TQE:Radiação - V ou F ?
A reação entre nitrogênio gasoso e hidrogênio gasoso que resulta na formação de amônia caracteriza uma reação nuclear.
19.1-39-01
Não é uma reação nuclear é uma reação de sintese, nenhum elemento esta virando outro ou seja não esta mexendo no núcleo , aqui ocorre apenas a junção dos atomos pela eletrosfera.
N2(g)+3H2(g) ⇌2HN3(g) -
A reação entre nitrogênio e hidrogênio formando amônia é um fenômeno químico, reação química, e nada tem com reação nuclear. Na reação química ocorrem interações entre moléculas e átomos, os núcleos atômicos não são alterados.
(F)
TQE:Radiação - V ou F ?
Emissões do tipo alfa (α) e beta (β) são associadas a decaimentos radioativos e correspondem a partículas de carga +2 e -1, respectivamente.
19.1-39-02
Sim- a alfa (α) carga +2 e massa 4; e a beta (β) carga -1 e massa 0.
(V)
TQE:Radiação - V ou F ?
O decaimento radioativo do isótopo 212Po84 para formar 208Pb82 resultará na emissão de uma partícula alfa( frente emcima//atraz embaixo).
19.1-39-04
De 212 para 208 a massa diminuiu 4, já de 84 para 82 o numero de protons diminui 2. Exato porque a particula alfa tem massa 4 e carga +2 .
(V)
TQE:Radiação - V ou F ?
A radiação gama (ou raios gama) consiste em fótons de alta energia, ou seja, radiação eletromagnética com comprimentos de onda superiores aos de fótons na região visível.
19.1-39-08
A equação de plank vai dizer que a energia é proporcional a frequência.Além disso existe também uma relação inversa entre o comprimento de onda com a frequencia. Deste modo se os raios gama tiverem altissima energia sua frequencia tambem sera alta, com isso conclui-se que os comprimentos de onda são inferiores a frequência, quando comparado aos fótons da luz vizivel.
↑E=h.↑f ///V=↓λ.↑f
Radiação gama ou raio gama (γ) é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência e baixa energia, produzida geralmente por elementos radioativos, processos subatômicos como a aniquilação de um par pósitron e elétron.
(F)
TQE:Radiação - V ou F ?
A fissão nuclear é o processo pelo qual dois núcleos leves são fundidos, formando núcleos mais pesados.
19.1-39-16
Fissão nuclear é a quebra de núcleos pesados, formando núcleos menores. Logo o termo fundidos utilizado na questão redere-se a fusão nuclear.
(F)
TQE:Eletrolise- V ou F?
O refrigerante pode ser considerado uma solução eletrolítica, já que o CO2 é um eletrólito forte e libera seus íons constituintes na solução.
20-34-08
O CO2 ele pode reagir com a agua , criando acido carbonico (esté libera ions), mas em pequena quantidade (ions hidrocxonios e ions bicarbonato), então ele sera um eletrolito fraco (acido carbonico é fraco).
O CO2 não pode ser considerado um eletrólito forte, mesmo que, durante sua solubilização, forme íons HCO3- estes são pouquíssimo presentes no meio.
(F)
TQE:Radiação - V ou F ?
Além do risco de acidentes, uma das principais limitações do uso de reatores nucleares consiste na produção de resíduos radioativos.
20-35-01
Os reatores nucleares, infelizmente, tem como um dos “subprodutos” a produção de lixo radioativo, o qual exige um descarte altamente especializado e caro.
(V)
TQE:Radiação - V ou F ?
Na reação abaixo o, lantânio formado tem numero atômico igual a 57 e numero de massa igual a 146.
20-35-02
O número de prótons total deve permanecer o mesmo. Deve-se cuidar com o número de massa, pois a quantidade de nêutrons que bombardeou a amostra influenciará no resultado final.
(V)
TQE:Radiação - V ou F ?
Considerando os isótopos de urânio, pode-se afirmar que o átomo de 92𝑈 238 possui 92 prótons, 146 nêutrons e 92 elétrons.
20-35-04
O número de massa é a quantidade de prótons mais a quantidade de nêutrons no núcleo atômico. Subtraindo 92 (prótons) de 238 (massa), teremos os 146 nêutrons que a afirmativa revela. Tratando-se de um elemento neutro, o número de elétrons é igual ao número de prótons.
(V)
TQE:Radiação - V ou F ?
A massa atômica do urânio é igual à massa atômica de seu isótopo de menor abundância natural.
20-35-08
Para determinar a massa atômica de um elemento é feita a média ponderada dos isótopos que o constituem. Sendo assim, a massa atômica do urânio não será igual à massa atômica de seu isótopo de menor abundância natural. Se a massa atômico é uma média ponderada entre as massas dos isótopos e suas respectivas abundâncias, é importante perceber que a massa média será mais próxima (e não igual) a massa do isótopo de maior abundância natural.
