Carcinoma Espinocelular. Flashcards

1
Q

Conceito Carcinoma Espinocelular

A

O carcinoma espinocelular ou epidermoide é tumor maligno, constituído por proliferação atípica de células espinhosas, de caráter invasor, podendo dar origem a metástases. É o segundo câncer cutâneo mais comum, observando-se que sua incidência está aumentando e sua epidemiologia modificando-se.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O CARCINOMA ESPINOCELULAR TEM ORIGEM DE QUAIS OUTRAS ‘’DOENÇAS’’?

A

O carcinoma espinocelular corresponde a cerca de 15% das neoplasias epiteliais malignas. Pode ocorrer em pele normal, mas frequentemente tem origem na queratose solar, leucoplasia, radiodermite crônica, queratose arsenical, ou sob condições já mencionadas nos fatores de risco particularmente xeroderma pigmentoso, úlceras crônicas e cicatrizes de queimaduras

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Classificação de broders

A

grau I foi considerado bem diferenciado

grau II, moderadamente diferenciado.

grau III, mal diferenciado

grau IV, indiferenciado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Gênese do carcinoma espinocelular

A

fatores mais importantes na sua gênese a exposição solar recreacional, a utilização de bronzeamento artificial, a fototerapia particularmente por PUVA e a imunossupressão por doenças como o HIV, ou iatrogênica, especialmente em transplantados, pelo uso de imunossupressores potentes por tempo longo.

obs: A imunossupressão se acompanhada de tumores mais agressivos e com maior probabilidade de metastatização.

O arsênico é um fator na gênese de carcinomas.

As vezes, depressões imunológicas associam-se a fatores virais que também se demonstram participarem na gênese / do carcinoma espinocelular. E o caso dos vírus do papiloma humano (HPV), especialmente importante nos carcinomas genitais, envolvendo algum tipo de HPV, particularmente o HPV 6 e 11, mas também o HPV 16.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual a variante partciular do carcinoma espinocelular?

A

Variante particular do carcinoma espinocelular é o carcinoma verrucoso, de evolução lenta e aspecto anatomopatológico relativamente benigno, difícil de diferenciar-se de hiperplasias pseudoepiteliomatosas.

o carcinoma verrucoso tem também comportamento biológico menos agressivo, sendo as metástases mais raras.

Atinge a glande, corpo do pênis, escroto, região anal e perianal, vagina, cérvix e pode acometer até mesmo a bexiga. Nessas localizações, associa-se ao HPV.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

É frequente o desenvolvimento do carcinoma espinocelular a partir de lesões pré cancerosas?

A

É frequente o desenvolvimento do carcinoma espinocelular a partir de lesões pré-cancerosas, sendo as mais importantes, as queratoses actínicas, as queilites actínicas, leucoplasias, radiodermites crônicas, queratoses arsenicais, xeroderma pigmentoso, úlceras crônicas, cicatrizes de queimaduras, líquen erosivo da mucosa oral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

É possível ter metástases na CEC?

A

As metástases podem ocorrer após meses ou anos. São mais frequentes e precoces nos carcinomas das mucosas, dorso das mãos e cicatrizes das queimaduras. São raras nos carcinomas da face que começam com queratose solar.

As metástases ocorrem nos tumores considerados de alto risco.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Diagnose/Diferencial do CEC

A

A diagnose deve sempre envolver a confirmação histopatológica e, na diagnose diferencial, devem ser considerados as queratoses actínicas, o queratoacantoma, o epitelioma basocelular, granuloma piogênico, disqueratose de Bowen, queratoses seborreicas, melanoma amelanótico e tumores de células de Merkel, além de tumores malignos de anexos, como o carcinoma sebáceo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

TRATAMENTO CEC

A
  • Lesões recentes e menores que 1 cm na pele podem ser tratadas com eletrocoagulação e curetagem. As lesões maiores devem ser excisadas com suficiente margem de garantia em superfície e profundidade (0,5 cm).
  • ***Em carcinomas espinocelulares com metástases em linfonodos, é necessária a linfadenectomia e radioterapia complementar.
  • Em carcinomas espinocelulares muito avançados, não passíveis de tratamento cirúrgico ou radioterápico, utiliza-se a quimioterapia
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly