Teorias Administrativas Flashcards
Abordagem Prescritiva e Normativa
- estabelece regras e principios gerai
- receita de bolo
- abordagens classicas e neoclassicas
Abordagem Descritiva e Explicativa
- descreve, analisa e explica as organizacoes
- tudo depende
ABORDAGEM CLASSICA
- Taylor (**Escola da Administracao Cientifica)
- Fayol ( **Teoria Classica)
Administracao Cientifica
- Taylor (e Ford)
- A preocupação básica era aumentar a produtividade da empresa por meio do aumento de eficiência no nível operacional
- É uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente)
- Foca em especializar o operario e analise de execucao e tempo
- Enfase nas tarefas
Teoria Classica
- Fayol
- A preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos componentes da organização (departamentos)
- É uma abordagem de cima para baixo (da direcao para a execucao)
- busca a melhor maneira de subdivir a empresa sob a centralizacao de um chefe principa;
- Enfase na estrutura
Acerca das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.
A abordagem básica da escola da administração científica fundamenta-se na ênfase colocada nas tarefas.
Certo
A abordagem surgiu com o objetivo de aumentar a eficiência e a produtividade do trabalho industrial através da racionalização das tarefas.
E quais são as principais características dessa ênfase nas tarefas?
• Estudo científico do tempo e do movimento: análise detalhada do tempo e dos movimentos necessários para realizar cada tarefa, buscando a forma mais eficiente de executá-la.
• Padronização: estabelecimento de métodos e procedimentos padronizados para a realização das tarefas, garantindo a qualidade e a consistência do trabalho.
Para Lembrar
Administracao Cientifica
(Taylor)
1) Planejamneto: substituir empirismo por metodos cientificos
2) Preparo: selecao de trabalhadores com treino
3) Execucao: distribuir atribuicoes e responsabilidades
4) Controle: verificacao da execucao segundo o metodo
obs: foi adotado a remuneracao como recompensa tambem alem do fixo baixo
No que diz respeito às principais abordagens da administração, às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue o próximo item.
A elevação dos níveis de produtividade, por meio de métodos e técnicas da engenharia industrial, caracteriza uma das pretensões originais da administração científica.
Certo
Frederick Winslow Taylor, o “pai” da Administração Científica, defendia a aplicação do método científico para otimizar o trabalho industrial. Ele acreditava que, por meio da análise rigorosa das tarefas, era possível identificar os movimentos mais eficientes e estabelecer tempos padronizados para cada atividade.
Essa abordagem buscava eliminar movimentos desnecessários e padronizar os métodos de trabalho, aumentando a produtividade e reduzindo custos.
Assim, a elevação da produtividade através da engenharia industrial foi um dos pilares da Administração Científica. Apesar de suas limitações, essa abordagem teve um papel fundamental no desenvolvimento da gestão moderna.
Um dos principais objetivos do gestor público que adota princípios da abordagem clássica da administração, especificamente da administração científica, é
a) reduzir a resistência dos trabalhadores às mudanças organizacionais.
b) fortalecer a liderança em todos os níveis.
c) aumentar o número de tarefas realizadas em um determinado período.
d) melhorar a efetividade do trabalho na sociedade.
e) desenvolver a comunicação entre os funcionários.
Letra C
Como vimos, a Administração Científica, que faz parte da abordagem clássica da administração, tem como um dos principais objetivos aumentar a eficiência das operações organizacionais.
Uma das formas de alcançar isso é aumentar a quantidade de tarefas realizadas em um determinado período, buscando maximizar a produtividade dos trabalhadores.
Isso envolve a análise minuciosa e o aprimoramento dos métodos de trabalho, de modo a eliminar desperdícios de tempo e esforço.
sobre as demais alternativas:
a) Isso não é um objetivo específico da administração científica. A abordagem clássica não se concentra necessariamente na gestão da resistência à mudança.
b) A administração científica não enfatiza necessariamente o fortalecimento da liderança, mas sim a melhoria dos métodos de trabalho e processos para aumentar a eficiência.
d) Embora a administração científica busque melhorar a eficiência e a produtividade, sua ênfase está mais nas operações internas da organização do que na sociedade em geral.
e) Embora a comunicação possa ser importante em qualquer abordagem da administração, a administração científica concentra-se mais em otimizar os métodos de trabalho para aumentar a produtividade.
Acerca da abordagem clássica da administração, julgue o item a seguir.
O fundador da Ford Motor Co., Henry Ford, introduziu o sistema de produção em massa por meio da padronização de máquinas e equipamentos, da mão de obra e das matérias primas e, consequentemente, dos produtos. A fim de atingir esses objetivos, Ford adotou os seguintes três princípios básicos: princípio do controle, princípio de economicidade e o princípio de produtividade.
Errado
lembrando, ford: contribuiu para a Administração Científica por meio do desenvolvimento da linha de montagem para produção em massa, que se baseava em duas premissas fundamentais: a especialização do trabalho e a padronização da produção:
Os princípios são da intensificação (e não do controle), princípio da produtividade e princípio da economicidade.
lembre-se
Ford eh IPE!!
- Intensificacao
- produtividade
- economicidade
Em relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue o item a seguir.
O pensamento central da escola clássica pode ser sintetizado na afirmação de que o profissional será um bom administrador à medida que seus passos forem planejados, organizados e coordenados de maneira cuidadosa e racional.
Certo
Como vimos, o pensamento central da escola clássica se baseia na ideia de que um bom administrador deve ser capaz de:
• Planejar: definir objetivos claros, detalhar as etapas necessárias para alcançá-los e determinar os recursos e prazos necessários.
• Organizar: dividir o trabalho em tarefas menores e delegá-las aos membros da equipe de forma eficiente, definindo responsabilidades e linhas de autoridade.
• Comandar: liderar a equipe, motivá-la e orientá-la para o alcance dos objetivos.
• Coordenar: integrar os esforços dos membros da equipe para alcançar os objetivos comuns, garantindo a comunicação e a colaboração entre eles.
• Controlar: monitorar o desempenho das atividades, identificar desvios em relação ao planejado e tomar medidas corretivas para garantir o cumprimento dos objetivos.
Acerca das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.
Segundo a teoria das relações humanas, ao contrário do que concebia a teoria clássica, o ser humano não é somente um ser que se motiva pelo dinheiro, mas um ser dotado desentimentos e percepções.
Certo
A teoria das relações humanas, também conhecida como escola humanística da administração, surgiu na década de 1930 em contraposição à teoria clássica da administração.
A teoria clássica, predominante até então, focava na eficiência e na produtividade, enfatizando a racionalização do trabalho e a disciplina dos trabalhadores.
Já a teoria das relações humanas propôs uma nova perspectiva, reconhecendo que o ser humano é um ser complexo, movido por diversos fatores que vão além da busca por recompensas monetárias.
Teoria Humanista (das relacoes humanas)
enfase: Pessoas
expoente: Mayo
principios basicos: Integracao social, importancia do conteudo do cargo e aspectos emocionais
visao do homem: social
predominancia: organizacao informal
A Teoria Humanista concentrava-se nos aspectos informais da organização, como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação.
Administracao Cientifica
enfase: Tarefas
expoente: Taylor
objetivos basico: Aumentar a Produtividade
visao do homem: Economico
predominancias: Metodos, Movimentos e Tempos
abordagem: de baixo para cima
principios:
1) Planejamneto: substituir empirismo por metodos cinetificos
2) Preparo: selecao de trabalhadores com treino
3) Execucao: distribuir atribuicoes e responsabilidades
4) Controle: verificacao de execucao segundo o metodo
Teoria Classica
enfase: Estrutura
expoente: Fayol
objetivo basico: Aumentar a eficiencia
visao do homem: Economico
predominancias: Principios Gerais e Departamentalizacao
abordagem: de cima para baixo
Jukgue.
A eficiência dos processos produtivos, o combate ao desperdício, a administração como processos e a eficiência do modo burocrático de organização são ideias preconizadas pela escola neoclássica da administração.
Errado.
A questão apresenta ideias principais da abordagem clássica. A abordagem neoclássica possuía como ideias principais: estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade, sistema Toyota de produção.
A Teoria Neoclássica considera os meios na busca da eficiência, mas enfatiza os fins e os resultados na busca de eficácia. Há um forte deslocamento para os objetivos e resultados.
Administracao Por Objetivos
enfase: Metas e Objetivos
expoente: Peter Drucker
objetivos basico: Eficacia e Alinhamento
predominancias: Incetivo ao desenvolvimento pessoal
caracteristicas:
* estabelece conjunto de metas e objetivos
* envolvimento dos membros
* orientacao para resultados
* comunicacao e feedback
* autonomia e responsabilidade
* monitoramento e avaliacao
Julgue
Na administração por objetivos, definem-se metas para cada departamento ou indivíduo e adotam-se planos de ação inalteráveis para garantir o alcance das metas organizacionais, seja qualitativas, seja quantitativas.
Errado
Nada disso! Nada de “planos de ação inalteráveis” ou “planos imutáveis”!
A Administração por Objetivos é uma técnica de direção de esforços por meio do planejamento e controle administrativo. Logo, se há o controle, há possibilidade de ajustes!
Administracao Burocratica
enfase: Estrutura
expoente: Weber
objetivo basico: Adequacao dos meios aos objetivos
principio basico: Eficiencia (foco interno)
poder: Dominacao Racional Legal
Visao do Homem: Organizacional (isolado)
Tripe
- Formalidade
- Impessoalidade
- Profissionalismo
Julgue.
Na visão burocrática, o trabalho realiza-se por meio de funcionários que ocupam cargos com atribuições oficiais, fixas e ordenadas por meio de regras, leis ou disposições regimentais.
Certo
A visão burocrática preza pela formalização das atividades com rígida divisão do trabalho e definição de competências e responsabilidades. Essa formalização é exercida por meio de rotinas, regras e manuais, visando tornar a organização eficiente.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
Enfase: Estrutura e ambiente
Expoente: Etzioni
Estudos: Organizacao forma e informal
Poder: coercitivo, utilitario e normativo
- “Melhora” da abordagem burocratica
- A organização formal e a organização informal são evidenciadas nessa teoria. Na verdade, o estruturalismo visualiza uma abordagem múltipla da Teoria Clássica (ênfase na organização formal) e da Teoria das Relações Humanas (ênfase na organização informal), tentando estabelecer um estudo entre ambas as teorias.
- A Teoria Estruturalista baseou-se no conceito de homem organizacional
- Em relacao a Teoria Burocratica, a Teoria Estruturalista introduz os estudos sobre o ambiente, dando relevância, também, aos aspectos interorganizacionais.
Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue o item a seguir.
A teoria estruturalista, voltada ao estudo das organizações formais, surgiu da necessidade de eliminar as distorções e limitações do modelo burocrático.
Certo
Para a teoria estruturalista, o homem é visto como um ser organizacional que desempenha papéis em diferentes organizações, que se inter-relacionam, a fim de alcançar os objetivos próprios. Daí voltada ao estudo das organizações formais.
Para a teoria estruturalista, há uma oposição entre os princípios que governam o comportamento burocrático e os que governam o comportamento profissional. Os princípios burocráticos estão ligados aos interesses da organização, enquanto os princípios profissionais se referem às normas técnicas e aos códigos de ética da profissão. Daí a busca pela eliminação das distorções e limitações do modelo burocrático.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
- Surge a partir da Teoria Comportamental
- Mudar as pessoas, a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Logo, possui ênfase na mudança da cultura da organização, ou seja, é uma mudança organizacional planejada.
- Visualiza a organização como um sistema ou modelo social que interage entre si.
Com relação ao clima e à cultura organizacionais, bem como à gestão da mudança no contexto das organizações, julgue o item a seguir.
As mudanças organizacionais podem ser implementadas sem necessidade de um planejamento detalhado, uma vez que elas impactam positivamente o clima de uma organização e geralmente envolvem melhorias facilmente percebidas.
Errado
As mudanças organizacionais, mesmo que com potencial para gerar impactos positivos no clima organizacional, requerem um planejamento detalhado para aumentar as chances de sucesso e minimizar os riscos.
A falta de planejamento pode levar a diversos problemas durante a implementação da mudança.
modelos estruturais MECANICISTAS X ORGANICOS
MECANICISTA
O modelo MECANICISTA é baseado em uma abordagem mais tradicional e burocrática. Ele é caracterizado por uma estrutura hierárquica rígida, com uma clara divisão do trabalho e autoridade centralizada.
tomada de decisao: centralizada
comunicacao: vertical
ORGANICO
O modelo ORGÂNICO é mais flexível e adaptável às mudanças. Ele se baseia na descentralização da autoridade e na promoção da autonomia e colaboração entre os membros da organização.
tomada de decisao: descentralizada
comunicacao: horizontal
Tecnicas da Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Precisa saber cinco, que sao:
1) intervencao para individuos
2) intervencao para duas ou mais pessoas
3) intervencao para equipes ou grupos
4) intervencao para relacoes intergrupais
5) intervencao para a organizacao como um todo
Tecnica de intervencao para individuos
Tecnica: Treinamento de sensitividade
- dinamica de grupo, por volta de 10 participantes
- realizada em grupos, os t-groups
- os participantes diagnosticam e experimentam o seu comportamento em grupo
- as pessoas sao ‘sujeito e participantes’ ao mesmo tempo
- um psicologo orienta
- eh a tecnica mais antiga e mais utilizada de desenvolvimento organizacional
Tecnica de intervencao para duas ou mais pessoas
Tecnica: Analise Transacional
- desenvolvimento bilateral ou de relacoes interpessoais
- analisa as transacoes e o conteudo da comunicacao entre as pessoas
- nao eh destinada a grupos
- ensina as pessoas a enviarem mensagens claras e ágeis e darem respostas naturais e razoáveis
- o objetivo é fazer com que as pessoas reconheçam o contexto de suas comunicações para torná-las mais abertas e honestas e endereçar as suas mensagens.
Tecnicas de Intervencao para equipes ou grupos
as duas principais sao:
1) consultoria de procedimentos
- utiliza equipes coordenadas por um consultor interno ou externo
- intervenções nas equipes para torná-las mais sensíveis aos seus processos internos
- o consultor trabalha com os membros da equipe para ajudá-los a compreender a dinâmica de suas relações de trabalho em situações de grupo ou equipe,
- desenvolver o diagnóstico e as habilidades de solução de problemas
2) Desenvolvimentos de Equipes
- tecnica de alteracao comportamental
- consultor coordena
- sao reunidas pessoas de diversos niveis da organizacao e elas se criticam
- as equipes autoavaliam seu desempenho
- a dinamica elimina as diferenças hierárquicas e os interesses específicos de cada departamento
Tecnica de intervencao para relacoes intergrupais
- Tecnica: *Reunioes de Confrontacao**
- o consultor (interno ou externo) utiliza uma tecnica de alteracao comportamental
- dois grupos antagonicos em conflito sao tratados em sessoes de confrontacao
- o grupo se autoavalia e avalia o comportamento do outro
Tecnica de intervencao para a organizacao como um todo
Tecnica: *Rettroacao de dados**
- é uma técnica de mudança de comportamento que parte do princípio que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente.
Mudanca Organizacional
Chiavenato lista os quatro fatores críticos que influenciam o sucesso das organizações:
- Velocidade
- Flexibilidade
- Integracao
- Inovacao
A mudança exige que a organização tenha capacidade inovadora, que basicamente significa:
- Adaptabilidade
- Consistencia
- Envolvimento
- Visao e Objetivos claros
8 métodos aplicáveis a qualquer tipo de mudança ou transformação, de acordo com Kotter:
1- Senso de Urgencia
2- Coalizao administrativa (alianca forte e coesa)
3- Desenvolver uma visao e estrategia
4- Comunicar a visao da mudanca
5- Dar empowerment (empoderamento) aos colaboradores;
6- Gerar conquistas e vitórias em curto prazo
7- Consolidar ganhos e produzir mais mudancas
8- Incorporar as mudancas a cultura da organizacao
Formas de Mudancas
- Planejada
- Emergente
- Radical (habitualmente planejada)
- Incremental
Assinale a opção em que é apresentado um comportamento esperado da liderança em um processo de mudança organizacional no contexto de uma sociedade moderna e inovadora.
a) priorização de pressupostos tecnicistas em detrimento da consideração da influência do fator humano na busca por melhores resultados
b) controle intensificado das atividades e dos comportamentos da equipe para obter a adesão pretendida aos objetivos de qualidade total da organização
c) busca de engajamento, inspiração e motivação dos colaboradores para a geração de bem-estar e o alcance dos resultados organizacionais
d) adoção de práticas de recompensa e punição de acordo com o desempenho alcançado pelos colaboradores
e) neutralidade nas decisões para não influenciar o processo de mudança e garantir o alcance dos resultados esperados pela organização
Letra C
MODELO SEQUENCIAL DE KURT LEWIN- Processo de mudanca.
1) Descongelamento
2) Mudanca
3) Recongelamento
1) Preparacao da organizacao para a mudanca. Realizacao de workshops e treinamento, busca pela quebra de padroes antigos.
2) Implementacao efetiva das mudancas planejadas. Redesenho dos processos de trabalho, adoção de novas tecnologias ou introdução de uma nova estrutura organizacional.
3) As mudanças implementadas são consolidadas e estabilizadas como a nova realidade organizacional. Revisão de políticas e procedimentos para garantir que as mudanças se tornem parte da cultura organizacional
Abordagem SISTEMICA
- conceito de sistemas
- Os pressupostos da abordagem sistêmica envolvem a interação constante e a interdependência entre as partes que compõem uma organização.
Quatro funções essenciais que qualquer sistema social deve cumprir para sobreviver e prosperar:
- Manutencao
- Atingimento de Metas
- Adaptabilidade
- Integracao
Em relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue o item a seguir.
Os adeptos da abordagem sistêmica na administração defendem a seleção de alguns sistemas sociais a serem estudados quanto à manutenção, ao atingimento de metas, à adaptabilidade e à integração.
Errado.
Como já sabemos, a abordagem sistêmica na administração não se limita à análise de alguns sistemas sociais específicos, mas sim visa compreender a organização como um todo integrado, composto por diversos subsistemas inter-relacionados e em constante interação com o ambiente externo.
Assim, corrigindo o item, temos:
Os adeptos da abordagem sistêmica na administração defendem a seleção de alguns [que todos os sistemas sociais] a serem [devem ser] estudados quanto à manutenção, ao atingimento de metas, à adaptabilidade e à integração.
ADM. SISTEMICA
- expoente: Bertalanffy
- enfase: ambiente
- conceitos: sinergia, entropia e interdependencia
- equilibrio organizacional: homeostasia (manter) e adaptabilidade (ajustar)
- estudo da organizacao: de fora para dentro
- visao de homem: funcional
- visao da organizacao: sistema aberto
- enfoque:
tecnico: divisao do trabalho, tecnologia, instalacoes, etc
social ou comportamental: relacoes sociais, grupois informais, cultura, etc
A teoria que admite a organização como um composto de unidades inter-relacionadas com o ambiente externo é a teoria
a) das relações humanas.
b) de sistemas.
c) clássica.
d) comportamental.
e) contingencial.
Letra B
A teoria de sistemas é uma teoria abrangente que considera a organização como um sistema aberto composto por diversas partes inter-relacionadas e em constante interação com o ambiente externo. Essa teoria reconhece que a organização não é um todo estático, mas sim um organismo dinâmico que se adapta às mudanças do ambiente.
Teoria Comportamental (behaviorismo)
principais caracteristicas:
- A ênfase nas pessoas;
- A preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho;
- O estudo do comportamento humano.
Busca uma perspectiva mais descritiva e explicativa do comportamento humano nas organizações!
No que diz respeito às principais abordagens da administração, às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue o próximo item.
A teoria comportamental da administração agregou abordagens das ciências comportamentais à teoria administrativa, sem abandonar as posições normativas e prescritivas das teorias clássica e burocrática.
Errado
A teoria comportamental da administração não se baseia nas posições normativas e prescritivas das teorias clássica e burocrática. Ao contrário, ela representa uma ruptura com essas abordagens, buscando uma perspectiva mais descritiva e explicativa do comportamento humano nas organizações.
A teoria comportamental da administração surgiu como uma crítica à teoria clássica e burocrática, reconhecendo que a racionalidade pura não explica o comportamento humano nas organizações. Ela propôs uma nova perspectiva, mais humanística e científica, para entender como as pessoas se comportam no ambiente de trabalho e como os fatores psicológicos e sociais influenciam a produtividade e a satisfação dos trabalhadores.
Abordagem Contingencial
- salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existem princípios universais que podem ser aplicados indistintamente a todas as organizações
- modelos adequados para cada situacao especifica
enfase: relativismo
visao do homem: complexo
RESUMO TODAS AS TEORIAS
1) ABORDAGEM CLASSICA
- mais eficiencia
Escola da Administracao Cientifica
- Taylor, eficiencia operacional, de baixo para cima, metodo de trabalho, tarefas, especializacao.
Teoria Classica
- Fayol, estrutura organizacional, departamentos, de cima para baixo
**2) ABORDAGEM HUMANISTA
- integracao social, grupos informais, relacoes humanas, conteudo do cargo, aspectos emocionais
3) ABORDAGEM NEOCLASSICA
- fundamentos, principios basicos, principios universais
- ecletica: tarefas, pessoas e estrutura
Administracao por Objetivos
objetivos tangiveis, verificaveis e mensuraveis
4) ABORDAGEM BUROCRATICA
racionalidade, tripe (formalidade ,impessoalidade, profissionalismo), normas, hierarquia,rotina,meritocracia.
5) ABORDAGEM SISTEMICA
- equilíbrio organizacional: homeostasia (manutenção do equilíbrio) e adaptabilidade, homem funcional, adaptabilidade, sistemas abertos: entradas, transformacao, saidas
6)ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
- oganizacao sob aspectos formais e informais, foco: estrutura, ambiente e pessoas, organizacoes coercitivas, organizacoes utilitarias, organizacoes normativas, homem organizacional
7) TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
- mudanca da cultura da organizacao, foco no ambiente, sistemas mecanicos X sistemas organicos
8) ABORDAGEM COMPORTAMENTAL
- enfase em pessoas, descritiva e explicativa, relacoes humanas
9) ABORDAGEM CONTINGENCIAL
- variaveis, homem complexo
Acerca das teorias de administração, julgue o item a seguir.
Em consonância com o posicionamento de Max Weber, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência e pelo atendimento humanizado às demandas do cidadão.
Errado
De fato, a teoria de administração clássica valoriza a burocracia e preza pela eficiência, nesses aspectos, em consonância com o posicionamento de Max Weber.
Isso é porque a teoria clássica possui seus primórdios teóricos datados de 1916, enquanto Weber apresenta o modelo burocrático em 1909.
No entanto, o erro do item está na segunda afirmação, pois não se destaca como característica da teoria de administração clássica o atendimento humanizado às demandas do cidadão.
A abordagem clássica está fundamentada no conceito de homem econômico, que visualiza o homem como motivado exclusivamente por recompensas financeiras e econômicas.
Da mesma forma, o modelo burocrático aplicado à gestão pública é ritualístico, fundado em normas e procedimentos.
Julgue o item, relativo às funções administrativas.
Tanto na teoria clássica quanto na administração científica, a análise da estrutura organizacional é realizada da direção para a execução (de cima para baixo) e da síntese para a própria análise (do todo para as partes).
Errado
A banca inverte as características!
A abordagem da Administração Científica é uma abordagem de baixo para cima (do operário para o supervisor e gerente) e das partes (operário e seus cargos) para o todo (organização empresarial). Daí a ênfase na análise e na divisão do trabalho do operário.
Já na Teoria Clássica temos a abordagem inversa à da Administração Científica, ou seja, de cima para baixo (da direção para a execução) e do todo (organização) para as suas partes componentes (departamentos). Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização.
Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue o item a seguir.
O princípio da divisão do trabalho, estabelecido pela escola clássica, consiste na criação de uma unidade de comando e uma unidade de direção para cada equipe de trabalho.
Errado
Divisão do trabalho, unidade de comando e unidade de direção são princípios distintos da Abordagem clássica, e não sinônimos, como denota a afirmação do item.
Acerca da evolução da administração pública no Brasil e das abordagens da administração, desde a abordagem clássica até a contingencial, julgue o item a seguir.
No contexto das relações de trabalho, uma das contribuições da escola das relações humanas é a constatação do efeito positivo decorrente do investimento da administração no desempenho humano.
Certo
O conceito de relações humanas nos remete ao fato de que cada pessoa possui uma personalidade própria e diferenciada que influi no comportamento e nas atitudes das outras com quem mantém contatos e é, por outro lado, igualmente influenciada pelas outras. Daí a necessidade do investimento da administração no desempenho humano.
Com relação à evolução da administração, julgue o item a seguir.
A teoria das relações humanas foi pioneira ao considerar, na administração das organizações, a importância da integração social dos empregados, a importância do conteúdo do cargo para os trabalhadores e a atenção a formas de recompensas não materiais.
certo
A importância da integração social dos empregados, para a teoria das relações humanas, relaciona-se com o fato de que é a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não sua capacidade de executar movimentos eficientes dentro do tempo estabelecido.
A importância do conteúdo do cargo, apesar de não ser objetivo direto da pesquisa de Mayo e seus colaboradores, constatou que a especialização proposta pela teoria clássica não cria a organização mais eficiente. Houve a observação de que os operários trocavam de posição para variar e evitar a monotonia.
A atenção a formas de recompensas não materiais importa dizer que o comportamento dos trabalhadores está condicionado a normas e padrões sociais. Os operários que produziram acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito e a consideração dos colegas. As pessoas são avaliadas e recompensadas pelo grupo em relação a essas normas e padrões de comportamento. A teoria das relações humanas aborda o homem social, cujas motivações são sociais e simbólicas, e não apenas monetárias ou materiais.
Acerca das teorias de administração, julgue o item a seguir.
Na administração por objetivos, os administradores e seus subordinados, após identificarem objetivos em comum, formularem metas de forma consensual e participativa e discutirem a atribuição das suas responsabilidades de acordo com os resultados esperados, serão avaliados em consonância com o alcance desses objetivos.
Certo
A Administração por Objetivos se difundiu como um processo participativo de estabelecimento de objetivos e avaliação do desempenho entre organização e pessoas. Daí ser chamada também de administração participativa ou administração por resultados.
O fundamento da APO é o processo do qual participam o chefe e sua equipe (ou um subordinado, apenas).
A respeito de aspectos inerentes ao planejamento, julgue o item.
Na administração por objetivos, convém estabelecerem-se objetivos verificáveis e mensuráveis nos níveis estratégico, tático e operacional, com o propósito de controlar e motivar as pessoas a alcançarem resultados.
certo
De fato, a APO precisa ocorrer em todos os níveis organizacionais, para que os objetivos da organização sejam alcançados de maneira conjunta por meio da participação de todos.
Ademais, esses objetivos precisam ser tangíveis, verificáveis e mensuráveis.
A propósito de mudança organizacional, assinale a opção correta.
a) O êxito de um processo deliberado de mudança organizacional depende de alterações legítimas nas atitudes dos dirigentes, cujos comportamentos servem de estímulo para que os demais trabalhadores confiram credibilidade ao processo em curso.
b) Mudanças são consideradas disfunções organizacionais cujos efeitos previstos demandam configurações do processo de gerenciamento do fenômeno entendido como uma construção de novas habilidades técnicas e comportamentais.
c) Para que se caracterize determinado processo de aprendizagem como uma mudança organizacional, é necessário que ocorram transformações mais radicais que afetem aspectos substanciais do comportamento dos trabalhadores.
d) Se o processo de mudança organizacional exigir dos trabalhadores o desenvolvimento de novos repertórios técnicos e comportamentais, que constituem objetos de programas e ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas, serão notados resultados substanciais dessas mudanças no curto prazo.
e) A mudança organizacional pressupõe ações deliberadas, objetivas e racionais, de forma que o conhecimento e o domínio das forças ambientais que afetem a dinâmica organizacional se tornem objeto central da gestão dos processos de mudança.
Letra A
Na gestão da mudança, a alta administração precisa se desenvolver para explorar a própria organização, abandonando os limites de aspectos já aceitos e conhecidos, e abarcando outros valores inconscientes da organização. A atuação da alta administração deve compreender fatores situacionais que podem influenciar o processo de mudança.
b) Errada. As disfunções são resultados não previstos e não esperados, em suma, resultados negativos. A mudança organizacional, por sua vez, é vista, atualmente, como algo necessário e positivo. As mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações (leia-se capacidade de inovar).
c) Errada. Nem toda mudança ocorrerá, necessariamente, na forma de mudança revolucionária. Há casos em que a mudança ocorre de forma evolucionária, ou seja, a mudança é lenta, pequena, suave e tendem a reforçar as soluções passadas.
d) Errada. O desenvolvimento de competências necessárias às mudanças organizacionais não é algo repentino. Alterações substanciais envolvem desenvolver competências a longo prazo.
e) Errada. Nem sempre a mudança organizacional pressupõe ações deliberadas, objetivas e racionais. A mudança organizacional envolve qualquer alteração, planejada ou não, ocorrida na organização. Ainda, a mudança como decorrente de fatores internos contempla o domínio desses fatores, mas aquela decorrente de fatores externos à organização não é, de regra, gerenciável pela organização.
A respeito da administração e seus preceitos fundamentais conforme a literatura de administração científica, julgue o item a seguir.
Os pressupostos teóricos da administração científica visam contribuir diretamente para a maior eficiência dos processos produtivos, incluindo a redução dos custos de produção.
Certo
A Administração Científica possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, a ociosidade operária e a redução dos custos de produção, com a finalidade de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das organizações.
Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue o item a seguir.
Interesse geral, equidade, iniciativa e espírito de equipe são princípios universais da teoria da administração contingencial.
Errado
Interesse geral, equidade, iniciativa e espírito de equipe são princípios universais da teoria clássica, e não da administração contingencial! E, sabemos que na administração contingencial não existem princípios universais.
Acerca das teorias de administração, julgue o item a seguir.
Segundo a teoria contingencial, não há modelo organizacional exclusivo nem modelo melhor que outro porque as organizações são sistemas abertos que necessitam de cuidados, de administração e tratamento adequados ao tipo de atividade que desempenhem e ao ambiente em que se encontrem.
Certo
A visão contingencial procura analisar as relações dentro e entre os subsistemas, bem como entre a organização e seu ambiente e definir padrões de relações ou configuração de variáveis. Ela enfatiza a natureza multivariada das organizações e procura verificar como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas.
O objetivo dos estudos de Hawthorne, que deram origem à Escola das Relações Humanas, era
a) determinar, por meio de métodos científicos, a tarefa ideal a ser desempenhada pelo operário conforme o seu perfil.
b) promover melhores condições de trabalho para os operários nas fábricas.
c) demonstrar o impacto das condições físicas do local de trabalho na produtividade dos operários.
d) identificar o tipo de estrutura formal da empresa capaz de contribuir para a qualidade de vida dos trabalhadores.
Letra C
A alternativa descreve um dos resultados da experiência de Hawthorne, na fábrica da Western Electric Company.
O objetivo da pesquisa era de avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários, medida por meio da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo e também se estendeu a outros temas, como a fadiga, os acidentes no trabalho, a rotatividade do pessoal (turnover) e o efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.
No que se refere às teorias da administração, julgue o item a seguir.
O estudo de tempos e movimentos é base atual para a organização de um almoxarifado tanto em órgãos públicos quanto em empresas.
Certo
Questão maldosa!
O estudo de tempos e movimentos nos remete às linhas de produção em massa com funcionários especializados em tarefas simples e repetitivas. Esse modelo foi bem exemplificado pela crítica apresentada no filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin, que mostrou as distorções e os exageros na aplicação do modelo.
