TPS 2013 HM 🌎 Flashcards
(CESPE - 2013)
Entre os diversos elementos que se conjugam para a conceituação mais abrangente da Revolução Industrial, destacam-se a substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela motriz e da forma doméstica de produção pelo sistema fabril.
Item certo! ✅
O item apresenta algumas das importantes alterações dos meios de produção existentes, que possibilitaram o desenvolvimento industrial no período.
(CESPE- 2013)
Dois motivos excluem a Revolução Industrial do conjunto de revoluções burguesas que sepultaram o Antigo Regime: ter mantido em aberto o processo de transição do feudalismo ao capitalismo e ter exercido diminuta influência na transformação política dos países que se industrializavam.
Item errado! ❌
Dizer que a Revolução Industrial exerceu diminuta influência na transformação política dos países que se industrializavam é muito errado. O que dizer das revoluções de 1848, que já continham fortes elementos sociais. O que dizer dos Estados atuando para proteger os interesses da burguesia industrial?
(CESPE / TPS / 2013 / Questão 46 - adaptada)
A Revolução Francesa de 1789 marcou o perfil ideológico das revoluções burguesas, dado seu caráter liberal e pioneiramente democrático, que acompanhou todo o processo revolucionário, da queda da Bastilha à ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder.
Item errado! ❌
Não houve caráter liberal e democrático durante todo o processo revolucionário. As revoluções liberais não têm grande componente igualitário; apenas durante a Era do Terror de Robespierre há maior preocupação com questões democráticas.
|CESPE - 2013|
Chamados iluministas, pensadores europeus do século XVIII — especialmente franceses — revolucionaram intelectualmente o mundo moderno ao atacarem com vigor a injustiça, a intolerância religiosa e os privilégios, preparando o terreno para as revoluções que destruiriam o Antigo Regime.
Item certo! ✅
O ideário iluminista serviu de subsídio para as revoluções burguesas, tanto na Europa quanto nas Américas.
|CESPE- 2013|
A Revolução Puritana de 1640 e a Revolução Gloriosa de 1688, ainda que integrantes de um mesmo contexto, são distintas nos propósitos e nos meios utilizados, visto que a segunda se insurgiu contra o Parlamento, mas procurou manter incólume o poder monárquico.
Item errado! ❌
As duas revoluções não foram distintas nos propósitos. Ambas revoluções buscavam limitar os poderes reais. O final do item está categoricamente errado, pois era o Parlamento que buscava limitar o poder monárquico, submetendo-o a uma constituição que o alijava das decisões políticas.