Texto 02: A emergência de um saber psicológico e as políticas de individualização Flashcards
Foucault considera __________ “modelos” de sociedade para
analisar como se produz essa modelagem dos processos de subjetivação: as sociedades de soberania, as sociedades disciplinares e as sociedades de controle.
3
Nas sociedades de soberania, por exemplo, produz-se o que Foucault chama de “individualização _________”, ou seja, uma individualização máxima nas regiões superiores do poder:
“quanto mais o homem é detentor de poder ou de privilégio, tanto mais é marcado como indivíduo, por rituais, discursos ou representações plásticas” (1999, p. 160).
ascendente
Nas sociedades disciplinares, a individualização, ao contrário, é “____________”:
(…) à medida que o poder se torna mais anônimo e mais funcional, aqueles sobre os quais se exerce tendem a ser mais fortemente individualizados; e por fiscalizações mais que por cerimônias, por observações mais que por relatos comemorativos, por medidas comparativas que têm a “norma” como referência, e não por genealogias que dão os ancestrais como pontos de referência;
por “desvios” mais que por proezas (ibidem, p. 160-161).
descendente
Nas sociedades de __________, por sua vez, tornam-se mais explícitos os objetivos de um poder individualizante através do “desenvolvimento de técnicas de poder orientadas para os indivíduos e destinadas a governá-los de maneira contínua e permanente”
controle
Em suma, é necessário que a individualização se torne __________ e se espalhe por todo o tecido social, para que as “ciências, análises ou práticas com radical ‘psi’” (1999, p. 161) possam vir a se constituir.
descendente
O momento em que passamos de mecanismos ___________-rituais de formação da individualidade a mecanismos científico-disciplinares, em que o normal tomou o lugar do ancestral, e a medida o lugar do status, substituindo assim a individualidade do homem memorável pela do homem calculável, esse momento em que as ciências do homem se tornaram possíveis, é aquele em que foram postas em funcionamento uma nova tecnologia do poder e uma outra anatomia política do corpo (Foucault, 1999, p. 161).
histórico
Podemos dizer que, no conjunto das ciências humanas, aparecem alguns elementos que anunciam a transição das tecnologias disciplinares para uma dimensão mais imaterial
que Foucault (1999) chama de “sociedades de __________”, cuja característica é, fundamentalmente, estender a lógica disciplinar para além dos muros das instituições de confinamento, a fim de submeter as relações sociais às novas exigências do poder capitalista.
controle
Podemos dizer que os desenvolvimentos iniciais de uma psicologia científica, na virada do século XIX para o século XX, estariam já relacionados à criação de um conjunto de técnicas voltadas para o indivíduo, visando “adaptá-lo” socialmente, ou seja, a problemática inicial que atravessa o campo de investigação da psicologia _________ aparece relacionada a uma série de questões de
ordem social.
moderna
A psicologia é uma “técnica de ____________ e de orientação
social que visa à particularidade individual, o que a singulariza em relação à sociologia e em relação a outras ciências sociais”.
adaptação
Sendo assim, poderíamos falar de uma complementaridade entre um regime de verdade – que caracteriza o que Foucault (1999) chama de sociedade ___________ – e o caráter normativo intrínseco ao desenvolvimento do conjunto das ciências humanas, dentro das quais se inscreve o desenvolvimento da própria psicologia moderna.
Essa complementaridade manifestar-se-ia justamente na produção de uma subjetividade privatizada ancorada na idéia de indivíduo que,
por sua vez, é sustentada pela divisão entre o dentro e o fora.
Segundo Foucault (1999), essa divisão é a principal característica das sociedades disciplinares, cuja operacionalidade encontra-se apoiada fundamentalmente sobre o modelo das instituições de confinamento.
disciplinar
Base da própria dicotomia entre indivíduo e ____________.
sociedade
Um dos recursos fundamentais do modelo disciplinar era a __________ já que ela permitia evitar o “contágio” produzido pelo encontro dos corpos nos espaços de confinamento.
visibilidade
Pois a fórmula de Bentham faz com que a
lógica disciplinar se constitua no funcionamento de base de toda a sociedade, uma vez que seu dispositivo “automatiza e desindividualiza o poder”, tornandose assim “o diagrama de um mecanismo de ________ levado à sua forma ideal”.
poder
O máquina concreta que permite “ver sem ser visto”
(segundo o modelo arquitetônico criado por Bentham), mas fundamentalmente como máquina ________ que se dissemina por todo o corpo social com a finalidade de “impor uma conduta qualquer a uma multiplicidade humana qualquer”.
abstrata
Essa disseminação dos mecanismos disciplinares por todo o corpo social marcaria de certo modo o apogeu do modelo disciplinar, e anunciaria o surgimento de um novo tipo de sociedade não mais caracterizada exclusivamente pelo controle dentro dos espaços de confinamento, mas por uma forma de controle _________
mais sutil que se produziria “a céu aberto”.
muito