Teoria Geral do Direito Flashcards
Discorra sobre a história do direito no Brasil
Com o rompimento com Portugal vai surgir a soberania no Brasil. Era necessário criar leis por meio das casas legislativas que é o orgão que cria as leis. Por isso era necessário criar cursos de direito no Brasil. Criando 2 faculdades uma no norte e uma no sul para estudar as leis, conhecer e aplicar o direito. Faculdade de São Paulo e Olinda surgiram 5 anos depois da independência.
O que compõem um estado?
Povo (conjunto de indivíduos com ligação jurídica com o estado), território e soberania( Poder do estado de criar suas próprias leis).
Como o estado é dividido?
Legislativo- Cria normas por meio das casas legislativas
Executivo- Administra e executa
Judiciário- Por meio da imparcialidade soluciona conflitos de interesse (stf orgão máximo do poder juduciário).
O que é uma norma jurídica?
É uma regra de conduta jurídica
Direito do ponto de vista da professora
Conjunto de normas jurídicas que existem para evitar, solucionar conflitos, visando paz social, bem estar coletivo e prevenção de conflitos.
Quais os orgãos que compõem o legislativo? Quais os representantes do executivo?
Legislativo- Câmara municipal (cria leis municipais através dos vereadores), Assembleia legislativa (cria leis no âmbito estadual através dos deputados estaduais), congresso nacional (orgão legislativo cria leis no âmbito federal, deputados federais e senadores).
Executivo- Prefeitos municipais, Governador (estado, o nosso é Romeu zema) e presidente da república.
O que é Sanção?
Quando normas são desrespeitadas existe uma consequência jurídica chamada de sanção que é a penalidade pelo descumprimento da norma.
Quem faz o direito? Cite uma de suas características
O ESTADO faz o direito por meio de seu poder legislativo. Uma das características do estado é ser imparcial.
De onde o direito surge?
Quando há uma associação de pessoas vira necessidade ter regras de conduta. O homem é um ser político, temos a necessidade de nos juntar com alguém. O DIREITO SURGE DAS RELAÇÕES HUMANAS SOCIAIS E INTERSUBJETIVAS (INTER-ENTRE; SUBJETIVA-SUJEITOS)
Como são as sociedades atuais (pós-modernas)?
As soiedades atuais são heterogêneas (diversas, plurais).
O que é a variabilidade do direito?
Característica do direito de ser construído, reconstruído, interpretado e reinterpretado, não é uma ciência exata.
Justiça é o mesmo que direito? Defina justiça
Não. Justiça é um valor perseguido pelo direito, é a essência do direito, caminha com o direito. A justiça é variável pois é um valor.
Direito de acordo com a doutrina
Com a necessidade de paz , segurança, ordem e bem comum levaram os grupos sociais à criação de um sistema, direito é um mecanismo que torna possível a convivência social
Modelo abstrato de condutas interpessoais destinado a reger harmonicamente as relações sociais, com a finalidade de manter a unidade e permanência do grupo e proporcionar-lhe o máximo de eficiência na vida associativa.
Quais são os mecanismos de soluções de conflitos?
Autotela - era o meio mais primitivo de solução de controvérsias, entretanto, tal mecanismo causava a preponderância dos mais fortes e um regime vingativo.
Árbitros imparciais- Sacerdortes e anciãos.
Estado- poder jurídico. Que por meio do poder legislativo cria o direito e o poder judiciário aplica o direito solucionando conflitos.
Defina Procedimento/ Processo Judicial
Conjunto de atos judiciais que são praticados pelas partes envolvidas em uma sequência para que se chegue a uma decisão judicial para solucionar o conflito.
Explique a relação da política com o direito e onde é feita a política
Política é necessária para a contrução do direito e o direito impõe limites a política, política é fazer acordos. A política é feita no estado.
Explique o congresso nacional, qual o princípio usado
Congresso nacional é um orgão bicamral com 2 casas
-Câmara dos deputados (513 deputados), Deputados representam o povo;
- Senado Federal (81 senadores), senadores representam os estados;
É regido pelo princípio da maioria (princípio majoritário), projeto de lei tem que ser aprovado nas 2 casas por maioria de votos.