De fato, em muitos almoxarifados (armazenagem ou depósito), a adoção do estudo de tempos e movimentos faz todo o sentido. Claro que com suas devidas adaptações, mas a essência é a mesma!
Uma gestão eficiente do almoxarifado deve gerar uma movimentação mais rápida dos materiais, evitando-se perdas por extravios e quedas e aproveitando-se melhor das máquinas e das pessoas envolvidas nesse trabalho
No que se refere às teorias da administração, julgue o item a seguir.
Os sistemas organizacionais das empresas mecanicistas são apropriados a situações de mercado dinâmicas com forte concorrência e variação tecnológica.
Errado
Os sistemas organizacionais das empresas mecanicistas são apropriados para organizações com metas e objetivos simples e constantes e que atuam em ambientes estáveis.
A demanda nas empresas mecanicistas é por produtos padronizados e, por isso, não exigem variação tecnológica na sua produção.
Para as situações de mercado dinâmicas com forte concorrência e variação tecnológica, as empresas que trabalham com uma abordagem sistêmica (empresas orgânicas) são mais apropriadas.
Isso acontece porque essas empresas atuam em ambientes que mudam constantemente, exigindo das organizações a flexibilidade necessária para modificar seus objetivos e atender as demandas do mercado.
No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.
A administração científica elege uma única forma de se executar uma tarefa, com o intuito de que a especificação seja o meio ideal para maximização de eficiência.
Certo
A Administração Científica, de Taylor, buscou o aumento da eficiência por meio da racionalização do trabalho, com foco na tarefa, no aumento da produtividade, melhoria de salários e redução dos custos de produção. Para isso, os funcionários deveriam ser treinados cientificamente para as tarefas e as metodologias de trabalho deveriam ser aprimoradas, inclusive quanto ao tempo de execução.
Assim, é correto afirmar que a administração científica elege uma única forma de se executar a tarefa, buscando, cientificamente especificar o meio ideal para o alcance da eficiência.
A função da administração, definida por Fayol, relacionada à análise dos resultados obtidos com os padrões predeterminados, é denominada
a) controle.
b) planejamento.
c) organização.
d) direção.
e) comando.
Letra A
Fayol, um engenheiro francês, foi o idealizador da chamada Teoria Clássica da Administração, desenvolvida em 1916. Realizando uma abordagem diferente da Administração Científica, idealizada por Taylor, Fayol definiu o ato de administrar em 5 funções, quais sejam: “Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar”, famoso mnemônico POC3.
* Prever: Visualizar o futuro e traçar o programa de ação.
* Organizar: Constituir o duplo organismo material e social da empresa.
* Comandar: Dirigir e orientar o pessoal.
* Coordenar: Ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços coletivos.
* Controlar: Certificar-se de que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.
Assim, realizando um cotejo entre a definição dada pelo enunciado e as 5 funções estabelecidas, percebemos que a função CONTROLE é a correta, pois os “padrões determinados” seriam as regras estabelecidas e ordens dadas e a certificação seria o ato de analisar os resultados.
A respeito de administração, julgue o próximo item.
A existência de roteiros-padrão a serem seguidos na execução de tarefas em um órgão público guarda similaridade com procedimentos típicos da teoria clássica da administração.
Certo
Questão maldosa, já que a ideia de serviço público quase sempre cai em provas no contexto da teoria da burocracia. Mas, se algo desse tipo cair novamente, você não vai mais errar! O modelo de administração pública, ao adotar roteiros-padrão na execução de tarefas, principalmente operacionais e rotineiras, guarda similaridade com a teoria clássica da administração em razão da existência da formalização das atividades com rígida divisão do trabalho e definição de competências e responsabilidades. Assim, cada servidor público desempenha suas atividades de acordo com as competências oficiais do seu cargo, que são formalizadas em normas e regulamentos, e não de acordo com a sua livre vontade, o que comprova a similaridade com a teoria clássica da administração.
Acerca da teoria geral dos sistemas, julgue o item subsequente.
Essa teoria contribui para a unidade da ciência, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas.
Certo
Como vimos, a Teoria Geral dos Sistemas (TGS) teve por base os estudos realizados pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy, que defendia o estudo da diversas ciências de modo integrado, e não isoladamente.
Por isso, ele concentrou seus esforços para criar princípios gerais que fossem aplicáveis em vários ramos do conhecimento dentro da abordagem sistêmica.
Julgue o seguintes item, a respeito da computação em nuvem e da teoria geral de sistemas (TGS).
Um sistema com entropia interna não funciona corretamente.
Certo
Na Teoria Geral dos Sistemas (TGS) vamos encontrar dois conceitos que se relacionam com o estado de equilíbrio e desequilíbrio de um sistema.
A entropia interna trata do grau de desordem, de desequilíbrio do sistema. Costuma ocorrer nos sistemas fechados, ou seja, naqueles que não interagem com o ambiente externo e, portanto, não efetuam trocas que podem ajudar no restabelecimento do equilíbrio do sistema. Por isso, quanto maior a entropia, mais o sistema se fecha em si, maior será o desequilíbrio e ele não funcionará da forma correta e esperada.
Por outro lado, temos a homeostasia, que trata do grau de equilíbrio do sistema. Ocorre nos sistemas abertos, ou seja, naqueles que interagem com o ambiente externo, efetuando trocas constantes com ele e com outros sistemas, para a manutenção do equilíbrio.
Com base na teoria geral de sistemas (TGS), julgue o item.
De acordo com a TGS, heterostase é a capacidade do sistema em voltar à sua situação de normalidade quando ocorre uma ação imprópria.
Errado
O conceito trata de homeostase, que está relacionado com o grau de equilíbrio de um sistema.
A homeostase ocorre nos sistemas abertos, ou seja, naqueles que interagem com o ambiente externo, efetuando trocas constantes com ele e com outros sistemas, para a manutenção do equilíbrio, toda a vez que ocorre algo que desequilibra o sistema.
Portanto, a homeostase ocorre para manter a rotina dentro do sistema para que ele funcione da forma esperada.
Acerca da evolução das abordagens da administração e sua aplicação à administração pública brasileira, julgue o item que se segue.
A abordagem contingencial é voltada para a estrutura organizacional, enquanto a abordagem neoclássica ocupa-se da tecnologia.
Errado
O item inverte as características entre as abordagens.
A abordagem neoclássica possui ênfase na estrutura da organização, enquanto a abordagem contingencial possui ênfase na tecnologia e no ambiente da organização.
A respeito de técnicas e processos de gestão de pessoas e sua aplicação na administração pública, julgue o item que se segue.
O desenvolvimento organizacional se insere no escopo da gestão de pessoas no setor público e considera exclusivamente os desafios internos e imediatos da organização para compreender os processos e, assim, aprimorar o seu desempenho em curto prazo.
Errado
Primeiramente, o que é a Teoria do Desenvolvimento Organizacional?
O foco principal do movimento de DO é mudar as pessoas, a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Logo, o DO possui ênfase na mudança da cultura da organização, ou seja, é uma mudança organizacional planejada.
Sabemos que mudanças nem sempre ocorrem num curto horizonte de tempo (curto prazo). Aí está o nosso primeiro erro.
Ainda, o DO visualiza a organização como um sistema ou modelo social que interage entre si. Logo, não considera exclusivamente os desafios internos, mas, também, os desafios externos da organização.
A respeito das mudanças organizacionais, julgue o item a seguir.
Mudança é uma transformação de natureza estratégica, cultural, tecnológica, estrutural, humana ou de qualquer outro componente empresarial que seja gerador de impacto em partes ou no conjunto da organização.
Certo
Mudança é qualquer alteração iniciada pela administração na situação ou no ambiente do trabalho. É um conceito que alcança uma gama ampla de alterações significativas de cunho comportamental, estrutural, tecnológico e estratégico. Logo, são mudanças que podem afetar parcialmente a organização ou sistematicamente.
A abordagem da administração orientada pelo entendimento de que as características ambientais condicionam as características organizacionais é baseada na teoria
a) clássica.
b) das relações humanas.
c) da burocracia.
d) neoclássica.
e) da contingência.
Letra E
O modelo contingencial de Administração afirma que não há nada de absoluto nas organizações, tudo é relativo, não há uma forma única ou modelo para alcançar os objetivos, que variam, assim como o ambiente. O comportamento causa uma mudança no ambiente e a mudança ambiental será contingente em relação a determinado comportamento.
Sobre as demais alternativas:
a) clássica.
A teoria clássica recebe a denominação de teoria da máquina pelo fato de considerar a organização sob o prisma do comportamento mecânico de uma máquina: a determinadas ações ou causas decorrem determinados efeitos ou consequências dentro de uma correlação determinística.
b) das relações humanas.
Por meio da teoria das relações humanas, a preocupação excessiva com a máquina e com os métodos de trabalho cede lugar para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais, ou seja, se antes o enfoque era meramente nos aspectos técnicos e formais, a partir dessa abordagem surge a preocupação com os aspectos psicológicos e sociológicos.
c) da burocracia.
A teoria da burocracia é baseada nos trabalhos de Max Weber, que descreve as características do modelo burocrático de organização.
d) neoclássica.
A abordagem neoclássica é a teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada aos novos problemas administrativos atuais. Defende que Administração é um processo operacional composto por funções, como o planejamento, organização, direção e controle, além de afirmar que a Administração precisa fundamentar-se em princípios básicos universais, dentre outros postulados.
Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.
Flexibilidade organizacional e capacidade de ajustamento da organização ao ambiente são pressupostos da teoria estruturalista.
Errado
Se estamos falando de flexibilidade organizacional e de ajustamento da organização ao ambiente, estamos tratando da abordagem contingencial, e não abordagem estruturalista.
Na abordagem contingencial, a ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. A ideia central é de que nada é absoluto e não há um método ou técnica que seja válido ou ideal para todas as situações.
No tocante à teoria estruturalista, essa é a corrente baseada na sociologia organizacional, que procura consolidar e expandir os horizontes da Administração. A ênfase está na estrutura, nas pessoas e no ambiente.
O estruturalismo está voltado para “o todo”, ou seja, para a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes. Por isso ela se preocupa com o ambiente, pois ele também faz parte do todo.
Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.
A teoria estruturalista tem ênfase na perspectiva ambiental, enquanto a teoria comportamental tem ênfase nas pessoas da organização.
Certo
Enquanto na Teoria da Burocracia e na Teoria Clássica o foco era tão somente na estrutura, na teoria estruturalista o foco está na estrutura, nas pessoas e no ambiente.
Não acredito que, pelo fato de o item ter mencionado apenas uma das ênfases, a questão possa ser considerada incorreta. E esse foi o entendimento da banca, que manteve o gabarito.
O estruturalismo está voltado para o todo, ou seja, está voltado para a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes.
Já a teoria comportamental (ou teoria behaviorista) é a corrente baseada na psicologia organizacional e que redimensiona e atualiza os conceitos da teoria das relações humanas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo.
Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.
A caracterização das organizações como elementos sujeitos a sinergia, entropia e interdependência em relação a outras organizações é típica da teoria neoestruturalista.
Errado
A caracterização das organizações como elementos sujeitos a sinergia, entropia e interdependência em relação a outras organizações é típica da Teoria dos Sistemas, e não da Teoria Neoestruturalista.
É bom registrar que a abordagem estruturalista é uma teoria de transição, em direção à teoria da contingência. Algumas estudos de conceitos clássicos e humanísticos careciam de uma definição mais ampla, o que leva os estudiosos estruturalistas a desenvolverem uma abordagem mais avançada, o neoestruturalismo.
Voltando à Teoria dos Sistemas, temos três termos na questão: sinergia, entropia e interdependência.
A sinergia significa trabalho em conjunto, ou seja, existe sinergia quando a atuação em conjunto possui um efeito maior do que a soma dos efeitos que produziriam atuando individualmente.
A entropia se refere à perda de energia em sistemas isolados, ou seja, significa que os sistemas tendem à exaustão e à desintegração.
A interdependência percebe que a organização possui conexão com o exterior e, também, uma conexão entre cada parte da mesma, sendo, assim, um sistema constituído de partes que devem sempre estar interligadas.
Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.
Visão de contingência se refere à premissa de que a capacidade de resolução de problemas organizacionais está relacionada à habilidade do gestor em identificar contingências-chave
Certo
A teoria contingencial tem o pressuposto central de que nada é absoluto e de que não há um método ou técnica que seja válido ou ideal para todas as situações. Logo, tudo depende, tudo é relativo e situacional. Organizações distintas podem se comportar de forma distinta diante de um mesmo fato econômico, a depender dos seus objetivos.
A adoção de métodos específicos para a realização de cada tarefa e de incentivos financeiros atrelados à produtividade é característica típica da administração científica.
