Texto 02: A emergência de um saber psicológico e as políticas de individualização Flashcards

1
Q

Foucault considera __________ “modelos” de sociedade para
analisar como se produz essa modelagem dos processos de subjetivação: as sociedades de soberania, as sociedades disciplinares e as sociedades de controle.

A

3

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Nas sociedades de soberania, por exemplo, produz-se o que Foucault chama de “individualização _________”, ou seja, uma individualização máxima nas regiões superiores do poder:
“quanto mais o homem é detentor de poder ou de privilégio, tanto mais é marcado como indivíduo, por rituais, discursos ou representações plásticas” (1999, p. 160).

A

ascendente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Nas sociedades disciplinares, a individualização, ao contrário, é “____________”:

(…) à medida que o poder se torna mais anônimo e mais funcional, aqueles sobre os quais se exerce tendem a ser mais fortemente individualizados; e por fiscalizações mais que por cerimônias, por observações mais que por relatos comemorativos, por medidas comparativas que têm a “norma” como referência, e não por genealogias que dão os ancestrais como pontos de referência;
por “desvios” mais que por proezas (ibidem, p. 160-161).

A

descendente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Nas sociedades de __________, por sua vez, tornam-se mais explícitos os objetivos de um poder individualizante através do “desenvolvimento de técnicas de poder orientadas para os indivíduos e destinadas a governá-los de maneira contínua e permanente”

A

controle

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em suma, é necessário que a individualização se torne __________ e se espalhe por todo o tecido social, para que as “ciências, análises ou práticas com radical ‘psi’” (1999, p. 161) possam vir a se constituir.

A

descendente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O momento em que passamos de mecanismos ___________-rituais de formação da individualidade a mecanismos científico-disciplinares, em que o normal tomou o lugar do ancestral, e a medida o lugar do status, substituindo assim a individualidade do homem memorável pela do homem calculável, esse momento em que as ciências do homem se tornaram possíveis, é aquele em que foram postas em funcionamento uma nova tecnologia do poder e uma outra anatomia política do corpo (Foucault, 1999, p. 161).

A

histórico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Podemos dizer que, no conjunto das ciências humanas, aparecem alguns elementos que anunciam a transição das tecnologias disciplinares para uma dimensão mais imaterial
que Foucault (1999) chama de “sociedades de __________”, cuja característica é, fundamentalmente, estender a lógica disciplinar para além dos muros das instituições de confinamento, a fim de submeter as relações sociais às novas exigências do poder capitalista.

A

controle

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Podemos dizer que os desenvolvimentos iniciais de uma psicologia científica, na virada do século XIX para o século XX, estariam já relacionados à criação de um conjunto de técnicas voltadas para o indivíduo, visando “adaptá-lo” socialmente, ou seja, a problemática inicial que atravessa o campo de investigação da psicologia _________ aparece relacionada a uma série de questões de
ordem social.

A

moderna

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A psicologia é uma “técnica de ____________ e de orientação
social que visa à particularidade individual, o que a singulariza em relação à sociologia e em relação a outras ciências sociais”.

A

adaptação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Sendo assim, poderíamos falar de uma complementaridade entre um regime de verdade – que caracteriza o que Foucault (1999) chama de sociedade ___________ – e o caráter normativo intrínseco ao desenvolvimento do conjunto das ciências humanas, dentro das quais se inscreve o desenvolvimento da própria psicologia moderna.

Essa complementaridade manifestar-se-ia justamente na produção de uma subjetividade privatizada ancorada na idéia de indivíduo que,
por sua vez, é sustentada pela divisão entre o dentro e o fora.

Segundo Foucault (1999), essa divisão é a principal característica das sociedades disciplinares, cuja operacionalidade encontra-se apoiada fundamentalmente sobre o modelo das instituições de confinamento.

A

disciplinar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Base da própria dicotomia entre indivíduo e ____________.

