2.1 Era Napoleônica Flashcards
O que representou a batalha de Waterloo para Napoleão?
A sua derrota definitiva. Em Waterloo, na Bélgica, foi fragorosamente derrotado pelo Duque de Wellington à frente de um exército coligado de ingleses, holandeses e alemães.
É correto afirmar que Napoleão escapou de Elba para reconquistar a França?
✅
É correto afirmar que após a derrota de Napoleão fora restaurada a Monarquia com Luiz XVIII?
Sim. ✅
Os vencedores, juntamente com o senado francês, dedicaram-se então à tarefa de reorganizar o governo da França. Resolveu-se, de comum acordo, restaurar a dinastia dos Bourbons na pessoa de Luís XVIII, irmão do rei que, em 1793, fora mandado para a guilhotina.
Qual foi o resultado da batalha de Leipzig?
O resultado da Batalha de Leipzig foi a derrota de Napoleão e a ruína do seu império. Os estados vassalos o abandonaram e a própria França foi invadida. Em 31 de março de 1814 os aliados vitoriosos entraram em Paris. Treze dias depois Napoleão assinou o Tratado de Fontainebleau, desistindo de todos os seus direitos ao trono da França.
Por qual razão Napoleão resolveu atacar a Rússia? (Por volta de 1811 - 1812)
Napoleão resolveu atacar a Rússia porque o czar Alexandre I resolveu não respeitar mais o Bloqueio Continental imposto pela França às mercadorias inglesas. Como país puramente agrícola, a Rússia viu-se a braços com uma dura crise econômica quando não pôde mais, em razão do Bloqueio Continental, trocar o excesso de sua produção de cereais por produtos manufaturados ingleses.
Qual foi o primeiro episódio que marcou o declínio de Napoleão?
O primeiro episódio que marcou o começo do declínio de Napoleão foi a revolta espanhola irrompida no verão de 1808. Embora mandasse um exército para debelá-la, Napoleão nunca pôde dominar completamente a rebelião. Estimulados e auxiliados pelos ingleses, os espanhóis sustentaram uma série de guerrilhas que ocasionaram infinitas despesas e aborrecimentos ao grande cabo de guerra francês. Além disso, a coragem com que a Espanha resistia ao invasor despertou em outros povos um espírito de rebeldia, de que resultou não poder mais Napoleão contar com a docilidade de muitas de suas vítimas.
Qual explicação para o declínio gradual da fortuna de Napoleão? [3]
Diversos fatores:
Napoleão tornava-se cada vez mais egocêntrico com o passar dos anos e, portanto, menos inclinado a aceitar conselhos, mesmo de seus subordinados mais capazes;
O seu militarismo agressivo provocou inevitável reação por parte das vítimas e dentro da própria França 🇫🇷;
O Bloqueio Continental mostrou ser uma arma de dois gumes. Na verdade, causou maiores danos à França 🇫🇷 e aos seus aliados do que à Inglaterra 🏴. Os ingleses haviam revidado com uma série de decretos reais que tornavam passíveis de apresamento todos os navios que comerciassem com a França 🇫🇷 ou com os seus aliados. O resultado foi privar o império napoleônico de todas as suas fontes de abastecimento nos países neutros.
Qual foi a investida de Napoleão contra a Inglaterra após ter perdido a batalha de Trafalgar?
Depois de perder para os ingleses na grande batalha naval de Trafalgar, em outubro de 1805, Napoleão resolveu esgotar as forças britânicas pelo método indireto de arruinar-lhes o comércio. Em 1806 e nos anos seguintes, estabeleceu o famoso Bloqueio Continental, uma organização em que todos os estados controlados pela França eram obrigados a cooperar com ela no boicote às mercadorias inglesas. Privando a Inglaterra dos seus mercados, esperava Napoleão empobrecê-la a tal ponto que o povo se voltasse contra o governo e o forçasse a capitular.
Qual foi o acordo feito entre Napoleão e Alexandre I, em 1807?
Os dois imperadores resolveram tornar-se aliados. Formaram uma espécie de parceria para controlar os destinos da Europa. Rússia 🇷🇺 prometeu cooperar no boicote ao comércio britânico com o Continente (Tratado de Tilsit) e Napoleão deu carta branca a Alexandre para fazer o que quisesse com a Finlândia 🇫🇮 e tomar certos territórios da Turquia 🇹🇷. Esse acordo ficou conhecido como a Paz de Tilsit.
Quais países formavam a Terceira Coligação contra a França? [4]
Inglaterra, Áustria, Rússia e Suécia.
O que foi a Paz de Amiens?
Uma paz negociada entre a França e a Inglaterra, em 1802, pela qual a Inglaterra concordava em ceder as possessões coloniais apreendidas durante a guerra (iniciada durante a Revolução Francesa, pelo Diretório), com exceção das ilhas de Trinidad e Ceilão.
Quais foram as alterações feitas pela obra de Napoleão no sistema político Francês? [4]
- Restaurou a união entre a igreja católica e o estado;
- Aboliu o julgamento pelo júri, em certos casos;
- Impôs uma censura rigorosa à imprensa e suspendeu muitos jornais que suspeitava de serem hostis à sua política;
- Utilizou a educação para fins patrióticos e para glorificação das suas ambições pessoais.
Como era o Código Napoleão? Quais penas eram mantidas para casos de furtos?
Uma revisão e codificação das leis civis e criminais com base nos planos elaborados pela Convenção Nacional. Continha disposições excessivamente severas, como a pena de morte mantida para os casos de furtos.
Quais foram os importantes feitos de Napoleão como Estadista? [7]
- Ratificou a distribuição de terras feita durante a Revolução Francesa, permitindo, assim, que o camponês médio continuasse a ser um lavrador independente;
- Eliminou a desonestidade e o desperdício da administração;
- Reformou o sistema tributário;
- Fundou o Banco Francês para promover um controle mais eficiente dos negócios fiscais;
- Drenou pântanos, alargou portos, construiu pontes e uma rede de estradas e canais;
- Centralizou o governo, dividindo o país em “departamentos” de extensão uniforme, cada qual sob a administração de um prefeito que recebia ordens de Paris;
- Conclusão da reforma educacional e da judiciária, iniciadas durante a Revolução Francesa. *seu feito de maior importância.
A maioria dessas obras foram realizadas sobretudo com objetivos militares, mas também em parte para conquistar o apoio das classes comerciais.
O que inspirou Napoleão a converter seu cargo de Primeiro Cônsul a Imperador dos Franceses?
A recrudescência (intensidade) da oposição.