Termoquimica Flashcards
Entalpia e variação de entalpia
Entalpia:é a energia total que o sistema apresenta quando a pressão constante
Variação da entalpia: é o calor trocado entre o sistema é a vizinhança quando a pressão é constante
Depende apenas dos estados iniciais é finais independente do número de etapas envolvidas
Processo exotérmico e endotérmico
Processo exotérmico: H<0 São transformações físicas ou químicas acompanhadas de liberação de energia para vizinhança ,o que diminui a entalpia.
Processos exotérmicos: H>0 são transformações físicas ou químicas acompanhadas de absorção da energia da vizinhança pelo sistema, o que aumenta a entalpia
Estado padrão
Substâncias simples ou com variedade alotrópica + estável tem Hf=0
Ex:H2,O2,F2,Cl2.
Tipos de entalpia
1-Entalpia padrão de formação:Energia envolvida na formação de um mol de uma substância composta a partir de substâncias no estado padrão
Ex:N2+O2———NO H=-200
2-Entalpia padrão de combustão:É a energia liberada na combustão completa de um mol de uma substância, utilizando-se O2, como comburente, no estado padrão
Na combustão o combustível sofre oxidação, e o comburente sofre redução.
Ex:1CH4 + 3/2O2———1CO2 + 2H2O
H=-1400Kj/mol
Delta Hf=Soma da entalpia dos produtos - Soma da entalpia dos reagentes
A escolha de uma determinada substância para ser utilizada como combustível passa pela análise da poluição que ela causa ao ambiente e pela quantidade de energia liberada em sua combustão completa. O quadro apresenta a entalpia de combustão de algumas substâncias. As massas molares dos elementos H, C e O são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol.
Imagem associada para resolução da questão
Tabela
Levando-se em conta somente o aspecto energético, a substância mais eficiente para a obtenção de energia, na combustão de 1 kg de combustível, é o
Para esta questão você só precisar calcular a energia (divida entalpia de combustão pela massa molar, ambas encontram-se na tabela).
Vamos analisar cada item:
A) etano
INCORRETA, pois não é a substância mais eficiente para a obtenção de energia, visto que só produz 51.933 kJ para 1 kg de combustível.
B) Etanol
INCORRETA, pois não é a substância mais eficiente para a obtenção de energia, visto que só produz 29.696 kJ para 1 kg de combustível.
C) metanol
INCORRETA, pois não é a substância mais eficiente para a obtenção de energia, visto que só produz 18.000 kJ para 1 kg de combustível.
D) acetileno
INCORRETA, pois não é a substância mais eficiente para a obtenção de energia, visto que só produz 49.923 kJ para 1 kg de combustível.
E) hidrogênio
CORRETA, pois é a substância mais eficiente para a obtenção de energia, visto que produz 121.000 kJ para 1 kg de combustível.
Energia de ligação
É a energia liberada por átomos gasosos para formar um mol de ligações covalentes ou a energia para romper um mol de ligação covalente e formar átomos gasosos
Lei de Hess
Variação de entalpia dependendo apenas dos estados finais e iniciais