Certo
A tentativa da Administração Científica de substituir os métodos empíricos e rudimentares por métodos científicos recebeu o nome de “Organização Racional do Trabalho (ORT)”, e tinha como fundamentos, segundo Chiavenato (2003)
20:
* Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos;
* Estudo da fadiga humana;
* Divisão do trabalho e especialização do operário;
* Desenho de cargos e tarefas;
* Incentivos salariais e prêmios de produção;
* Conceito de homo economicus;
* Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc.;
* Padronização de métodos e máquinas;
* Supervisão funcional.
Acerca de administração e processo administrativo, julgue o item a seguir.
Comunicações formalizadas e admissão por competência profissional são dimensões da escola burocrática de Weber.
Certo
Como vimos, a Teoria da Burocracia tinha por base a formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo.
A comunicação escrita é uma das principais peças da burocracia. As regras, decisões e ações administradas são formuladas e registradas por escrito.
Da mesma forma, a burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica, e não em preferências pessoais.
Julgue o seguinte item, relativo ao processo de mudança organizacional.
O processo de mudança que visa o desenvolvimento organizacional tem como estratégia, primeiramente, descongelar o status quo existente na organização, proceder à mudança necessária e, depois, investir no recongelamento da nova realidade.
Certo
A afirmação apresentada no item descreve corretamente o processo de mudança organizacional, seguindo a abordagem proposta por Kurt Lewin, um dos pioneiros no estudo da mudança organizacional.
Kurt Lewin propôs um modelo de três fases para a mudança organizacional: descongelamento, mudança e recongelamento. Essas fases são descritas da seguinte maneira:
1. Descongelamento: nesta fase, a organização busca “descongelar” as estruturas, comportamentos e crenças existentes, ou seja, romper com o status quo ou a situação atual. Isso envolve criar conscientização sobre a necessidade de mudança, desafiar as normas estabelecidas e preparar as pessoas para aceitar a transformação.
2. Mudança: após o descongelamento, a organização implementa as mudanças necessárias, que podem incluir novas estruturas, processos, políticas ou comportamentos.
3. Recongelamento: após a implementação da mudança, a organização busca “recongelar” as novas práticas e comportamentos para que se tornem parte da cultura organizacional. Isso envolve estabilizar e reforçar as mudanças, de modo que elas se tornem a nova norma.
Considerando as abordagens da administração e seu histórico, julgue o item a seguir.
O estudo do tempo necessário para a realização de uma tarefa, com sua decomposição em elementos básicos, constitui uma das premissas da escola do pensamento sistêmico.
Errado
O estudo do tempo necessário para a realização de uma tarefa, com sua decomposição em elementos básicos, não é uma premissa fundamental da escola do pensamento sistêmico, mas sim da Administração Científica.
O foco do pensamento sistêmico está nas interações e relações entre os elementos de um sistema, não na análise individual de tarefas.
Essa escola de pensamento busca compreender a organização como um todo, considerando suas diferentes partes e como elas se interligam para alcançar objetivos comuns.
Os experimentos de Hawthorne deram origem a um movimento teórico voltado ao estudo da organização informal, denominado teoria
a) de sistemas.
b) comportamental.
c) contingencial.
d) das relações humanas.
e) clássica.
Letra D
Os experimentos de Hawthorne, realizados na década de 1920 e 1930 na fábrica Hawthorne da Western Electric Company, tiveram um impacto significativo no desenvolvimento da teoria das relações humanas.
Esses experimentos demonstraram que a valorização dos trabalhadores, a melhoria das condições de trabalho e a comunicação eficaz podem levar a um aumento significativo na produtividade, mesmo sem alterações nos métodos de trabalho ou nas recompensas monetárias.
A teoria das relações humanas, também conhecida como escola humanística da administração, surgiu em contraposição à teoria clássica da administração, que predominava até então.
A teoria clássica focava na eficiência e na produtividade, enfatizando a racionalização do trabalho e a disciplina dos trabalhadores.
Já a teoria das relações humanas propôs uma nova perspectiva, reconhecendo que o ser humano é um ser complexo, movido por diversos fatores que vão além da busca por recompensas monetárias.
Assim, a Teoria Humanista concentrava-se nos aspectos informais da organização, como grupos informais, comportamento social dos empregados, crenças, atitude e expectativa, motivação.
Acerca das diferentes perspectivas no estudo das organizações, das abordagens da teoria geral da administração e dos desafios da administração pública, julgue o item seguinte.
Conforme os pressupostos da teoria das relações humanas, o comportamento social do empregado é um fator individual, definido de maneira independente do grupo ao qual o empregado pertence dentro da organização.
Errado
A teoria das relações humanas defende que o comportamento social do empregado é influenciado por fatores individuais e também por fatores sociais, incluindo o grupo ao qual ele pertence na organização.
A teoria das relações humanas reconheceu que o ser humano é um ser complexo, movido por diversos fatores que vão além da busca por recompensas monetárias.
Assim, um dos principais pressupostos da teoria das relações humanas é que o comportamento social do empregado é influenciado por:
* Fatores individuais: características pessoais do trabalhador, como seus valores, crenças, motivações e necessidades.
* Fatores sociais: o grupo ao qual o trabalhador pertence na organização, a cultura organizacional, as normas e valores do grupo, as relações interpessoais entre os membros do grupo etc.
Quando a gestão de pessoas não estabelece noção de urgência, não cria coalizão poderosa para orientar o esforço, não remove obstáculos para uma nova visão e não planeja sistematicamente realizações de curto prazo, é correto afirmar que não está sendo realizado o desafio de
a) adotar novas tecnologias.
b) gerenciar mudanças.
c) gerenciar os talentos humanos.
d) tornar-se global.
e) reagir às pressões do mercado.
Letra B
Como vimos, existem 8 métodos aplicáveis a qualquer tipo de mudança ou transformação:
1. Estabelecer de um senso de urgência;
2. Criar uma coalizão administrativa (uma aliança administrativa forte e coesa permite que a liderança seja exercida de maneira conveniente e atinja os objetivos desejados);
3. Desenvolver uma visão e estratégia;
4. Comunicar a visão da mudança;
5. Dar empowerment (empoderamento) aos colaboradores;
6. Gerar conquistas e vitórias em curto prazo (se não houver ênfase em nenhum resultado de curto prazo, a tendência é que a credibilidade necessária para sustentar os esforços de mudança se perca);
7. Consolidar ganhos e produzir mais mudanças;
8. Incorporar as mudanças à cultura da organização.
Logo, nosso gabarito é a letra B.