A

sociedade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Um dos recursos fundamentais do modelo disciplinar era a __________ já que ela permitia evitar o “contágio” produzido pelo encontro dos corpos nos espaços de confinamento.

A

visibilidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Pois a fórmula de Bentham faz com que a
lógica disciplinar se constitua no funcionamento de base de toda a sociedade, uma vez que seu dispositivo “automatiza e desindividualiza o poder”, tornandose assim “o diagrama de um mecanismo de ________ levado à sua forma ideal”.

A

poder

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O máquina concreta que permite “ver sem ser visto”
(segundo o modelo arquitetônico criado por Bentham), mas fundamentalmente como máquina ________ que se dissemina por todo o corpo social com a finalidade de “impor uma conduta qualquer a uma multiplicidade humana qualquer”.

A

abstrata

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Essa disseminação dos mecanismos disciplinares por todo o corpo social marcaria de certo modo o apogeu do modelo disciplinar, e anunciaria o surgimento de um novo tipo de sociedade não mais caracterizada exclusivamente pelo controle dentro dos espaços de confinamento, mas por uma forma de controle _________
mais sutil que se produziria “a céu aberto”.

A

muito

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Estamos entrando nas sociedades de controle que funcionam, não mais por confinamento, mas por controle ___________ e comunicação instantânea .

A

contínuo

17
Q

O principal objetivo do modelo disciplinar é, segundo Foucault (1999),
justamente o de forjar a idéia de indivíduo: aparentemente, tratava-se de “____________” um indivíduo que correria o risco de perder sua “identidade” dentro de um processo de massificação próprio do capitalismo.

A

proteger

18
Q

“Subjetividade ___________, modelada de acordo com as novas exigências do poder capitalista.

A

privatizada

19
Q

Através dos diferentes meios de confinamento, a lógica disciplinar procurava organizar as múltiplas formas de estratificação da sociedade: tratava-se de distribuir os indivíduos no espaço “segundo o princípio da localização imediata ou do quadriculamento” (Foucault, 1999, p. 123), tornando assim possível classificar cada indivíduo em seu respectivo lugar.

A
20
Q

O mero controle dos corpos distribuídos no espaço e ordenados no tempo não se revelava mais suficiente para
atender à demanda de um aumento na _________.

Era preciso que este controle passasse a ser exercido de uma forma mais imaterial, não permanecendo circunscrito apenas ao visível; era preciso atingir o próprio modo de existência dos indivíduos, modelando seus desejos mais íntimos, tornando-os inofensivos e submissos às novas regras do capital.

A

produtividade

21
Q

O exercício do poder no modelo __________, através de diferentes técnicas de classificação e de enquadramento, vai gradualmente adquirindo uma certa invisibilidade.

A

disciplinar

22
Q

Num extremo da sociedade disciplinar, encontra-se o que Foucault denomina de “disciplina-bloco” (ibidem, p. 173), cuja característica é produzir uma constante visibilidade tanto daqueles que “exercem” o poder como daqueles sobre os quais este poder é “exercido”.

Com o dispositivo panóptico, no entanto, o exercício do poder torna-se ___________ e, conseqüentemente, se desindividualiza.

A

invisível

23
Q

A forma descontínua com que o _____ se exercia no espaço estratificado das instituições de confinamento (disciplina-bloco) é gradualmente substituída por um controle difuso e permanente (disciplina-mecanismo), que percorre o conjunto da sociedade sem deixar lacunas.

“O controle é, assim, uma intensificação e uma generalização da disciplina, em que as fronteiras das instituições foram ultrapassadas, tornadas permeáveis, de forma que não há mais distinção entre o fora e o dentro.

A

poder

24
Q

Daqui em diante, para exercê-lo, não basta controlar os corpos por meio do seu confinamento dentro de determinados espaços fechados na tentativa de domesticá-los.

O controle doravante deverá se exercer através de formas cada vez mais sutis de assujeitamento, moldando nossos corpos não apenas do exterior, mas, sobretudo, do interior, através de uma homogeneização dos nossos modos de ______, agir e sentir.

