TPS 2006 HM 🌎 Flashcards

1
Q

(CESPE/TPS/2006/Questão 53)

No quadro mais amplo da contemporaneidade, o texto aproxima e distingue tendências do século XIX e do século XX. Nesse contexto, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A Revolução Industrial consolida novas relações de produção e, ao promover a expansão imperialista, contemplando novas formas de dominação colonial, estende a atuação do moderno capitalismo às mais distantes regiões do planeta.

A

Item certo! ✅

Segundo Lenin, o imperialismo foi a fase superior do capitalismo. A expansão imperialista foi justificada, à época, com o direcionamento do excedente de capital às colônias e a apropriação dos recursos naturais estratégicos das colônias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

(CESPE/TPS/2006/Questão 37 - adaptada)

Graças a Napoleão Bonaparte, liderança que emergiu na última fase da Revolução Francesa, o processo revolucionário iniciado em 1789 adquiriu feições de movimento essencialmente popular, como demonstra o isolamento político da classe burguesa.

A

Item errado! ❌

O período essencialmente popular da Revolução Francesa não foi o último, mas o terceiro, durante a Convenção Nacional, entre 1792 e 1795. Nesse momento, foram aprovados o sufrágio universal masculino e a declaração da Primeira República Francesa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

CACD 2006

Relativamente ao “revolucionarismo endêmico” a que o texto se refere, julgue (C ou E):

Quando a Era Revolucionária se esgotou, em 1848, o mapa político e social europeu em muito se aproximava do cenário pré-1789, o que demonstra ter sido o impacto da industrialização bem mais aparente que real para a configuração da nova sociedade liberal e burguesa.

A

Item errado!❌

“Depois de 1815 e 1848, temos mudanças muito significativas no mapa europeu. Política e geograficamente, temos aquelas mudanças nos países e fronteiras que vimos — isto é, não se voltou exatamente para o que existia antes, principalmente na região germânica; com a revolução de 1848, a França tornou-se uma república. Socialmente, a Europa também havia mudado. Conforme Hobsbawm, a partir de 1848 — ano da revolução e do Manifesto Comunista — há uma divisão social clara entre a burguesia e o proletariado, o fim da aliança que tinha colocado fim ao Antigo Regime.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

CESPE / TPS / 2006 / Questão 37 - adaptada

O pensamento iluminista, mesmo restrito a alguns países da Europa ocidental no transcurso do século XVIII, foi decisivo para a eclosão da Era Revolucionária. Entre seus principais expoentes, Voltaire se destaca, por ter formulado a teoria da separação dos poderes, fundamental para a contestação ao Estado absolutista.

A

Item errado! ❌

A teoria da separação dos poderes é de Montesquieu, não de Voltaire.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

CESPE / TPS / 2006 / Questão 37 - adaptada

Entende-se a Revolução Francesa como um processo que não se esgota rapidamente, com períodos de maior ou menor intensidade do fervor revolucionário. De todas as fases desse processo, a Convenção Nacional, dominada pelos jacobinos, foi a que conferiu caráter mais radical à Revolução, de que são exemplos o fim da monarquia, a adoção do sufrágio universal e o grande número de execuções de adversários.

A

Item certo! ✅

Exatamente. O item faz uma descrição generalizada de como foi o processo revolucionário na França. A Revolução Francesa pode ser dividida nas seguintes fases:
Assembleia Constituinte (1789-1791);
Monarquia Constitucional (1791-1792);
Convenção Nacional (1792-1795);
Diretório (1795-1799).

  • Burns não coloca a monarquia constitucional como uma das fases…
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

CESPE / TPS / 2006 / História Mundial

O que aconteceu na França a partir de 1789 foi a explosão do sentimento generalizado de repulsa a um absolutismo crescentemente anacrônico, ainda que amenizado pelo reformismo assumido pela dinastia Bourbon, a qual empreendera estratégia de conferir ao regime ares de pretensa modernidade — o despotismo esclarecido.

A

Item errado! ❌

Não houve reformismo por parte da dinastia Bourbon. O despotismo esclarecido não chegou à França antes da Revolução Francesa. De acordo com Eric Hobsbawm, em A Era das Revoluções: “Mas na maioria dos países de despotismo esclarecido essas reformas ou eram inaplicáveis, e portanto meros floreios teóricos, ou então improváveis de mudar o caráter geral de suas estruturas político-sociais; ou ainda fracassaram em face da resistência das aristocracias locais e de outros interesses estabelecidos, deixando o país recair em uma versão um pouco mais limpa do seu antigo Estado. Na França elas fracassaram mais rapidamente do que em outras partes, pois a resistência dos interesses estabelecidos era mais efetiva”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

(CESPE / TPS / 2006 / História Mundial - adaptada)

Por simbolizar a luta contra o despotismo, a Revolução Francesa foi alvo da reação conjunta dos defensores do Antigo Regime, na qual se sobressaiu a Inglaterra, a quem convinha a manutenção da estrutura de poder absolutista para a expansão de negócios financeiros e para a abertura de mercados para seus produtos industrializados.

A

Item errado! ❌

Primeiro erro: não houve despotismo na França antes da Revolução Francesa, mas um absolutismo típico do Antigo Regime. A Revolução, que pôs fim ao absolutismo francês, sofreu resistência das alianças entre as potências estabelecidas na Europa, mas não da Inglaterra, que permaneceu favorável ao liberalismo político. Para os ingleses, a propagação do liberalismo era favorável à difusão do capitalismo, enquanto os regimes absolutistas aplicavam o intervencionismo e o protecionismo como práticas econômicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly