Testes de coordenação sem equilíbrio Flashcards
Índex- nariz
O ombro é abduzido 90” com o cotovelo estendido. Pede-se ao paciente para levar a ponta do dedo indicador até a ponta do nariz. Podem ser feitas alterações na posição de partida para observar o desempenho a partir de planos de movimento diferentes
Índex-índex do fisioterapeuta
O fisioterapeuta senta-se de frente para o paciente. O dedo indicador do fisioterapeuta é mantido na frente do paciente. Pede-se a ele para tocar a ponta do seu dedo indicador no dedo indicador do fisioterapeuta. A posição do dedo do fisioterapeuta pode ser alterada durante o teste para observar a habilidade de modificar a distância, a direção e a força do movimento.
Índex-índex
Os dois ombros são abduzidos 90° com os cotovelos estendidos. Pode-se ao paciente para trazer duas mãos em direção à linha média e aproximar os dedos indicadores das mãos opostas
Nariz-índex alternado
O paciente toca alternadamente a ponta do nariz e a porta do dedo do fisioterapeuta com a ponta seu de indicador. A posição do dedo do fisioterapeuta pode ser alterada durante o teste para observar a alternado habilidade de modificar a distância, a direção e a força do movimento.
Oposição dos dedos
O paciente toca a ponta do polegar com a ponta de cada dedo, na sequência. A velocidade pode ser aumentada gradualmente.
Preensão Palmar
Fechar e abrir o punho alternadamente (indo da flexão dos dedos até a extensão completa). A velocidade pode ser aumentada de modo gradual.
Pronação/supinação
Com os cotovelos flexionados 90º e mantidos perto do corpo, o paciente vira alternadamente as palmas para cima e para baixo. Esse teste pode também ser feito com os ombros flexionados 90º e os cotovelos estendidos. A velocidade pode ser aumentada gradualmente. A habilidade de reverter os movimentos entre grupos musculares opostos pode ser examinada em muitas articulações. Os exemplos incluem alternancia ativa entre flexão e extensão do joelho, tornozelo, cotovelo, dedos etc.
Teste do rebote
O paciente é posicionado com o cotovelo flexionado. O fisioterapeuta aplica resistência manual suficiente para produzir uma contração isométrica do biceps. A resistência é liberada subitamente Em geral o grupo muscular oposto (triceps) se contrai e “detém o movimento do membro. Multos outros grupos musculares podem ser testados por meio desse fenómeno, tais como os abdutores ou flexores do ombro, extensores do cotovelo etc.
Percussão (mão)
Com o cotovelo flexionado e o antebraço em pronação, pede-se ao paciente para “percutir” a mão sobre o joelho.
Percussão (pé)
Pede-se ao paciente para “percutir” a porção anterior de um pé no solo sem levantar o calcanhar. O calcanhar mantém contato com o solo .
Apontar e apontar além
O fisioterapeuta posiciona-se de frente para o paciente, os dois sentados ou em pé. Ambos colocam os ombros em uma posição horizontal de 90” de flexão com os cotovelos estendidos. Os dedos indicadores do paciente tocam ou apoiam-se levemente nos dedos indicadores do fisioterapeuta Pede-se ao paciente para flexionar completamente o ombro (os dedos apontarão para o teto) e depois retomar à posição horizontal de modo que os indicadores se aproximem novamente. Os dois braços devem ser testados, separados ou simultaneamente. Uma resposta normal consiste em um retorno acurado à posição inicial. Em uma resposta anormal, tipicamente o retorno se dá em um ponto adiante, o movimento ultrapassa o alvo, Diversas variações desse teste incluem movimentos em outras direções, como em direção a 90 de abdução de ombro ou 0 de flexão de ombro (dedos) apontando para o chão). Depois de cada movimento, pede-se ao paciente para retornar a posição horizontal inicial
Calcanhar-joelho; calcanhar-dedo alternados
Com o paciente em decubito dorsal, pede-se para que ele toque o joelho e o halux alternadamente com o calcanhar do membro oposto.
Dedos do pé para os dedos da mão do examinador
O paciente em decubito dorsal é instruido a tocar com o halux o dedo do examinador. A posição do dedo pode ser alterada durante o teste para observar a habilidade de modificar a distância, direção e força do movimento.
Calcanhar na canela
A partir do decubito dorsal, o calcanhar de um pé é deslizado para cima e para baixo sobre a canela do Mi oposto.
Desenhar um círculo
O paciente desenha um circulo imaginário no ar com o MS ou MI (pode ser usado também uma circulo mesa ou a solo). Isso também pode ser feito usando um padrão de “8”. Esse teste pode ser feito em decubito dorsal para o MI.