(F)
TQE:Radiação - V ou F ?
Conforme o exemplo, a fissão nuclear do 92𝑈 235 produz átomos de bário e criptônio, os quais são
isótopos do urânio.
20-35-16
Isótopos são átomos de um elemento que possuem o mesmo número de prótons mas diferentes números de massa. Como na fissão do Urânio há a formação de outro elemento químico, isso não caracteriza um isótopo e sim produtos de reação.
(F)
TQE:Radiação - V ou F ?
A fissão nuclear de átomos de hidrogênio pode ser ilustrada por 2𝐻1 + 3𝐻1 → 4𝐻𝑒 2 + 1𝑛0 + energia.
20-35-16
No processo esta ocorrendo o processo defusão nuclear ,não fissão.
A fissão nuclea(pode ser lida como uma quebra nuclear) há o decaimento de núcleos instáveis em núcleos atômicos menores. No processo descrito há a fusão de 2 átomos de Hidrogênio em um átomo de hélio, o que caracteriza uma fusão nuclear (união de núcleos menores na formação de um maior).
(F)
TQE:Radiação - V ou F ?
Na fusão nuclear, dois ou mais núcleos leves se dividem, originando outros núcleos menores.
20-35-32
O processo descrito caracteriza a fissão nuclear e não a fusão, conforme a opção anterior.Na fusão eles se somam formando núcleos maiores .
(F)
TQE:Termoquimica -Entalpia- V ou F ?
A variação da entalpia para a reação apresentada é negativa, logo a reação absorve calor para neutralizar os íons hidrônio e formar moléculas de água.
20-37-02
Em reações exotérmicas, isto é, reações nas quais há liberação de calor, a variação de entalpia é negativa.
(F)
TQE:Eletroquimica- Oxidação- V ou F ?
Na estrutura da crisólita, os átomos de ferro apresentam estado de oxidação +3.
(F)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F ?
Nas baterias de hidreto metálico, o material ativo é o agente oxidante.
Nas baterias de hidreto metálico, o material ativo é o que sofre oxidação e, portanto, é o agente redutor.
(F)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F ?
Durante o funcionamento das baterias de hidreto metálico, o número de oxidação do hidrogênio permanece constante, igual a +1.
Durante o funcionamento das baterias de hidreto metálico, o NOX do hidrogênio varia de –1 para +1, produzindo a oxidação desse elemento.
(F)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F ?
Baterias secundárias são geradores de energia elétrica, do tipo não recarregável.
Atualmente podemos classificar as baterias em duas categorias: primárias e secundárias. Nas primárias, quando o suprimento de reagentes químicos termina, a bateria “acaba” e pode ser descartada. As baterias secundárias podem ser recarregadas e reutilizadas durante um certo tempo.
(F)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F ?
Após a utilização, baterias de níquel-cádmio devem retornar aos revendedores para destinação ambientalmente adequada.
As baterias NiCd estão cada vez mais em desuso, esse tipo de bateria é muito poluente, já que o cádmio é um elemento químico altamente tóxico e prejudicial ao meio ambiente e, portanto, esse tipo de bateria não deve ser simplesmente descartada na natureza.
(V)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F ?
Na semirreação catódica, ocorre diminuição do número de oxidação do níquel.
No cátodo ocorre a redução do níquel e o seu número de oxidação varia de +3 para +2.
(V)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F ?
Nas baterias de hidreto metálico, o hidrogênio é o polo positivo.
Na bateria de hidreto metálico o hidrogênio forma o polo negativo, onde ocorre a oxidação, que funciona como o ânodo da bateria.
(F)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F ?
Na recarga, a liga metálica absorve hidrogênio.
Na recarga da bateria deve-se, através de fornecimento de corrente elétrica ao sistema, fazer com que as reações ocorram em sentido contrário. Portanto, no ânodo a liga metálica (M) é forçada a reagir com a água para formar novamente o hidreto metálico (MH)
(V)
TQE:Radição - V ou F ?
Ao receber dois elétrons, o átomo de polônio adquire a configuração eletrônica do gás nobre radônio.
O 84Po possui, na última camada, um número de elétrons igual a seis e, ao receber dois elétrons, passa a ter na sua camada de valência oito elétrons e um total de 86 elétrons distribuídos em seis camadas de energia, de maneira semelhante ao átomo de radônio.
(V)
TQE:Radição - V ou F ?
O cátion Po2+ apresenta 86 elétrons.
Na eventualidade do 84Po se transformar em cátion 2+, ele vai perder dois elétrons, e ficará com 82 elétrons.
(F)
TQE:Radição - V ou F ?
Chumbo, polônio, urânio e tório ocupam o sexto período da tabela periódica.