A

pensar

25
Q

É aí que encontraremos também as condições de emergência de novas produções de sentido, dentre as quais podemos assinalar o advento das ciências humanas e, mais especificamente, da psicologia moderna: é como se, no final do século XIX,
resultassem desta mistura alguns espaços ________ que tornam possível a invenção de novos campos de saberes e de práticas.

A

vazios

26
Q

O modelo disciplinar, que funcionava no quadro dos dispositivos introduzidos pelas instituições de confinamento, vai revelar-se insuficiente para controlar as novas relações de produção na sociedade industrial, surgindo a necessidade de capturar as forças produtivas em novas formas de __________.

A

dominação

27
Q

Um processo crescente de individualização da __________ (forjando a idéia de uma subjetividade privatizada), produzindo, ao mesmo tempo, uma progressiva modelização e homogeneização de toda experiência subjetiva).

A

subjetividade

28
Q

Consideramos que a invenção da psicologia científica, na __________, em função de sua forte tendência adaptacionista, é um dentre os múltiplos processos que vão contribuir para o aperfeiçoamento das técnicas de investimento do
poder como dispositivos próprios às sociedades de controle os quais se constituem, especificamente, em técnicas de modelização da experiência subjetiva em termos do que é considerado norma ou desvio.

A

modernidade

29
Q

O modelo disciplinar articulava-se em torno de técnicas de individualização do poder, de vigilância e de controle da conduta, do comportamento e das atitudes.

Na sociedade de ________, o exercício do poder dispensa as relações de visibilidade próprias ao esquadrinhamento do espaço disciplinar para se apropriar unicamente da lógica que lhe é inerente.

A

controle

30
Q

O controle, assim como a disciplina, não deve ser compreendido somente como restrição, como interdição, mas sim como um processo de maximização da produtividade centrado na __________________ dos sujeitos pelo desenvolvimento de determinadas tecnologias de si.

A

(auto)constituição

31
Q

Consideramos que a invenção da psicologia moderna, como campo específico de saberes e práticas, antecipa esta forma difusa e permanente de exercício do poder que vai caracterizar as sociedades de controle contemporâneas nas quais se busca produzir um novo tipo de assujeitamento: não se trata mais de um molde forjado a partir do exterior, mas de uma _____________ que se produz do interior a partir de um processo de normalização e adaptação, cuja finalidade é criar uma homogeneização dos modos de existência.

A

modelagem

32
Q

Esse processo de normalização e adaptação se produz a partir do implemento de determinadas tecnologias de si que, por sua vez, não podem ser dissociadas do que Foucault (1985) chama de “cuidado de ______” enquanto um conjunto de técnicas e experiências que participam do processo de (auto)constituição e transformação do sujeito.

A

si

33
Q

Hoje, ao contrário, os usos das práticas e saberes psicológicos construíram um jogo de _________________ que invisibiliza e isenta o compromisso do sujeito no laço social.

A

individualização

34
Q

Hoje em dia, o dispositivo de controle age sobre o sujeito obtendo como efeito a _______ da diferença, no sentido que a suportamos e a toleramos, mas não estamos implicados no jogo da alteridade e do respeito ao outro.

A

ilusão

35
Q

Podemos dizer que o saber psicológico toma o cuidado de si como um dispositivo privilegiado de normalização e de adaptação, cujo mecanismo marca os jogos de poder do ___________ moderno.

A

capitalismo

36
Q

Assim, ela reforça a idéia segundo a qual só resta ao indivíduo se adaptar às novas exigências produzidas pelas constantes transformações das regras impostas pela dinâmica do _______________.

A

capitalismo

37
Q

Mas, para isso, é preciso entender o quanto a constituição deste campo de saberes e práticas contribuiu para o implemento de um processo de ____________ que sustenta os mecanismos de assujeitamento característicos das atuais sociedades de controle.

A

individualização