Tipos de Melanoma Flashcards
Quais são os tipos clínico patológicos do melanoma?
Como se manifesta o Lentigo Maligno
Clinicamente, o lentigo maligno manifesta-se como mancha de cor castanha a negra, que se estende lentamente em superfície, atingindo, após anos, vários centímetros de tamanho
Conceito Lentigo Maligno Melanoma
E o melanoma que surge a partir do lentigo maligno.
Diferenças lentigo maligno e Lentigo Maligno Melanoma?
Quando o quadro evolui, com a proliferação de melanócitos atípicos na epiderme, constitui a melanose maligna. Esta pode ser considerada um melanoma in situ. Continuando com a evolução, as células atípicas invadem a derme, originando o lentigo maligno melanoma.
Tratamento lentigo maligno Melanoma
EXERESE: é indicada, particularmente quando, pelo exame histopatológico, houver invasão da derme que caracteriza transformação em lentigo maligno melanoma
Melanoma Extensivo Superficial
De todas as formas de melanoma, é o que mais frequentemente se associa com lesões névicas precursoras. Representa a forma mais frequente de melanoma.
Epidemiologia do melanoma extensivo superficial
as localizações mais frequentes são o tronco, o dorso nos homens e os membros inferiores nas mulheres
Manifestações clínicas Melanoma Extensivo Superficial
Apresenta-se como lesão leve ou francamente elevada, arciforme, pelo menos em parte, cujas margens são denteadas, irregulares e cuja coloração varia grandemente desde acastanhada a negra, com áreas azuladas, esbranquiçadas, acinzentadas e até vermelhas .
As mesmas variações clínicas são observadas histologicamente, em função das áreas examinadas, desde melanócitos atípicos intraepidérmicos, isolados ou em ninhos, até acúmulos nitidamente intradérmicos das células neoplásicas
Conceito Melanoma Nodular/epidemiologia
E a variante mais frequente após a forma extensiva superficial, representando 15 a 30% dos melanomas nas séries estudadas.
E uma lesão nodular ou em placa, ou mesmo polipoide de coloração negro-azulada ou com laivos acastanhados de evolução rápida, sendo as localizações preferenciais o tronco nos homens e as pernas nas mulheres. Ocorrem, em geral, na 5ª década. Em 5% dos casos pode ser amelanótico.
Manifestações clínicas melanoma nodular
Histologicamente, se caracteriza por crescimento vertical desde o princípio, com agressão predominantemente dérmica a partir da junção dermoepidérmica, atingindo apenas secundariamente a epiderme. Seu prognóstico mais desfavorável deve-se a sua considerável espessura decorrente da rápida evolução vertical.
Crescimento radial cresce dentro da epiderme pros lados
Crescimento Vertical – cresce/invade pras profundidades e da o risco de metástase
Melanoma Lentiginoso Acral/Epidemiologia
E raro nos indivíduos de pele branca (2-8%), mas é a forma de melanoma mais comum em negros e asiáticos (35-60%) e ocorre mais frequentemente em indivíduos idosos, na 6ª década de vida.
Ocorre nas regiões palmares, plantares e falanges terminais, podendo ser periungueal e subungueal.
Apresenta uma fase de crescimento horizontal, na qual o diagnóstico histológico pode ser muito difícil, seguida de fase de crescimento vertical, com grande potencial de metastatização (FIGURAS 77.28 A 77.30). Por vezes, o tumor é amelanótico, o que pode retardar ainda mais o diagnóstico.
obs: MELANOMA SUBUNGUEAL.
Melanoníquia ungueal
Sinal de hutchinsonà quando o pigmento se estende além da unha vai pra borda proximal do dedo.
Resumo tipos dos melanomas.