Os elementos chumbo e polônio estão no sexto período da tabela periódica e os elementos tório e urânio no sétimo.
(F)
TQE:Radição - V ou F ?
Nas moléculas de Po2, átomos de polônio compartilham entre si dois pares de elétrons.
Na formação da molécula de Po2
, temos as seguintes ligações:
(V)
TQE:Radição - V ou F ?
Emissões alfa são partículas negativas de massa muito pequena
As partículas alfa são dotadas de carga positiva (+2) e, para uma radiação, apresentam uma massa muito grande (4 u).
(F)
Agúa - Reação - V ou F?
O carbonato de cobre (II) resulta da reação entre CuO e CO2 presentes no ar.
A reação está correta, porém o CuO não está presente no ar, portanto esta afirmativa deveria ser considerada incorreta
O carbonato de cobre (II) não é formado diretamente pela reação entre óxido de cobre (CuO) e dióxido de carbono (CO₂) presentes no ar. A formação do carbonato de cobre (II) ocorre geralmente em presença de água, onde o dióxido de carbono se dissolve e forma ácido carbónico (H₂CO₃), o qual então reage com o óxido de cobre.
O processo simplificado é o seguinte:
CO2+H2O→H2CO3
CuO+H2CO3→CuCO3+H2O
(F)
Agua : Oxido /acido - V ou F ?
O composto Cu(OH)2 é formado pela reação entre óxido de cobre (II) e ácido sulfúrico presentes na bateria do carro.
A formação do Cu(OH)2 se dá pela reação do óxido com a água, e não com ácido
(F)
TQE: Eletroquimica-Oxidação -V ou F?
Nas substâncias presentes no zinabre, o número de oxidação do cobre é igual a +2
(V)
TQE: Eletroquimica-Oxidação -V ou F?
A reação entre o dióxido de carbono e o óxido de cobre (II) envolve um processo de oxirredução.
Reação entre CO₂ e CuO para formar CuCO₃:
Reagentes e produtos:
CuO (Cu: +2) + CO₂ (C: +4) → CuCO₃ (Cu: +2, C: +4)
NOX: Os estados de oxidação não mudam (Cu: +2, C: +4, O: -2).
Conclusão: Não é oxirredução, pois não há transferência de elétrons. É uma reação de síntese.
Não há variação do Nox
(F)
TQE:Termoquimica :Tipo da reação - V ou F?
Em contato com a água, o sódio metálico reage gerando um forte aquecimento, fenômeno típico de uma reação endotérmica.
Se houve aquecimento do sistema, o fenômeno é exotérmico.
(F)
TQE: Eletroquimica-Oxidação -V ou F?
O número de oxidação do carbono no íon carbonato é +4.
A soma dos Nox indica o excesso de 2 cargas negativas
(V)
TQE:Termoquimica: Combustão- V ou F ?
As reações de combustão para os compostos listados na tabela são exotérmicas, ou seja, ocorrem com liberação de calor para o meio, e representam transformações químicas.
(V)
TQE:Termoquimica: Combustão- V ou F ?
As quantidades de energia liberadas por mol a partir da combustão do acetileno e do etileno são menores que a quantidade de energia liberada por mol na combustão do etano devido à presença de ligações π no acetileno e no etileno.
(V)
TQE:Termoquimica: Combustão- V ou F ?
a combustão completa do acetileno pode ser representada pela equação química
2 C2H2 + 5 O2 → 4 CO2 + 2 H2O.
(V)
TQE:Eletroquimica : Oxiredução- V ou F?
Na queima da fita de magnésio, ocorre a redução do magnésio e a síntese de óxido de magnésio (MgO).
(F)
TQE:Eletroquimica : Oxiredução- V ou F?
Em I, ocorreu uma reação de oxidação-redução representada por: 2 Mg(s) + O2(g) ➔2 MgO(s).
(V)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F?
A notação química de uma pilha formada pela interligação entre eletrodos de zinco e de cobre será Zn/Zn2+//Cu2+/Cu.
(V)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F?
Se uma placa metálica de cobre for imersa em uma solução aquosa de MnSO4, haverá corrosão na placa metálica e redução dos íons Mn2+.
O E0 de redução do Cu é maior que o Mn.
(F)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F?
O lítio metálico perde elétrons mais facilmente que o cromo metálico.
(V)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F?
Na pilha de lítio-iodo, desenvolvida para ser utilizada em aparelhos de marca-passo, o lítio ganha elétrons e o iodo perde elétrons.
É o iodo que ganha elétrons, pois possui o maior E0 de redução
(F)
TQE:Pilhas eletroliticas - V ou F?
Na pilha alcalina de zinco-manganês ocorre, no ânodo, oxidação do manganês e, no cátodo, redução do zinco.
(V)